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AMPESC
O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, de Natureza contábil, vinculado ao ministério da Educação, destinado a concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com a avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério, foi normatizado pela Lei nº 13.530, de 07 de dezembro de 2017, que alterou a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001,a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Lei nº 8.958,de 20 de dezembro de 1994, a Lei nº 9.766, de18 de dezembro de 1998, a Lei nº 8.745, de 9de dezembro de 1993, a Lei nº 12.101, de 27de novembro de 2009, a Lei nº 12.688, de 18de julho de 2012, e a Lei nº 12.871, de 22 deoutubro de 2013; ainda deu outras providências.
KLOCH ADVOCACIA
DECRETO nº 9235/2017 - Análise das mudanças do novo Decreto nº 9.235/17 que revogou o Decreto nº 5.773/06.Fonte: SEMESP
NOVA ORIENTAÇÃO PARA ACESSO AO SISFIES E DATA DE RECOMPRA DE CERTIFICADOS ANTECIPADA
Ocorreu no último dia três (03), a convite da Secretaria de Estado da Educação, a Reunião de Trabalho para apresentar e tratar dos desafios e possibilidades relacionados à Formação de Professores e para a Educação do Estado de Santa Catarina. Todas às Instituições associadas a Ampesc foram convidadas.Estiveram presentes, o Diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Sr. Gilberto Luiz Agnolin, Sras. Marlene de Oliveira, Raquel Terezinha Todeschini e Karina de Oliveira e Silva, da SED, Tânia Wiggers da Ampesc, Profa. Maria Welter da FAI de Itapiranga, Profas. Elizabeth Tafner e Graziele Jenske da Uniasselvi e Profas. Isabel Regina Depiné e Tarsilla Bertolli da Avantis.
Na ocasião, foram apresentados alguns materiais os quais compartilhamos para apreciação.
Em breve a SED enviará novos convites às Instituições com Licenciaturas a fim de promover novos debates na intenção de buscar melhorias para nossa Educação.
Envie sua contribuição para ampescsecretaria@ampesc.org.br
Muito obrigada.
Equipe Ampesc e SED
Relatório EaD - Censo 2015
Fonte: Ver anexo.
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 22 de dezembro de 2016, a Portaria Normativa 25/2016, que estabelece as regras de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no primeiro semestre de 2017.
As mantenedoras de Instituições de Educação Superior - IES interessadas em participar do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2017 deverão assinar o Termo de Participação no período de 22 de dezembro de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de janeiro de 2017, no qual constará proposta de oferta de vagas.
Pisa analisa desempenho dos estudantes das redes pública e privada de 70 nações; confira a colocação do País em Matemática, Leitura e Ciência
A Ampesc firmou parceria com o Turnitin Feedback Studio, um sistema que possibilita a prevenção contra o plagio.
Por meio da parceria, as instituições de Ensino Superior associadas contam com o desconto exclusivo de 5% de para fechamentos até o final do ano e 300 dólares no primeiro treinamento de uma hora ao vivo e online.
Líder mundial contra o plagio, o software Turnitin promove a escrita original e o pensamento crítico através de feedbacks personalizados ao aluno na própria plataforma, melhorando assim os índices acadêmicos, estimulando maior engajamento e motivação, mitigando os riscos e garantimos parâmetros de avaliação padronizados.
O sistema facilita a avaliação por parte dos professores, já que, além de reconhecer os trechos plagiados, possibilita a definição de critérios de avaliação de acordo os objetivos de aprendizagem da instituição, permite que o professor mostre como pequenas alterações no texto podem afetar o desempenho, além de possibilitar o compartilhamento de bibliotecas de comentários agilizando as avaliações.
Visite o site: http://www.turnitin.com/
Compartilhamos matérias do Caderno de Educação publicadas pelo Estadão, em 24 de outubro de 2016 (contribuição: Dr. Tramontin, R. e Prof. Maria Helena Kruger), e relatório CONSED UNDIME sobre os resultados dos Seminários Estaduais e Distrital.
Educação do Futuro – Tecnologia ajuda o ensino a atravessar muros Inovaçao em sala de aula: a hora da mudança é agora Advento tecnológico traz destaque para o papel do professor em sala de aula Instituições de Ensino precisam mudar e assumir a sua responsabilidade
IMPORTANTE: Instrumentos 2016 Novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância - ABRIL 2016 Portaria nº 386, de 10 de maio de 2016 Nota Técnica nº 10/2016
INSTITUIÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA - BASE DE ALUNOS (PRESENCIAL E EAD)
2ª versão da Base Nacional Comum Curricular e Moção do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Santa Catarina (FEPAFD/SC) – sobre o período para implementação da Resolução CNE/CP 02/2015.
SisFIES Oferta de Vagas 2º semestre de 2016: MANUAL.
Seguem informações importantes acerca das últimas publicações do MEC (29/04/2016) acerca do Cadastro Nacional de Concluintes dos Cursos de Graduação (CNC) e os Novos Indicadores.
A Ampesc, representada pelo seu Vice-Presidente, Prof. César Augusto Lunkes, esteve presente na Reunião com o Secretário de Educação Superior, Dr. Jesualdo Pereira Farias, para tratar do FIES, ocorrida em 11/04/16, em Brasília. Juntamente com as demais entidades representativas da Educação Superior do Brasil, a Ampesc foi convidada pelo Gabinete da Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC. Os Srs. Antonio e o Flavio do FNDE, bem como os técnicos em TI, também estavam no encontro. O Dr. Jesualdo abriu a reunião e passou imediatamente a palavra ao Dr. Rodrigo Capelato (Semesp) que apresentou uma pesquisa realizada com 58 IES e cerca de 5 mil alunos sobre os problemas encontrados no último processo seletivo (compartilhada em 28/03/2016 opcional sobre o preenchimento das vagas FIES diante do baixo interesse dos alunos pelo FIES no processo seletivo 2016/1).
A partir dela o colegiado apresentou uma proposta, que segue para download abaixo. A apresentação contém os resultados da pesquisa realizada pelas entidades junto às IES e aos alunos sobre os motivos para o baixo preenchimento das vagas do FIES. A apresentação está dividida em três partes: I. Resultados Pesquisa com as IES II. Resultados Pesquisa com os alunos III. Propostas para otimizar o preenchimento das vagas. O secretário comentou que farão os estudos necessários e que boa parte das proposições serão discutidas e possivelmente aceitas em nova reunião até o final do mês.
Nota Técnica 509 - Cadastramento dos Cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" junto ao Sistema do e-MEC
Nota Técnica 731 - Apostilamento de Diploma para o exercício do magistério na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (LDB).
Nota Técnica 793 - Grade Curricular de Cursos de Educação Superior (Dúvidas mais Frequentes).
Desde outubro passado, a Ampesc está enviando a Série de Documentos Normativos Institucionais, que visa orientar às IES para o funcionamento harmonioso quanto ao atendimento das regras acadêmicas, tendo por base a Legislação Educacional Federal, o Regimento da Faculdade, Instruções e/ou Resoluções Internas.
Esté é o de: Nº 3 - Regulamento do Colegiado/Conselho de Curso.
Celso da Costa Frauches lança mais um livro sobre a educação superior, no formato eBook. Desta vez, sobre as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação – licenciaturas, bacharelados e tecnólogos – único no mercado editorial. O livro é um instrumento de trabalho dedicado aos professores e gestores das instituições de ensino superior (IES), aos órgãos dos diversos sistemas de ensino, às pessoas e aos organismos interessados no desenvolvimento da educação superior, sendo útil, especialmente, para a elaboração ou alteração de projetos pedagógicos de cursos de graduação e nos processos de avaliação, regulação e supervisão da educação superior.
O Regulamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) deve ser elaborado contemplando as disposições da Resolução CONAES, N.1/2010, que define as atribuições e responsabilidades do NDE. Confira no anexo.
Censo do Ensino Superior 2014
Sobre a Série A Série Documentos Normativos Institucionais resulta de observações nas solicitações de nossas Instituições Associadas, da conveniência de elaborarem seus documentos normativos para assegurar a efetividade em suas ações acadêmicas. A Série tem seu início com o nº 1 – Regimento do Conselho Superior. Na sequência teremos as orientações para os Conselhos/Colegiados de Cursos, Núcleo Docente Estruturante – NDE, Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, Regulamento da CPA, e todos outros que sejam necessários para os melhores procedimentos acadêmicos. Sobre a Importância Os documentos normativos devem ser estabelecidos por consenso e aprovado por um organismo reconhecido (Conselho Superior, Colegiado de Cursos, etc.) para definir regras e diretrizes para as atividades, visando à obtenção de um grau ótimo de procedimentos na Instituição. A elaboração de documentos institucionais que normatizem as atividades acadêmicas e dos órgãos colegiados é fundamental para a instauração de normas que definam critérios e procedimentos na atividade acadêmica; validar as ações acadêmicas internamente, externamente e junto aos órgãos reguladores; assegurar a qualidade, a segurança e a eficiência nas ações acadêmicas. Sobre os Documentos Os regimentos e regulamentos são documentos normativos imprescindíveis, para uma boa condução e operacionalização dos órgãos colegiados e das atividades acadêmicas, tais como: Conselho Superior; Colegiado de Curso, Núcleo Docente Estruturante - NDE, Comissão Própria de Autoavaliação – CPA; Pós-Graduação Lato Sensu; Cooperação Internacional; Mobilidade Acadêmica. A AMPESC, por meio de sua Assessoria Acadêmica, irá oferecer a orientação para a elaboração desses documentos para suas Associadas que necessitem elaborar ou atualizar seus documentos. Salientamos que são orientações e que devem, obrigatoriamente, ser cotejadas com as disposições do Regimento da Faculdade para não ferir os dispositivos legais institucionais.
Sumário: - O Processo de Autoavaliação/Avaliação Institucional - O Planejamento da Autoavaliação/Avaliação Institucional - A Construção do Plano de Avaliação Institucional para o triênio 2015-2017. - Etapas sugeridas para a elaboração do Plano Trienal de Avaliação - Relatório - Escopo - CPA - Avaliação Institucional - Cursos de Graduação - Organizando os dados e as informações dos cursos ofertados - Sobre o Relatório Institucional – RI
No ensino superior, até a Constituição Estadual de 1989, existia apenas uma Instituição Particular em Santa Catarina: a ACE de Joinville.
A partir da segunda metade da década de 90; houve uma expansão expressiva deste setor com a criação de novas faculdades; e a grande maioria surgiu após o ano de 2000.
Instigados pelo espírito empreendedor, um grupo de dirigentes catarinenses criou em 2000 o SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR AMPESC, que conta atualmente com 70 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas e devidamente credenciadas pelo MEC.
Por estarem em todos os rincões de Santa Catarina, as IES que congregam a AMPESC já permitiram que mais de 60 mil egressos tenham tornado o sonho de fazer uma faculdade em realidade!
Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015
Apresentação da Reunião Técnica realizada no dia 10/06/2015 pela SED.
Nota Técnica DAES/INEP Nº 023 com esclarecimentos sobre o indicador 3.6 - Bibliografia Básica.
http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade
A AMPESC está preocupada com a forma de acesso e permanência dos estudantes das IES associadas, principalmente diante do cenário e da desestabilização do fluxo de caixa acerca do Fies, e está voltada em firmar parcerias com empresas para novas formas de financiamento a fim de captação e retenção de alunos. Recentemente a Diretoria da AMPESC apreciou a apresentação da FUNDAPLUB - Fundação Aplub de Crédito Educativo que oferta produtos adequados não apenas para os novos estudantes (apesar deste ser o objetivo principal), mas também para aqueles com débitos, evadidos ou que estão fazendo poucos créditos na instituição. A ideia central é oferecer esta alternativa para aqueles estudantes que de outra forma não estariam em sua IES ou que poderiam evadir pela ausência de outras alternativas de financiamento! O que é ofertado é uma plataforma de serviços e soluções especializadas que viabilizam a gestão de funding e self-funding da própria IES. Após a conclusão do curso, o sistema se retroalimenta e o reembolso de um estudante formado começa a cobrir o benefício um novo estudante que ingressa no sistema. A partir deste momento a IES passa a receber 100% do valor da mensalidade para cada beneficiário. No link abaixo estão disponíveis os seguintes documentos para análise:
1. Apresentação da FUNDAPLUB e de nossos produtos, incluindo exemplos de cálculo (arquivo PDF); 2. Planilha com simulação do fluxo financeiro (neste arquivo XLSX é possível modificar o valor e o nome do curso); 3. Minuta do convênio entre IES e FUNDAPLUB (deste encaminho duas opções: um formulário bloqueado com preenchimento automático das informações em uma folha de rosto e outro arquivo liberado totalmente para edição).
Agende uma visita com o Consultor para Santa Catarina da FUNDAPLUB - Fundação Aplub de Crédito Educativo: Alessandro Lohmeyer Fones: (48) 9102-7411 / (51) 3016-6595 Na Internet: www.fundaplub.org.br
1) PÁTRIA EDUCADORA:A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO COMOOBRA DE CONSTRUÇÃO NACIONAL
2) ASSUNTOS ESTRATÉGICOS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Determinantes e Motivações
Acesse o arquivo sobre as "Alterações do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância".
Segue o briefing acerca da proposta de serviços para melhor atender a Portaria Nº 1224/2013, além de melhor organizar os arquivos institucionais.
A proposta é com um preço diferenciado às IES associadas para a simplificação de processos e otimização de resultados.
Seguem os documentos apresentados durante o evento promovido pela ABMES sobre a "Avaliação dos cursos de Direito no Brasil: atual conjuntura e questões prospectivas".
Foi realizado, pelo Inep, no dia 06/03/2015, em Florianópolis, o “Treinamento sobre o Censo da Educação Superior 2014”.
Através da intemediação da AMPESC foi escolhido o Estado de Santa Catarina para a etapa Sul.
O encontro teve como objetivo esclarecer as dúvidas dos Pesquisadores Institucionais e dos Técnicos de Informática em relação ao preenchimento ‘on line’ dos questionários e ao processo de migração, bem como à integração entre os sistemas Censo e e-MEC.
Confira o material apresentado durante o evento.
Documento dos Ministros de Educação dos Brics, da reunião realizada na Capes - Construir a Educação para o Futuro.
O IMPACTO DAS MUDANÇAS DO FIES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Fonte: Hoper
Conforme é do conhecimento geral, no final do ano passado o MEC publicou duas portarias de alteração na regulamentação do FIES, nº 21 e 23, que estão provocando um impacto no segmento educacional, no mercado de ações de empresas do setor e na vida de milhares de estudantes que possuem ou desejam possuir o financiamento estudantil. Após a surpresa inicial, as IES ainda estão mensurando e compreendendo os impactos sofridos e os sinais futuros para o FIES. Para os grupos mantenedores com mais de 20.000 alunos matriculados no FIES, a alteração mais crítica foi a mudança no cronograma de repasses de CFT-E, passando de 12 para 8 repasses anuais. Isso significa receber o repasse de mensalidades de Julho no mês de Dezembro de 2015, o que naturalmente terá impacto direto nos seus fluxos de caixa e resultados líquidos para este ano. Para as outras Instituições, a alteração mais significativa é a mudança no cronograma de recompra de CFT-E, que passará a ser também de 8 recompras anuais. O nível de impacto desta mudança nas IES será variável, conforme o percentual de exposição da instituição ao FIES. Para instituições com percentuais elevados de matrículas com FIES - acima de 40% do seu faturamento líquido - esta alteração definitivamente afetará o seu fluxo de caixa, se considerarmos que devido a esse percentual o arrecadamento financeiro da recompra estará inevitavelmente vinculado a cobrir custos operacionais. Finalmente, o estabelecimento de uma linha de corte mínima para adesão ao FIES. Após 30 de março de 2015, os alunos que terminaram o ensino médio a partir do ano de 2010 e quiserem aderir ao FIES precisarão ter obtido média de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação na prova. Além disso, o estudante não pode usufruir dos benefícios do FIES e do PROUNI ao mesmo tempo. Calcular o percentual exato de queda em novas matrículas, relacionado com esta linha de corte, é complexo. Existem múltiplas variáveis que afetam este percentual, tais como: a localização geográfica da IES, o perfil da instituição, o número de candidatos em cada processo seletivo que terminaram o ensino médio antes e após 2010, entre outras. O que podemos afirmar no momento é que, com base em amostragem, esse percentual pode variar de 8% até 35% de queda. Adicionalmente, o cenário macroeconômico brasileiro também não está favorável, gerando insegurança e contração no consumo. Para quem estiver em dúvida sobre a decisão de iniciar uma faculdade, esse poderá será um fator decisivo para fazer adiar o ingresso de diversos candidatos, comprometendo ainda mais o número de ingressantes na educação superior durante este ano. Ao mesmo tempo, as IES estão se esforçando para conseguir a renovação dos contratos atuais e decidir o que fazer com os pedidos de novos contratos. O site de cadastro do FIES, SisFIES, ficou em manutenção durante todo o mês de Janeiro e as instituições de educação não conseguiram fazer o aditamento dos contratos em curso. Atualmente*, o site está operacional, e tecnicamente seria possível proceder os aditamentos. Na prática, ainda existem diversas IES com dificuldade em executar esse procedimento, associado a limitações de reajuste nas mensalidades para 2015. Por enquanto, o MEC restringiu o aumento ao máximo de 4,5%, com a perspectiva da IES poder revisar os valores de mensalidade no segundo semestre. Por outro lado, até ao momento* o sistema de cadastro SisFIES não oferece a possibilidade de efetuar novos contratos. Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, a reabertura para novos contratos se dará depois de concluída a negociação do MEC com as instituições particulares de educação superior. Diante deste cenário conturbado é importante que as IES comecem a analisar em que situação se encontra perante as novas condições do FIES. Para o curto prazo, é fundamental que a IES estabeleça um plano de contingência, que incluirá um fluxo de caixa projetado para o ano de 2015 e análise do seu perfil de ingressante, no que diz respeito a nota de ENEM. A médio e longo prazo importa definir estratégias e posicionamentos da Instituição mediante a possibilidade de futuras alterações no FIES, tais como: Novas alterações nas regras de elegibilidade do FIES, com foco numa seleção de maior qualidade do aluno ou de nota dos cursos;Disponibilização de maiores cotas de recursos do FIES para regiões mais necessitadas, ou para cursos onde se identifique uma maior demanda de mercado para profissionais da área;Alteração das regras referentes ao FGEDUC;Novas alterações nas regras de recompra de CFT-E. Durante o ano passado e em diversos momentos, referimos que alterações para o FIES eram esperadas. As múltiplas mudanças nas regras e estrutura do plano, patrocinadas pelo governo desde o ano de 2010, facilitaram a adesão dos candidatos, aumentando exponencialmente o número de contratos em utilização. Comparativamente, o número de contratos em amortização é significativamente inferior, por isso a necessidade sucessiva de concessão de créditos extraordinários para cobrir despesas com o FIES. Em algum momento seria preciso reequilibrar esta equação, que passaria naturalmente por restringir o número de novos contratos e o fluxo financeiro para alimentar o fundo. Que é exatamente o efeito que as novas portarias irão provocar, no entanto, temos certeza que tais mudanças poderiam ter sido construídas de uma maneira melhor estruturada. * Data Base: 09/02/2015Pedro Mena Gomes – Consultor Financeiro Hoper.
- Modelos de intervenção do Estado no segmento da educação superior particular e
- Profissionalização ou Morte com o panorama das PMIES.
MEC divulga notas dos cursos superiores e Instituições de Ensino do Enade 2013
Realizou-se no dia 10 de dezembro de 2014, em Palhoça, a Reunião Técnica com as IES sobre o "Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina - UNIEDU".
As Bolsas de Estudo e as Bolsas de Pesquisa e Extensão subsidiadas com recursos previstos na Constituição Estadual são do art. 170 e do FUMDES/art. 171. Há ainda o Fundosocial.
A AMPESC disponibilizou aos associados o extrato da mesma, por email, e para consulta pública segue a Apresentação proferida pela Equipe da Secretaria de Estado da Educação que brilhantemente formulou as atividades que devem ser executadas pelas IES para o andamento do processo.
Equipamento desenvolvido na Europa e por lá difundido amplamente, para IES em todo o Brasil.
A Aquatecc é uma empresa que atua no mercado prestando serviços integrados a sustentabilidade para empresas no Brasil e América Latina.
Comprometida com rigoroso padrão de qualidade, a Aquatecc oferece atendimento personalizado com excelência na qualidade de produtos e/ou serviços prestados. A nossa experiência nos ajuda a identificar com clareza as necessidades para melhorar a eficiência energética de sua empresa, e propor aplicação de tecnologia de ponta para atender aos requisitos do seu negócio.
As avaliações são realizadas por técnicos qualificados, atentos às mudanças e necessidades do mercado. Somos representantes exclusivos da tecnologia VIGORFLUSS para todo Brasil. VIGORFLUSS compreende em um sistema tecnológico concebido e desenvolvido para redução e controle automático do consumo de água, mantendo o mesmo conforto para o usuário.
O sistema é composto de uma série de válvulas especiais, que modulam automaticamente a vazão de água de forma constante, mesmo na presença de variações na pressão de alimentação ou na carga hidráulica, concebido para garantir economia de forma integrada.
O sistema foi projetado de tal forma à torná-lo acessível para todos que desejam obter redução no consumo de água, sem recorrer a qualquer tipo de modificação do sistema hidráulico existente.
O Conselho Nacional de Educação irá realizar, no dia 7 de novembro de 2014, das 9h às 13h, no Plenário Anísio Teixeira, Edifício Sede do CNE, em Brasília-DF, Audiência Pública sobre as diretrizes para EAD na educação superior.
A confirmação de presença deve ser feita pelo endereço eletrônico cnese@mec.gov.br.
Confira o texto referência que será objeto da referida Audiência Pública; o convite oficial e o formulário de contribuições.
A Nota Técnica Nº 70, datada de 15 de outubro de 2014, apresenta a nova estrutura do Questionário do Estudante e, por consequência, as influências causadas na composição do CPC. A partir de 2013, surge uma nova variável no Conceito, denominada de “Oportunidades de Ampliação da Formação Acadêmica e Profissional” e que equivale a 2,5% do composto total do Conceito.
10 anos do ProUni: mudanças e perspectivas
Fonte: ABMES
SIGA - Sistema de gestão de documentos de arquivo daadministração pública federal em formato Word e PDF.
Algumas IES associadas estão recebendo uma Recomendação do MPF para que se abstenham em cobrar taxas por atividades ordinárias, diretamente vinculadas à prestação de serviços educacionais, em especial pela emissão de documentos, e por atividades extraordinárias, divulgando antecipadamente aos alunos os valores das taxas porventura cobradas.
Extrato do IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, que foi realizado pelo Inep nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2014, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio - CNTC, localizado à AV W5 - SGAS, 902, Bloco C - Brasília - DF.
A inscrição do representante foi realizada pelo (a) Pesquisador(a) Institucional da IES e o Inep arcou com as passagens e diárias do(a) participante.
Palestra gentilmente disponibilizada pelo parceiro da AMPESC, Prof. Miguel Nozar, sobre a "Internacionalização Acadêmica no Mercosul: CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR A SUSTENTABILIDADE E O EMPREENDEDORISMO DOS IES."
Programas de Governo dos candidatos à Presidência da República: Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva.
Revista Ensino: Avaliando os resultados de aprendizado no ensino superior brasileiro
Aconteceu na terça-feira, dia 15 de abril de 2014, nas depedências da Faculdade ESTÁCIO-ASSESC, no Bairro João Paulo, em Florianópolis, o Encontro para Capacitar os Gestores de Apoio ao Estudante e do Financeiro (Prestação de Contas) dos Programas de Bolsa do UNIEDU (art. 170; FUMDES/art. 171 CE/SC e do Fundosocial). A ESTÁCIO graciosamente cedeu seu espaço físico e um brunch foi oferecido em parceria com a AMPESC aos participantes!
No arquivo sobre "regularidade diplomas Seres", no slide 9, há uma informação sobre a questão do PROCON, onde o debatedor incitava o entendimento de que os cursos de especialização também estavam sob essa diretriz.
Nota Técnica 388/2013/Seres/MEC
O Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU favorece a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas. O cadastramento para o UNIEDU, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, é exclusivo aos estudantes matriculados em Cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas no Programa. Confira a relação das IES habilitadas no link: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br .
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6, os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012.
Despachos Seres para IES com resultados insatisfatórios e de instauração de processos de supervisão, e Nota Técnica que sistematiza parâmetros e procedimentos para Renovação de Reconhecimento de Cursos.
Segue material distribuído na Audiência Pública que aconteceu no dia 21/11/2013 na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, graciosamente disponibilizado pelo Blog da Belas Artes, sobre o Insaes.
Palestras do Encontro do MEC em Foz do Iguaçu para discutir o Censo e suas melhorias, graciosamente compartilhadas pelo Prof. Paulo A. Gomes Cardim.
Agradecemos a prestimosidade do Prof. Thiago Francisco em disponibilizar o que segue:
1. Apresentação da Sra. Tatiana Abramowhich da Coordenação Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior, destacando alguns pontos sobre o processo regulatório, considerando, inclusive, questões que se voltam a Pós-Graduação Lato-Sensu. Em linhas gerais, estão alguns pontos que, se bem entendidos, resguardam a atividade das IES nesse contexto.
2. Relatório de Gestão da SERES 2012: É um documento importante para ajudar as IES a compreenderem o Fluxo Processual e “em que porta bater” no caso de algum problema, sugestão ou, até mesmo, supervisão. Torna-se importante analisar esse documento em função de todas as atribuições que o INSAES pode absorver.
3. Política de Transferência Assistida: Uma inovação da SERES e que, de acordo com algumas pessoas, pode ser melhor explorada com o surgimento do INSAES. Segue um edital da Faculdade Alvorada e um mix de perguntas e respostas que ajuda no entendimento do tema.
Apresentações expostas no evento da ABMES, realizado no dia 05/11/2013, sobre o Censo e Enade: o que dizem os "Sinaes"?
De acordo com a Portaria 641/2013, já está disponível no sistema e-MEC os Insumos para Cálculos de Indicadores, pelo seguinte caminho: https://emec.mec.gov.br/ies/.
Foi aprovado em decisão terminativa pelo Senado Federal o projeto de lei nº 7.369/2010 (numeração na Câmara dos Deputados), que institui o marco regulatório das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o qual traz em seu bojo a qualificação destas entidades tidas por pára-estatais, estabelecendo a possibilidade de Termo de Parceria entre os diversos entes da Administração Pública, direta ou indireta, de forma facilitada e com o intuito de reunir esforços para a consecução dos objetivos públicos, consubstanciados pelos respectivos aparelhos a serem executados com a racionalização de recursos e comungação de esforços.
Compartilhamos a apresentação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior | DAES/INEP durante os “Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) – 2013”, Região Sul, realizado no dia 17 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Apresentação Seminário CPA - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA.
Alterações na legislação vigente do ProUni.
Apresentaçao feita pela Profa. Claudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, sobre a “AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: dimensões e indicadores do novo instrumento de avaliação", durante o XXIV Enangrad que ocorreu no dia 1º de outubro em Florianópolis.
O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC, entidade da FIESC, agradece o incentivo no III Encontro Estadual de Estágio. O evento teve discussão sobre a visão de Instituições de Ensino e de empresas inovadoras no desenvolvimento profissional, com objetivo de iniciar o trabalho de aperfeiçoamento do modelo de estágio. "Em conjunto com as universidades, as indústrias têm condições de elaborar um arcabouço de programas eficientes."
Compartilhamos o Parecer Jurídico referente a Medida Provisória 615-A / Projeto de Lei de Conversão Nº 21/2013, elaborado por iniciativa do escritório Borchardt Advogados Associados, de Florianópolis, com anuência da AMPESC. Nessa MP 615-A houve uma reabertura de possibilidade de adesão ao chamado “Refis da Crise”, que pode, dependendo do caso, se revestir em uma oportunidade para as IES. O “Refis da Crise” foi um parcelamento especial de débitos tributários concedido pelo Governo Federal em 2008, para conter os efeitos da crise econômica que eclodiu nos EUA. O programa instituído pela Lei 11.941/09, permite a renegociação de dívidas por empresas com débitos fiscais federais, com descontos previstos para multas e juros que variam de 25% a 100%. Pelo texto aprovado, contribuintes com dívidas vencidas na Receita Federal poderão aderir até 31 de dezembro deste ano, mas o novo refinanciamento não valerá para os débitos que já tenham sido parcelados com base nessas leis. Quando da consolidação do débito, será exigida a regularidade de todas as prestações devidas desde o mês de adesão até o mês anterior ao da conclusão dessa consolidação.
Compartilhamos a Nota Técnica, graciosamente elaborada pelo Prof. Dr. Giancarlo Moser sobre a análise do Conceito Enade 2012, disponibilizado no e-MEC no menu “Instituição e Manifestação sobre os Insumos para o Cálculo dos Indicadores”. A sugestão da consultoria é de como a IES pode proceder frente aos dados disponíveis, através da análise de regressão confrontando os dados dos anos anteriores e algumas outras medidas; já que não é possível avaliar com dados de Censo e outros índices, dado o tempo escasso para um recurso e sua fundamentação que se encerra no próximo domingo dia 15 de setembro.
O Presidente da AMPESC, Prof. Expedito Michels, participou nos dias 29 e 30 de agosto, em Aracaju/SE, do Fórum de Reitores do Crub: Plano Nacional de Educação (PNE): Expansão da Educação Superior com Qualidade - Desafios e Perspectivas.
Baixar para análise:
Planejamento Estratégico 2013 - Fomatado 17072013
O Grupo Standard Consultoria compartilha alguns materiais que poderão ser úteis para as IES na temática "Responsabilidade Social", utilizado nas instituições clientes, no cenário nacional e internacional.
Foi realizada ontem (23/04/2013), a “Capacitação dos Coordenadores das IES dos Programas de Bolsas de Estudo de Educação Superior”, promovida pela Diretoria de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação – SED/DIES; que passará a se chamar, em breve, de Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional.
Cópia dos documentos expedidos aos Secretários Municipais de Educação, com informações sobre o FEE/SC.
Ampesc participa da apresentação do Censo da Educação Superior realizado no último dia 25 de fevereiro, em Brasília, através da presença do Professor Everaldo Silva, e na oportunidade, disponibilizou o material didático e autoexplicativo.
O Presidente da Ampesc esteve em Xaxim no dia 15/07/2008 palestrando sobre as Tendências e Cenários do Ensino Superior.
Realizou-se no dia 23/05/2007 no Auditório da Fecomércio, o Encontro de Diretores das Instituições Privadas de Educação Superior do Estado de Santa Catarina.