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Desafios & Estratégias
10/05/2017


Relatório EaD - Censo 2015
23/01/2017

Relatório EaD - Censo 2015

Fonte: Ver anexo.



Relatório EaD - Censo 2015

FIES 2017
02/01/2017

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 22 de dezembro de 2016, a Portaria Normativa 25/2016, que estabelece as regras de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no primeiro semestre de 2017.

As mantenedoras de Instituições de Educação Superior - IES interessadas em participar do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2017 deverão assinar o Termo de Participação no período de 22 de dezembro de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de janeiro de 2017, no qual constará proposta de oferta de vagas.



[ Calendário Recompra ]
[ Calendário Repasse ]
[ Ofício‐Circular nº 17/2016/CGPEG/DIPES/SESU/SESU‐MEC ]

PISA - Principais dados do Brasil no Education at a Glance 2015
07/12/2016

Pisa analisa desempenho dos estudantes das redes pública e privada de 70 nações; confira a colocação do País em Matemática, Leitura e Ciência



Dados PISA 2015 - “Education at a Glance: OECD Indicators”
Reportagem PISA - O Estado de S. Paulo

AMPESC/TURNITIN - Parceria disponibiliza aos associados sistema contra plagio
14/11/2016

A Ampesc firmou parceria com o Turnitin Feedback Studio, um sistema que possibilita a prevenção contra o plagio.

Por meio da parceria, as instituições de Ensino Superior associadas contam com o desconto exclusivo de 5% de para fechamentos até o final do ano e 300 dólares no primeiro treinamento de uma hora ao vivo e online.

Líder mundial contra o plagio, o software Turnitin promove a escrita original e o pensamento crítico através de feedbacks personalizados ao aluno na própria plataforma, melhorando assim os índices acadêmicos, estimulando maior engajamento e motivação, mitigando os riscos e garantimos parâmetros de avaliação padronizados. 

O sistema facilita a avaliação por parte dos professores, já que, além de reconhecer os trechos plagiados, possibilita a definição de critérios de avaliação de acordo os objetivos de aprendizagem da instituição, permite que o professor mostre como pequenas alterações no texto podem afetar o desempenho, além de possibilitar o compartilhamento de bibliotecas de comentários agilizando as avaliações.

Visite o site: http://www.turnitin.com/

 



[ VER FOTOS ]

[ Acesse o folder Turnitin ]

Educação do Futuro
25/10/2016

Compartilhamos matérias do Caderno de Educação publicadas pelo Estadão, em 24 de outubro de 2016 (contribuição: Dr. Tramontin, R. e Prof. Maria Helena Kruger), e relatório CONSED UNDIME sobre os resultados dos Seminários Estaduais e Distrital.

Educação do Futuro – Tecnologia ajuda o ensino a atravessar muros 
Inovaçao em sala de aula: a hora da mudança é agora 
Advento tecnológico traz destaque para o papel do professor em sala de aula 
Instituições de Ensino precisam mudar e assumir a sua responsabilidade 



Advento tecnológico traz destaque para o papel do professor
Análise crítica BNCC
IES precisam mudar e assumir a sua responsabilidade
Inovaçao em sala de aula: a hora da mudança é agora
Relatório CONSED UNDIME
Tecnologia ajuda o ensino a atravessar muros

eSocial
22/08/2016

O que muda na rotina das IES.



Apresentação
Cartilha
Extrato
Multas

Estudos internacionais sobre educação a distância
04/07/2016


Educação a Distância - Estudos
Educação a Distância - Experiências

Instrumento para Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e EaD 2016
16/05/2016

IMPORTANTE:
Instrumentos 2016

Novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a
Distância - ABRIL 2016
Portaria nº 386, de 10 de maio de 2016
Nota Técnica nº 10/2016



Instrumento Avaliação Graduação Presencial EaD - Abril/2016
Nota Técnica 010/2016 - Consolidação Instrumento Sinaes
O Novo Instrumento e a CPA
Portaria 386 - Anexo
Portaria 386 - Aprova Extrato Instrumentos

Evolução do Alunado em Santa Catarina
12/05/2016

INSTITUIÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA - BASE DE ALUNOS (PRESENCIAL E EAD)



Base de Alunos - Estado SC - 2005-2014
Base de Alunos - Estado SC - 2005-2014 (Nova)

2ª versão da Base Nacional Comum Curricular
11/05/2016

2ª versão da Base Nacional Comum Curricular e Moção do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Santa Catarina (FEPAFD/SC) – sobre o período para implementação da Resolução CNE/CP 02/2015.



2ª versão da Base Nacional Comum Curricular
Moção FEE/SC - Resolução CNE/CP 02/2015

SisFies Oferta de Vagas: Manual das Mantenedoras
04/05/2016

SisFIES Oferta de Vagas 2º semestre de 2016: MANUAL.



[ Manual da Mantenedora SisFIES 2/2016 ]
[ Ofício Circular 6 - Emissão Participação ]

Sobre o Cadastro Nacional de Concluintes dos Cursos de Graduação (CNC) e os Novos Indicadores
02/05/2016

Seguem informações importantes acerca das últimas publicações do MEC (29/04/2016) acerca do Cadastro Nacional de Concluintes dos Cursos de Graduação (CNC) e os Novos Indicadores.



Apresentação do Ministro da Educação - Indicadores
Circular Ampesc Novos Indicadores
Gráfico Funcionamento Cadastro CNC

Reunião na SESu - FIES
11/04/2016

A Ampesc, representada pelo seu Vice-Presidente, Prof. César Augusto Lunkes, esteve presente na Reunião com o Secretário de Educação Superior, Dr. Jesualdo Pereira Farias, para tratar do FIES, ocorrida em 11/04/16, em Brasília.
Juntamente com as demais entidades representativas da Educação Superior do Brasil, a Ampesc foi convidada pelo Gabinete da Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC.

Os Srs. Antonio e o Flavio do FNDE, bem como os técnicos em TI, também estavam no encontro. O Dr. Jesualdo abriu a reunião e passou imediatamente a palavra ao Dr. Rodrigo Capelato (Semesp) que apresentou uma pesquisa realizada com 58 IES e cerca de 5 mil alunos sobre os problemas encontrados no último processo seletivo (compartilhada em 28/03/2016 opcional sobre o preenchimento das vagas FIES diante do baixo interesse dos alunos pelo FIES no processo seletivo 2016/1).


A partir dela o colegiado apresentou uma proposta, que segue para download abaixo.
A apresentação contém os resultados da pesquisa realizada pelas entidades junto às IES e aos alunos sobre os motivos para o baixo preenchimento das vagas do FIES.
A apresentação está dividida em três partes:
I. Resultados Pesquisa com as IES
II. Resultados Pesquisa com os alunos
III. Propostas para otimizar o preenchimento das vagas.

O secretário comentou que farão os estudos necessários e que boa parte das proposições serão discutidas e possivelmente aceitas em nova reunião até o final do mês.



Pesquisa FIES 2016

Notas Técnicas Seres/MEC
24/02/2016

Nota Técnica 509 - Cadastramento dos Cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" junto ao Sistema do e-MEC

Nota Técnica 731 - Apostilamento de Diploma para o exercício do magistério na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (LDB).

Nota Técnica 793 - Grade Curricular de Cursos de Educação Superior (Dúvidas mais Frequentes).



Nota Técnica 509
Nota Técnica 731
Nota Técnica 793

Série Documentos Normativos Institucionais: 3 - Regulamento Colegiado / Conselho de Curso
22/02/2016

Desde outubro passado, a Ampesc está enviando a Série de Documentos Normativos Institucionais, que visa orientar às IES para o funcionamento harmonioso quanto ao atendimento das regras acadêmicas, tendo por base a Legislação Educacional Federal, o Regimento da Faculdade, Instruções e/ou Resoluções Internas.

Esté é o de: Nº 3 - Regulamento do Colegiado/Conselho de Curso.



Nº 3 - Regulamento do Colegiado/Conselho de Curso

eBook DCNs – Comentários, anotações, resoluções e pareceres
11/02/2016

Celso da Costa Frauches lança mais um livro sobre a educação superior, no formato eBook. Desta vez, sobre as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação – licenciaturas, bacharelados e tecnólogos – único no mercado editorial. O livro é um instrumento de trabalho dedicado aos professores e gestores das instituições de ensino superior (IES), aos órgãos dos diversos sistemas de ensino, às pessoas e aos organismos interessados no desenvolvimento da educação superior, sendo útil, especialmente, para a elaboração ou alteração de projetos pedagógicos de cursos de graduação e nos processos de avaliação, regulação e supervisão da educação superior.



eBook DCNs – Comentários, anotações, resoluções e pareceres

Série Documentos Normativos Institucionais: 2 - Regulamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
18/12/2015

O Regulamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) deve ser elaborado contemplando as disposições da Resolução CONAES, N.1/2010, que define as atribuições e responsabilidades do NDE. Confira no anexo.



Nº 2 - Regulamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Censo do Ensino Superior 2014
08/12/2015

Censo do Ensino Superior 2014



Censo do Ensino Superior 2014

Série Documentos Normativos Institucionais: 1 - Regimento do Conselho Superior
11/11/2015

Sobre a Série

A Série Documentos Normativos Institucionais resulta de observações nas solicitações de nossas Instituições Associadas, da conveniência de elaborarem seus documentos normativos para assegurar a efetividade em suas ações acadêmicas.

A Série tem seu início com o nº 1 – Regimento do Conselho Superior. Na sequência teremos as orientações para os Conselhos/Colegiados de Cursos, Núcleo Docente Estruturante – NDE, Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, Regulamento da CPA, e todos outros que sejam necessários para os melhores procedimentos acadêmicos.

Sobre a Importância

Os documentos normativos devem ser estabelecidos por consenso e aprovado por um organismo reconhecido (Conselho Superior, Colegiado de Cursos, etc.) para definir regras e diretrizes para as atividades, visando à obtenção de um grau ótimo de procedimentos na Instituição.

A elaboração de documentos institucionais que normatizem as atividades acadêmicas e dos órgãos colegiados é fundamental para a instauração de normas que definam critérios e procedimentos na atividade acadêmica; validar as ações acadêmicas internamente, externamente e junto aos órgãos reguladores; assegurar a qualidade, a segurança e a eficiência nas ações acadêmicas.

Sobre os Documentos

Os regimentos e regulamentos são documentos normativos imprescindíveis, para uma boa condução e operacionalização dos órgãos colegiados e das atividades acadêmicas, tais como: Conselho Superior; Colegiado de Curso, Núcleo Docente Estruturante - NDE, Comissão Própria de Autoavaliação – CPA; Pós-Graduação Lato Sensu; Cooperação Internacional; Mobilidade Acadêmica.

A AMPESC, por meio de sua Assessoria Acadêmica, irá oferecer a orientação para a elaboração desses documentos para suas Associadas que necessitem elaborar ou atualizar seus documentos.

Salientamos que são orientações e que devem, obrigatoriamente, ser cotejadas com as disposições do Regimento da Faculdade para não ferir os dispositivos legais institucionais.



Educação Brasil OCDE
Nº 1 - Regimento Conselho Superior
Sobre a Série Docs Normativos Institucionais

CPA Plano de Avaliação Institucional
22/09/2015

Sumário:
- O Processo de Autoavaliação/Avaliação Institucional
- O Planejamento da Autoavaliação/Avaliação Institucional
- A Construção do Plano de Avaliação Institucional para o triênio 2015-2017.
- Etapas sugeridas para a elaboração do Plano Trienal de Avaliação
- Relatório - Escopo
- CPA - Avaliação Institucional - Cursos de Graduação
- Organizando os dados e as informações dos cursos ofertados
- Sobre o Relatório Institucional – RI



NOTA TÉCNICA Nº 062/2014 - INEP/DAES/CONAES
NOTA TÉCNICA Nº 065/2014 - INEP/DAES/CONAES
NOTA TÉCNICA Nº 14 /2014 - CGACGIES/DAES/INEP/MEC

AMPESC em números - 15 Anos
17/08/2015

No ensino superior, até a Constituição Estadual de 1989, existia apenas uma Instituição Particular em Santa Catarina: a ACE de Joinville.

A partir da segunda metade da década de 90; houve uma expansão expressiva deste setor com a criação de novas faculdades;  e a grande maioria surgiu após o ano de 2000.

Instigados pelo espírito empreendedor, um grupo de dirigentes catarinenses criou em 2000 o SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR AMPESC,
que conta atualmente com 70 Instituições de Ensino Superior (IES)
associadas e devidamente credenciadas pelo MEC.


Por estarem em todos os rincões de Santa Catarina, as IES que congregam a AMPESC já permitiram que mais de 60 mil egressos tenham tornado o sonho de fazer uma faculdade em realidade!
 



AMPESC EM NÚMEROS

Apresentação Sistema Fies - Oferta de Vagas
07/07/2015

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015



[ Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 ]

Reunião Técnica - Prestação de Contas
10/06/2015

Apresentação da Reunião Técnica realizada no dia 10/06/2015 pela SED.



[ Apresentação - Orientações Prestação de Contas ]

Nota Técnica DAES/INEP Nº 023
09/06/2015

Nota Técnica DAES/INEP Nº 023 com esclarecimentos sobre o indicador 3.6 - Bibliografia Básica.

 



[ Nota Técnica DAES/INEP Nº 023 ]

Manual do Enade 2015
25/05/2015

http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade 



[ Manual do Enade 2015 ]

Crédito Educativo FUNDAPLUB
22/05/2015

A AMPESC está preocupada com a forma de acesso e permanência dos estudantes das IES associadas, principalmente diante do cenário e da desestabilização do fluxo de caixa acerca do Fies, e está voltada em firmar parcerias com empresas para novas formas de financiamento a fim de captação e retenção de alunos.

Recentemente a Diretoria da AMPESC apreciou a apresentação da FUNDAPLUB - Fundação Aplub de Crédito Educativo que oferta produtos adequados não apenas para os novos estudantes (apesar deste ser o objetivo principal), mas também para aqueles com débitos, evadidos ou que estão fazendo poucos créditos na instituição.
A ideia central é oferecer esta alternativa para aqueles estudantes que de outra forma não estariam em sua IES ou que poderiam evadir pela ausência de outras alternativas de financiamento!

O que é ofertado é uma plataforma de serviços e soluções especializadas que viabilizam a gestão de funding e self-funding da própria IES.
Após a conclusão do curso, o sistema se retroalimenta e o reembolso de um estudante formado começa a cobrir o benefício um novo estudante que ingressa no sistema.
A partir deste momento a IES passa a receber 100% do valor da mensalidade para cada beneficiário.

No link abaixo estão disponíveis os seguintes documentos para análise:


1. Apresentação da FUNDAPLUB e de nossos produtos, incluindo exemplos de cálculo (arquivo PDF);
2. Planilha com simulação do fluxo financeiro (neste arquivo XLSX é possível modificar o valor e o nome do curso);
3. Minuta do convênio entre IES e FUNDAPLUB (deste encaminho duas opções: um formulário bloqueado com preenchimento automático das informações em uma folha de rosto e outro arquivo liberado totalmente para edição).

Agende uma visita com o Consultor para Santa Catarina da FUNDAPLUB - Fundação Aplub de Crédito Educativo:
Alessandro Lohmeyer
Fones: (48) 9102-7411 / (51) 3016-6595
Na Internet: www.fundaplub.org.br



Apresentação FUNDAPLUB
Fluxo
Minuta Convênio

Educação Profissional
30/04/2015

1) PÁTRIA EDUCADORA:
A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO COMO
OBRA DE CONSTRUÇÃO NACIONAL

2) ASSUNTOS ESTRATÉGICOS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Determinantes e Motivações

 

 

 

PÁTRIA EDUCADORA:
A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO COMO
OBRA DE CONSTRUÇÃO NACIONAL


[ Ebook Educação Profissional ]
[ Qualificação do Ensino - Pátria Educadora ]

Negociações Coletivas de Trabalho 2015-2016
19/03/2015


Negociações Coletivas de Trabalho 2015-2016

Alterações do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
18/03/2015

Acesse o arquivo sobre as "Alterações do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância".



[ Alterações Instrumento de Avaliação Cursos de Graduação ]
[ NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CURSOS DE GRADUAÇÃO ]

ARQUIVAR GESTÃO DE DOCUMENTOS
18/03/2015

Segue o briefing acerca da proposta de serviços para melhor atender a Portaria Nº 1224/2013, além de melhor organizar os arquivos institucionais.

A proposta é com um preço diferenciado às IES associadas para a simplificação de processos e otimização de resultados.



[ Proposta Microfilmagem ]

Avaliação dos cursos de Direito no Brasil
11/03/2015

Seguem os documentos apresentados durante o evento promovido pela ABMES sobre a "Avaliação dos cursos de Direito no Brasil: atual conjuntura e questões prospectivas".



Apresentação: Conjuntura da Avaliação
Artigo: Controle Público
Artigo: Direito à Educação
Artigo: Liberdade de Ensinar
Panorama Oferta e novo marco regulatório Curso Direito
Regulação

Treinamento sobre o Censo da Educação Superior 2014
06/03/2015

Foi realizado, pelo Inep, no dia 06/03/2015, em Florianópolis, o “Treinamento sobre o Censo da Educação Superior 2014”.

Através da intemediação da AMPESC foi escolhido o Estado de Santa Catarina para a etapa Sul.

O encontro teve como objetivo esclarecer as dúvidas dos Pesquisadores Institucionais e dos Técnicos de Informática em relação ao preenchimento ‘on line’ dos questionários e ao processo de migração, bem como à integração entre os sistemas Censo e e-MEC.

Confira o material apresentado durante o evento.

 



Apresentação Migração
Censo Treinamento - Módulos
Exercícios

Brics - Construir a educação para o futuro
04/03/2015

Documento dos Ministros de Educação dos Brics, da reunião realizada na Capes  - Construir a Educação para o Futuro.



[ Brics: Construir a Educação para o Futuro ]

Mudanças Fies - Ações
10/02/2015

O IMPACTO DAS MUDANÇAS DO FIES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Fonte: Hoper 

Conforme é do conhecimento geral, no final do ano passado o MEC publicou duas portarias de alteração na regulamentação do FIES, nº 21 e 23, que estão provocando um impacto no segmento educacional, no mercado de ações de empresas do setor e na vida de milhares de estudantes que possuem ou desejam possuir o financiamento estudantil.
 
Após a surpresa inicial, as IES ainda estão mensurando e compreendendo os impactos sofridos e os sinais futuros para o FIES. Para os grupos mantenedores com mais de 20.000 alunos matriculados no FIES, a alteração mais crítica foi a mudança no cronograma de repasses de CFT-E, passando de 12 para 8 repasses anuais. Isso significa receber o repasse de mensalidades de Julho no mês de Dezembro de 2015, o que naturalmente terá impacto direto nos seus fluxos de caixa e resultados líquidos para este ano.
 
Para as outras Instituições, a alteração mais significativa é a mudança no cronograma de recompra de CFT-E, que passará a ser também de 8 recompras anuais. O nível de impacto desta mudança nas IES será variável, conforme o percentual de exposição da instituição ao FIES. Para instituições com percentuais elevados de matrículas com FIES - acima de 40% do seu faturamento líquido - esta alteração definitivamente afetará o seu fluxo de caixa, se considerarmos que devido a esse percentual o arrecadamento financeiro da recompra estará inevitavelmente vinculado a cobrir custos operacionais.
 
Finalmente, o estabelecimento de uma linha de corte mínima para adesão ao FIES. Após 30 de março de 2015, os alunos que terminaram o ensino médio a partir do ano de 2010 e quiserem aderir ao FIES precisarão ter obtido média de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação na prova. Além disso, o estudante não pode usufruir dos benefícios do FIES e do PROUNI ao mesmo tempo.
 
Calcular o percentual exato de queda em novas matrículas, relacionado com esta linha de corte, é complexo. Existem múltiplas variáveis que afetam este percentual, tais como: a localização geográfica da IES, o perfil da instituição, o número de candidatos em cada processo seletivo que terminaram o ensino médio antes e após 2010, entre outras. O que podemos afirmar no momento é que, com base em amostragem, esse percentual pode variar de 8% até 35% de queda.
 
Adicionalmente, o cenário macroeconômico brasileiro também não está favorável, gerando insegurança e contração no consumo. Para quem estiver em dúvida sobre a decisão de iniciar uma faculdade, esse poderá será um fator decisivo para fazer adiar o ingresso de diversos candidatos, comprometendo ainda mais o número de ingressantes na educação superior durante este ano.
 
Ao mesmo tempo, as IES estão se esforçando para conseguir a renovação dos contratos atuais e decidir o que fazer com os pedidos de novos contratos. O site de cadastro do FIES, SisFIES, ficou em manutenção durante todo o mês de Janeiro e as instituições de educação não conseguiram fazer o aditamento dos contratos em curso. Atualmente*, o site está operacional, e tecnicamente seria possível proceder os aditamentos. Na prática, ainda existem diversas IES com dificuldade em executar esse procedimento, associado a limitações de reajuste nas mensalidades para 2015. Por enquanto, o MEC restringiu o aumento ao máximo de 4,5%, com a perspectiva da IES poder revisar os valores de mensalidade no segundo semestre.
 
Por outro lado, até ao momento* o sistema de cadastro SisFIES não oferece a possibilidade de efetuar novos contratos. Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, a reabertura para novos contratos se dará depois de concluída a negociação do MEC com as instituições particulares de educação superior.
 
Diante deste cenário conturbado é importante que as IES comecem a analisar em que situação se encontra perante as novas condições do FIES. Para o curto prazo, é fundamental que a IES estabeleça um plano de contingência, que incluirá um fluxo de caixa projetado para o ano de 2015 e análise do seu perfil de ingressante, no que diz respeito a nota de ENEM.
 
A médio e longo prazo importa definir estratégias e posicionamentos da Instituição mediante a possibilidade de futuras alterações no FIES, tais como:
 
Novas alterações nas regras de elegibilidade do FIES, com foco numa seleção de maior qualidade do aluno ou de nota dos cursos;
Disponibilização de maiores cotas de recursos do FIES para regiões mais necessitadas, ou para cursos onde se identifique uma maior demanda de mercado para profissionais da área;
Alteração das regras referentes ao FGEDUC;
Novas alterações nas regras de recompra de CFT-E.
 
Durante o ano passado e em diversos momentos, referimos que alterações para o FIES eram esperadas. As múltiplas mudanças nas regras e estrutura do plano, patrocinadas pelo governo desde o ano de 2010, facilitaram a adesão dos candidatos, aumentando exponencialmente o número de contratos em utilização.
 
Comparativamente, o número de contratos em amortização é significativamente inferior, por isso a necessidade sucessiva de concessão de créditos extraordinários para cobrir despesas com o FIES. Em algum momento seria preciso reequilibrar esta equação, que passaria naturalmente por restringir o número de novos contratos e o fluxo financeiro para alimentar o fundo. Que é exatamente o efeito que as novas portarias irão provocar, no entanto, temos certeza que tais mudanças poderiam ter sido construídas de uma maneira melhor estruturada.
 
* Data Base: 09/02/2015
Pedro Mena Gomes – Consultor Financeiro Hoper.



Fies - Clipping de Notícias Recentes
Fies - Clipping Hoper sobre o impacto nas Mudanças
Fies - Consulta Abraes Portaria Nº 23
Fies - Cronograma Anual de Recompras 2015
Fies - Modelo Notificação Extrajudicial
Fies - Parecer Bichara Advogados
Fies - Parecer Insaes Abraes
Fies - Planilha Repasses X Recompra
Fies - Portaria Normativa Nº 23
Fies - Sumário Alterações
Fies: Ação Anulatória e Pedido de Liminar (Modelo Siesp)

Artigos Interessantes
16/01/2015

- Modelos de intervenção do Estado no segmento da educação superior particular e

- Profissionalização ou Morte com o panorama das PMIES.



[ CICLOS - FIGURA ]
[ CICLOS DE ATUAÇÃO DO ESTADO NO ENSINO SUPERIOR ]
[ PROFISSIONALIZAÇÃO OU MORTE ]

Portaria Nº 599 - 17/12/2014: Divulgação Enade 2013
18/12/2014

MEC divulga notas dos cursos superiores e Instituições de Ensino do Enade 2013



1 PORTARIA Nº 599: ENADE 2013
2 PORTARIA Nº 599: ENADE 2013 - ANEXO I
3 PORTARIA Nº 599: ENADE 2013 - ANEXO II
4 PORTARIA Nº 599: ENADE 2013 - COMPLETO
5 LISTA ENADE 2013: ASS. AMPESC - ORDEM ALFABÉTICA

Reunião Técnica "Programa de Bolsas Universitárias de SC - UNIEDU"
10/12/2014

Realizou-se no dia 10 de dezembro de 2014, em Palhoça, a Reunião Técnica com as IES sobre o "Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina - UNIEDU".

As Bolsas de Estudo e as Bolsas de Pesquisa e Extensão subsidiadas com recursos previstos na Constituição Estadual são do art. 170 e do FUMDES/art. 171. Há ainda o Fundosocial.

A AMPESC disponibilizou aos associados o extrato da mesma, por email, e para consulta pública segue a Apresentação proferida pela Equipe da Secretaria de Estado da Educação que brilhantemente formulou as atividades que devem ser executadas  pelas IES para o andamento do processo.



[ Apresentação Reunião Técnica UNIEDU 10/12/14 ]
[ Orientação - Renda Agricultor ]
[ Portaria Nº 37 - IC ]

Redução do Consumo de Água - AQUATECC
10/11/2014

Equipamento desenvolvido na Europa e por lá difundido amplamente, para IES em todo o Brasil.

A Aquatecc é uma empresa que atua no mercado prestando serviços integrados a sustentabilidade para empresas no Brasil e América Latina. 

Comprometida com rigoroso padrão de qualidade, a Aquatecc oferece atendimento personalizado com excelência na qualidade de produtos e/ou serviços prestados. A nossa experiência nos ajuda a identificar com clareza as necessidades para melhorar a eficiência energética de sua empresa, e propor aplicação de tecnologia de ponta para atender aos requisitos do seu negócio.


As avaliações são realizadas por técnicos qualificados, atentos às mudanças e necessidades do mercado.
Somos representantes exclusivos da tecnologia VIGORFLUSS para todo Brasil.
VIGORFLUSS compreende em um sistema tecnológico concebido e desenvolvido para redução e controle automático do consumo de água, mantendo o mesmo conforto para o usuário.

O sistema é composto de uma série de válvulas especiais, que modulam automaticamente a vazão de água de forma constante, mesmo na presença de variações na pressão de alimentação ou na carga hidráulica, concebido para garantir economia de forma integrada.

O sistema foi projetado de tal forma à torná-lo acessível para todos que desejam obter redução no consumo de água, sem recorrer a qualquer tipo de modificação do sistema hidráulico existente.



[ Apresentação do Produto ]
[ Proposta Comercial ]
[ Recursos e Benefícios ]

Audiência Pública elaboração de diretrizes ao processo de regulação e avaliação da EAD
07/11/2014

O Conselho Nacional de Educação irá realizar, no dia 7 de novembro de 2014, das 9h às 13h, no Plenário Anísio Teixeira, Edifício Sede do CNE, em Brasília-DF, Audiência Pública sobre as diretrizes para EAD na educação superior.

A confirmação de presença deve ser feita pelo endereço eletrônico cnese@mec.gov.br.

Confira o texto referência que será objeto da referida Audiência Pública; o convite oficial e o formulário de contribuições.



[ Convite Oficial ]
[ Formulário de Contribuições ]
[ Texto Referência ]

Nota Técnica Nº 70, de 15 de outubro de 2014
04/11/2014

A Nota Técnica Nº 70, datada de 15 de outubro de 2014, apresenta a nova estrutura do Questionário do Estudante e, por consequência, as influências causadas na composição do CPC. A partir de 2013, surge uma nova variável no Conceito, denominada de “Oportunidades de Ampliação  da Formação Acadêmica e Profissional” e que equivale a 2,5% do composto total do Conceito.



[ NOTA TÉCNICA Nº 70 ]
[ QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE 2013 ]

10 anos do ProUni: mudanças e perspectivas
04/11/2014

10 anos do ProUni: mudanças e perspectivas

Fonte: ABMES

10 anos do Prouni:
mudanças e perspectivas


10 anos do ProUni: mudanças e perspectivas
Cenários do Mercado Educacional

Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo - SIGA
03/11/2014

SIGA - Sistema de gestão de documentos de arquivo da
administração pública federal em formato Word e PDF.

formato Word e PDF


Tabela Temporalidade - PDF
Tabela Temporalidade - Word

Taxa Expedição Documentos Escolares
03/11/2014

Algumas IES associadas estão recebendo uma Recomendação do MPF para que se abstenham em cobrar taxas por atividades ordinárias, diretamente vinculadas à prestação de serviços educacionais, em especial pela emissão de documentos, e por atividades extraordinárias, divulgando antecipadamente aos alunos os valores das taxas porventura cobradas.



Parecer - Orientação AMPESC
Recomendação MPF - 1
Recomendação MPF - 2
Recomendação MPF - 3
Recomendação MPF - 4
Recomendação MPF - 5
Recomendação MPF - 6
Resposta - Orientação AMPESC

IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
09/10/2014

Extrato do IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, que foi realizado pelo Inep nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2014, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio - CNTC, localizado à AV W5 - SGAS, 902, Bloco C - Brasília - DF.

A inscrição do representante foi realizada pelo (a) Pesquisador(a) Institucional da IES e o Inep arcou com as passagens e diárias do(a) participante.



Apresentação Inep - Avaliação Censo 2013 Melhorias
Apresentação Inep - Cadastro e Sistema e-MEC Censo 2014
Apresentação Inep - Censo 2014-1
Apresentação Inep - Importância da Coleta
Apresentação Inep - INs2 e 3-2014-5
Apresentação Inep - IV Seminário
Apresentação Inep - Legislação
Apresentação Inep - NAPI-2
Apresentação Inep - Resultado Preliminar
Apresentação Inep - SERES Inep out 14
Apresentações Grupo - Encontro Grupo III
Apresentações Grupo - Grupo II
Apresentações Grupo - Grupo V

Internacionalização Acadêmica no Mercosul
18/09/2014

Palestra gentilmente disponibilizada pelo parceiro da AMPESC, Prof. Miguel Nozar, sobre a "Internacionalização Acadêmica no Mercosul: CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR A SUSTENTABILIDADE E O EMPREENDEDORISMO DOS IES."



[ Internacionalização Acadêmica no Mercosul ]

Programas de Governo dos candidatos à Presidência da República
02/09/2014

Programas de Governo dos candidatos à Presidência da República: Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva.



Plano de Governo Aécio Neves
Programa de Governo Dilma Rousseff
Programa de Governo Marina Silva

Sinaes e Enade
30/07/2014

Revista Ensino: Avaliando os resultados de aprendizado no ensino superior brasileiro



[ Sinaes & Enade ]

Capacitação UNIEDU 2014
15/04/2014

Aconteceu na terça-feira, dia 15 de abril de 2014, nas depedências da Faculdade ESTÁCIO-ASSESC, no Bairro João Paulo, em Florianópolis, o Encontro para Capacitar os Gestores de Apoio ao Estudante e do Financeiro (Prestação de Contas) dos Programas de Bolsa do UNIEDU (art. 170; FUMDES/art. 171 CE/SC e do Fundosocial). A ESTÁCIO graciosamente cedeu seu espaço físico e um brunch foi oferecido em parceria com a AMPESC aos participantes!



[ Capacitação UNIEDU - Lâminas Apresentadas ]
[ Nova Capa Prestação de Contas ]
[ Redistribuição art. 170 CE/SC 2014 ]

Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização)
15/04/2014

No arquivo sobre "regularidade diplomas Seres", no slide 9, há uma informação sobre a questão do PROCON, onde o debatedor incitava o entendimento de que os cursos de especialização também estavam sob essa diretriz.

Nota Técnica 388/2013/Seres/MEC



[ Nota Técnica 388/2013 - Pós ]
[ Regularidade Diplomas ]

UNIEDU - Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior
07/01/2014

O Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU favorece a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas.
O cadastramento para o UNIEDU, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, é exclusivo aos estudantes matriculados em Cursos de graduação das
Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas no Programa.
Confira a relação das IES habilitadas no link:
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br .



[ Edital Cadastramento - www.uniedu.sed.sc.gov.br ]
[ Logomarca - Normas de Utilização ]
[ Ofício Gabs/SED - Inscrição ]
[ Ofício Geaes/SED - Cadastro 15/01 a 10/03/14 ]
[ Planilha Sistema - Devolução Dados (Extaragco) ]
[ Portaria - Instituiu o Cadastro Geral ]
[ Relação Códigos de Cursos ]
[ Tutorial - Orientações Gerais Alunos ]

Indicadores de qualidade de 2012
06/12/2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6, os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012.



[ Despacho nº 209 ]
[ Tabela Enade CPC 2012 ]
[ Tabela IGC 2012 ]

Despachos Seres/MEC nº 205-209 e Nota Técnica nº 786/2013
06/12/2013

Despachos Seres para IES com resultados insatisfatórios e de instauração de processos de supervisão, e Nota Técnica que sistematiza parâmetros e procedimentos para Renovação de Reconhecimento de Cursos.

Despachos Seres para IES com resultados insatisfatórios e de instauração de processos de supervisão, e Nota Técnica
que sistematiza parâmetros e procedimentos para Renovação de Reconhecimento de Cursos


[ Despacho nº 205 + Nota Técnica nº 786 ]
[ Despacho nº 206 ]
[ Despacho nº 207 ]
[ Despacho nº 208 ]
[ Despacho nº 209 - Anexo Suspensão Ingresso ]

Insaes
25/11/2013

Segue material distribuído na Audiência Pública que aconteceu no dia 21/11/2013 na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, graciosamente disponibilizado pelo Blog da Belas Artes, sobre o Insaes.



Comentários Confenen
Manifesto Fenep
Observações ao PL 4372

Palestras Censo 2012- Inep
19/11/2013

Palestras do Encontro do MEC em Foz do Iguaçu para discutir o Censo e suas melhorias, graciosamente compartilhadas pelo Prof. Paulo A. Gomes Cardim.



A Universidade Fluminense e o Censo 2012
Avaliação do Censo do Ensino Superior 2012
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Principais Resultados do Censo 2012

Material MEC - Legislação, Pós Lato Sensu, Supervisão e Transferência Assistida
08/11/2013

Agradecemos a prestimosidade do Prof. Thiago Francisco em disponibilizar o que segue:

1. Apresentação da Sra. Tatiana Abramowhich  da Coordenação Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior, destacando alguns pontos sobre o processo regulatório, considerando, inclusive, questões que se voltam a Pós-Graduação Lato-Sensu. Em linhas gerais, estão alguns pontos que, se bem entendidos, resguardam a atividade das IES nesse contexto.

2. Relatório de Gestão da SERES 2012:  É um documento importante para ajudar as IES a compreenderem o Fluxo Processual e “em que porta bater” no caso de algum problema, sugestão ou, até mesmo, supervisão.  Torna-se importante analisar esse documento em função de todas as atribuições que o INSAES pode absorver.

3. Política de Transferência Assistida: Uma inovação da SERES e que, de acordo com algumas pessoas, pode ser melhor explorada com o surgimento do INSAES. Segue um edital da Faculdade Alvorada e um mix de perguntas e respostas que ajuda no entendimento do tema.



Processo Transferência Assistida
Processo Transferência Assistida - Relatório Final
Regularidade das IES e Cursos
Relatório de Gestão Seres 2012

Censo e Enade: o que dizem os "Sinaes"?
05/11/2013

Apresentações expostas no evento da ABMES, realizado no dia 05/11/2013, sobre o Censo e Enade: o que dizem os "Sinaes"?



Análise Retrospectiva Enade
Comentários
Números do Ensino Superior no Brasil

Disponível e-MEC Insumos Cálculos Indicadores
28/10/2013

De acordo com a Portaria 641/2013, já está disponível no sistema e-MEC os Insumos para Cálculos de Indicadores, pelo seguinte caminho: https://emec.mec.gov.br/ies/.

 



[ Questionário Enade 2013 ]

Novo Marco Regulatório das Comunitárias
23/10/2013

Foi aprovado em decisão terminativa pelo Senado Federal o projeto de lei nº 7.369/2010 (numeração na Câmara dos Deputados), que institui o marco regulatório das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o qual traz em seu bojo a qualificação destas entidades tidas por pára-estatais, estabelecendo a possibilidade de Termo de Parceria entre os diversos entes da Administração Pública, direta ou indireta, de forma facilitada e com o intuito de reunir esforços para a consecução dos objetivos públicos, consubstanciados pelos respectivos aparelhos a serem executados com a racionalização de recursos e comungação de esforços.



[ Projeto de Lei Nº 1, de 2013 ]

Apresentação Inep POA Seminário CPA - Novo Instrumento
22/10/2013

Compartilhamos a apresentação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior | DAES/INEP durante os “Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) – 2013”, Região Sul, realizado no dia 17 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Apresentação Seminário CPA - INSTRUMENTO DE  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA.



[ Acessibilidade na Educação Superior ]
[ INEP - Seminários - CPA ]
[ Referenciais de Acessibilidade ]

Projeto de Lei de Conversão Nº 22 DE 2013
16/10/2013

Alterações na legislação vigente do ProUni.



Lei Nº 12.868
Medida Provisória 620
PARECER REF. LEI Nº 12.868

Sinaes – INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EaD
01/10/2013

Apresentaçao feita pela Profa. Claudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, sobre a “AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: dimensões e indicadores do novo instrumento de avaliação", durante o XXIV Enangrad que ocorreu no dia 1º de outubro em Florianópolis.



Novo Instrumento de Avaliação

Fechamento do Projeto Encontro de Estágio
24/09/2013

 

O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC, entidade da FIESC, agradece o incentivo no III Encontro Estadual de Estágio. O evento teve discussão sobre a visão de Instituições de Ensino e de empresas inovadoras no desenvolvimento profissional, com objetivo de iniciar o trabalho de aperfeiçoamento do modelo de estágio. "Em conjunto com as universidades, as indústrias têm condições de elaborar um arcabouço de programas eficientes."



Fechamento do Projeto Encontro de Estágio

Parecer Jurídico - Medida Provisória 615-Projeto de Lei de Conversão Nº 21/2013 - Reabertura Adesão “Refis da Crise”
19/09/2013

Compartilhamos o Parecer Jurídico referente a Medida Provisória 615-A / Projeto de Lei de Conversão Nº 21/2013, elaborado por iniciativa do escritório Borchardt Advogados Associados, de Florianópolis, com anuência da AMPESC. Nessa MP 615-A houve uma reabertura de possibilidade de adesão ao chamado “Refis da Crise”, que pode, dependendo do caso, se revestir em uma oportunidade para as IES. O “Refis da Crise” foi um parcelamento especial de débitos tributários concedido pelo Governo Federal em 2008, para conter os efeitos da crise econômica que eclodiu nos EUA. O programa instituído pela Lei 11.941/09, permite a renegociação de dívidas por empresas com débitos fiscais federais, com descontos previstos para multas e juros que variam de 25% a 100%. Pelo texto aprovado, contribuintes com dívidas vencidas na Receita Federal poderão aderir até 31 de dezembro deste ano, mas o novo refinanciamento não valerá para os débitos que já tenham sido parcelados com base nessas leis. Quando da consolidação do débito, será exigida a regularidade de todas as prestações devidas desde o mês de adesão até o mês anterior ao da conclusão dessa consolidação.



Parecer Jurídico referente a Medida Provisória 615-A

Tabelas de Divulgação - Censo da Educação Superior 2012
18/09/2013


Censo Educação Superior 2012

Nota de auxílio técnico para a Ampesc sobre a análise do conceito Enade 2012
12/09/2013

Compartilhamos a Nota Técnica, graciosamente elaborada pelo Prof. Dr. Giancarlo Moser sobre a análise do Conceito Enade 2012, disponibilizado no e-MEC no menu “Instituição e Manifestação sobre os Insumos para o Cálculo dos Indicadores”. A sugestão da consultoria é de como a IES pode proceder frente aos dados disponíveis, através da análise de regressão confrontando os dados dos anos anteriores e algumas outras medidas; já que não é possível avaliar com dados de Censo e outros índices, dado o tempo escasso para um recurso e sua fundamentação que se encerra no próximo domingo dia 15 de setembro.

 



Nota de auxílio técnico sobre o conceito Enade 2012

Boneco Livro Licenciaturas
11/09/2013


Boneco Livro Licenciaturas

Fórum de Reitores do Crub: Plano Nacional de Educação (PNE)
29/08/2013

O Presidente da AMPESC, Prof. Expedito Michels, participou nos dias 29 e 30 de agosto, em Aracaju/SE, do Fórum de Reitores do Crub: Plano Nacional de Educação (PNE): Expansão da Educação Superior com Qualidade - Desafios e Perspectivas.



PNE: Expansão da Educação Superior com Qualidade

Planejamento Estratégico 2013
17/07/2013

Baixar para análise:

Planejamento Estratégico 2013 - Fomatado 17072013



Planejamento Estratégico 2013 - Formatado 17072013
Planejamento Estratégico 2013 - Proposta

Responsabilidade Social
08/05/2013

O Grupo Standard Consultoria compartilha alguns materiais que poderão ser úteis para as IES na temática "Responsabilidade Social", utilizado nas instituições clientes, no cenário nacional e internacional.



[ "Guidance on Social Responsibility" ]
[ "Responsabilidad Social Universitaria" ]
[ Manual de incorporação dos critérios essenciais ]
[ Sistema de Gestão ABNT ]

Capacitação dos Coordenadores das IES dos Programas de Bolsas de Estudo de Educação Superior
23/04/2013

Foi realizada ontem (23/04/2013), a “Capacitação dos Coordenadores das IES dos Programas de Bolsas de Estudo de Educação Superior”, promovida pela Diretoria de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação – SED/DIES; que passará a se chamar, em breve, de Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional.



[ Balancete Prestação de Contas - NOVO ]
[ Capa Prestação de Contas - NOVO ]
[ Capacitação art. 170 2013 - Parte 1 ]
[ Capacitação art. 170 2013 - Parte 2 Operacional ]
[ Layout IES - Planilha Cadastro Aluno e Bolsa ]
[ Planilha Inserção Dados Manualmente - NOVA ]
[ Sistema Serieweb SED - Códigos Cursos ]
[ Sistema Serieweb SED - Códigos IES s/consulta ]
[ Sistema Serieweb SED - Códigos Municípios ]

Fórum Estadual de Educação - FEE/SC
05/03/2013

Cópia dos documentos expedidos aos Secretários Municipais de Educação, com informações sobre o FEE/SC.



[ Instalação dos Fóruns Municipais de Educação ]

Labes Virtual
06/11/2012
O Labes Virtual é um recurso desenvolvido no aplicativo Excel, da Microsoft Office, que auxilia na elaboração dos horários, além de montar listas individuais de lotação de professor e distribuição dos recursos (salas de aula, etc...).

[ Apresentação ]
[ Demonstração Horário Acadêmico ]
[ Manual Construtor de Horários ]

Conselheiro da AMPESC fala sobre o PL 4.372 (Insaes)
10/10/2012
A SANTOS JR Consultoria entrevistou o Prof. César Lunkes, Conselheiro da Ampesc (Associação de Mantenedores Particulares de Educação Superior de Santa Catarina), sobre os possíveis impactos da criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES).

Dissertação de Mestrado
04/10/2012
O Papel do Estágio Supervisionado e a Contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso para a Formação de Profissionais de Administração: Um Estudo de Caso, Prof. Expedito Michels

[ Banca Examinadora ]
[ Estudo de Caso ]
[ Metodologia - UFSC ]

Capacitação aos Coordenadores das IES dos Programas de Bolsas de Estudo de Educação Superior - SED/SC
14/05/2012
Em 10 de maio de 2012, das 09 às 14 horas, na Unisul – Campus Pedra Branca, no município de Palhoça/SC realizou-se a Capacitação aos Coordenadores das IES dos Programas de Bolsas de Estudo de Educação Superior. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED/SC.

[ Apresentação Capacitação SED/SC - Editais e Comissões ]
[ Apresentação Capacitação SED/SC - Prestação de Contas ]
[ Prestação de Contas 2012 SED/SC - Balancete ]
[ Prestação de Contas 2012 SED/SC - Capa ]

Fórum de Estágio de Santa Catarina
19/12/2011
Assessora jurídica da Ampesc participa do Fórum de Estágio de Santa Catarina, que tem como objetivo colaborar para o aperfeiçoamento das relações entre as instituições de ensino e as unidades concedentes de oportunidades de estágios, bem como divulgar a concepção da prática legal e responsável do estágio.

Reunião sobre o Fundosocial
16/12/2011
Em 13 de dezembro, o Secretário Executivo da Ampesc participa de reunião sobre possíveis alterações do Decreto nº 3.612, de 12/11/2010, referente ao Fundosocial.

Reunião do Caep
13/12/2011
Ampesc participa de mais uma reunião do Colégio dos Advogados, que é muito bem representada pela sua assessora jurídica - Dra. Sandra Marangoni.

Dia Internacional do Voluntariado
07/12/2011
Parceira técnica-institucional do Instituto Voluntários em Ação, a Ampesc registra que no dia 05 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional do Voluntariado e, na oportunidade, o IVA e seus parceiros realizaram uma série de ações relacionadas ao trabalho voluntário.

Reunião na Alesc sobre Cronograma de Pagamento dos arts. 170 e 171
02/12/2011
O Secretário Executivo da Ampesc, Sr. Luciano Formighieri, representando o Presidente, participou em 30 de novembro na Assembléia Legislativa de Santa Catarina - Alesc, da reunião conjunta promovida pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Educação, Cultura e Desporto para discussão dos repasses dos arts. 170 e 171.

Café com RH´s: Comportamento, Educação e Desenvolvimento de Talentos
14/11/2011
Dra. Sandra Maragoni prestigia importante evento organizado pelo IEL/SC - "Café com RH´s: Comportamento, Educação e Desenvolvimento de Talentos".

Conversas Cruzadas
28/10/2011
Dirigentes associados à Ampesc participam do Programa "Coversas Cruzadas" sobre o tema "Ensino Superior".

Prêmio Educador Elpídio Barbosa
19/10/2011
Ampesc prestigia solenidade de outorga do Prêmio Educador Elpídio Barbosa.

Projeto Sinapse da Inovação 2011
28/09/2011
Ampesc participa do Lançamento do Projeto Sinapse da Inovação 2011.

Inauguração Nova Sede Mongeral Aegon
22/09/2011
No dia 20 de setembro de 2011 a companhia inaugurou a sua nova sede em Florianópolis, e estiveram presentes nesse importante marco da história o Secretário Executivo, Sr. Luciano Formighieri e a Gestora Administrativa, Valquiria Luiza Tafner da Cunha.

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Conhecendo o Pronatec
21/09/2011
Prof. Leandro Sorgato, da associada UCEFF+FAI, representou a Ampesc nesse importante evento.

Encontro com Lideranças Políticas
22/08/2011
Desde que assumiu o cargo de Secretário Executivo da Ampesc, foram inúmeras as visitas institucionais feitas pelo Sr. Luciano Formighieri. Como o objetivo do seu trabalho tem foco na articulação política e na parceira para questões do ensino superior, um dos compromissos está ligado aos encontros com lideranças políticas.

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II Encontro Estadual de Estágio
22/08/2011
Assessora Jurídica da Ampesc, Dra. Sandra Marangoni, ministra no II Encontro Estadual de Estágio.

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Aula Magna do Programa Ger@çãoTec
15/08/2011
Ampesc participa da Aula Magna do Programa Ger@çãoTec.

Programa Ger@çãoTec
05/08/2011
No dia 04 de agosto, na sede da Ampesc, realizou-se uma Reunião com os representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para apresentação do Programa Ger@çãoTec.

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Audiência Pública sobre o novo Plano Nacional de Educação - PNE
20/07/2011
Ampesc participa de Audiência Pùblica, organizada pelo Deputado Federal Pedro Uczai, sobre o novo PNE.

Assembleia Geral da Ampesc
30/06/2011
Realizou-se no dia 28 de junho, na Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú/SC, a Assembleia Geral Ordinária da Ampesc do ano de 2011. Fazendo reunir os dirigentes das Instituições associadas, a ordem do dia explanou assuntos operacionais e estratégicos relevantes e de interesse do Sistema.

Audiência Pública Conaes
30/06/2011
Ampesc participa de Audiência Pública sobre os Instrumentos de Avaliação de cursos de graduação, conforme Nota Técnica sobre a Reformulação do Instrumentos de Avaliação para Cursos de Graduação utilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

Twitter Ampesc
24/06/2011
Com o objetivo de ficar mais próxima das IES associadas, comunidade docente e discente, parceiros e entidades do setor educacional, a Ampesc criou seu perfil na rede social twitter.

Revista Ampesc
24/06/2011
A Revista Ampesc nº 3 estará pronta para ser distribuída no 2º semestre deste ano e seus 12.000 exemplares serão destinados ao público do segmento da educação.

Parceria Hoper
24/06/2011
No mês de junho, a Ampesc firmou mais uma parceria institucional em prol de suas IES associadas. A nova aliada da Associação é a Hoper Educação.

Parceria Humus Consultoria
24/06/2011
Ampesc continua com a parceria institucional com a Humus Consultoria nos eventos realizados.

Reunião do Caep
20/06/2011
Ampesc participa de mais um encontro do Colégio dos Advogados onde questões da esfera da educação são discutidas.

CIEE/SC apresenta Relatório de Atividades de 2010
17/06/2011
Ampesc prestigia solenidade de apresentação do Relatório de Atividades referentes ao ano de 2010 do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC).

35º Congresso da União Catarinense dos Estudantes
13/06/2011
Ampesc participa do 35º Congresso da União Catarinense dos Estudantes – UCE.

Expansão Estratégica da Educação Superior Brasileira
03/06/2011
A Ampesc se fez presente no dia 31 de maio, em Brasília/DF, do Seminário realizado pela ABMES, cujo tema voltou-se para a “Expansão estratégica da educação superior brasileira: ação conjunta das entidades representativas dos setores público e particular”.

Futurão – A mais nova filiada da Ampesc
01/06/2011
Através da Portaria nº 661, de 25 de maio de 2011, a Faculdade Futurão teve seu credenciamento pelo Ministério da Educação e, a partir desta data, se tornou membro integrante da Ampesc.

Conselheiros do CRA/SC tomam posse
30/05/2011
Ampesc participa da Solenidade de Posse dos novos Conselheiros do CRA/SC.

Parceria AMPE JOVEM SC
27/05/2011
A Ampesc firmou uma parceria com a AMPE JOVEM SC, que é o Núcleo Estadual de Jovens Empreendedores do Sistema Fampesc – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, para despertar o espírito empreendedor nos universitários através da criação de uma rede de relacionamento confiável para empreender, liderar seus projetos e na geração de negócios.

96 Anos da ACIF
17/05/2011
ACIF completa 96 anos e a Ampesc se faz presente na solenidade de comemoração.

Área Restrita exclusiva para IES associada
16/05/2011
Desde o início de maio, colaboradores institucionais e dirigentes das faculdades associadas à Ampesc podem visualizar o CLIPPING AMPESC na "Central de Orientação ao Associado", localizada no site da Associação por meio de acesso restrito.

Reunião com a Diretoria de Educação Superior de Santa Catarina
13/05/2011
Em 12 de maio, o Presidente da Ampesc, Prof. Marlon Jackson Tafner, reuniu-se com a Diretora de Educação Superior do Estado, Profa. Marileia Gastalde Machado Lopes, para tratar de assuntos relacionados ao art. 170, Fumdes - art. 171, Fundosocial.

Fórum Catarinense de Políticas de Educação Superior
25/04/2011
O Fórum Catarinense de Políticas de Educação Superior que aconteceria no dia 28 de abril, em Itajaí, foi transferido para o mês de Junho, com data a ser definida pela Diretoria de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação - SED.

Relatório do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
20/04/2011
O Fórum disponibilizou à Ampesc o relatório sobre a reunião entre os seus dirigentes e o Ministério da Educação (MEC); evento ocorrido no dia 06 de abril com alvo principal de apresentar as principais demandas do setor, principalmente no que tange a regularização do fluxo de pagamento mensal do novo Fies e a abertura de um canal eficiente de interlocução para tratar dos problemas operacionais com o SisFIES e o FNDE.

Dados Sistema Particular da Ampesc
18/04/2011
Em abril de 2011, a Ampesc solicitou as suas associadas empenho no fornecimento de informações para elaboração de um relatório que revelará o cenário da Educação Superior Particular Catarinense.

Fies e ProUni
18/04/2011
Diante dos problemas que as Instituições de Ensino Superior vêm enfrentando junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, e também do agente bancário Caixa Econômica Federal, acerca do Financiamento Estudantil - Fies; a Ampesc realizou ação junto ao próprio FNDE e ao Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Fórum de Estágio Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC
15/04/2011
A Ampesc, por meio de sua assessora jurídica Dra. Sandra Marangoni, participou em 12 de abril, no Senai de Florianópolis/SC, da primeira reunião do ano do Fórum de Estágio de Santa Catarina.

Assinatura dos Convênios dos Programas de Bolsas de Estudo e Pesquisa da Constituição Estadual
03/04/2011
Em 31 de março, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o Conselheiro da Ampesc, Prof. Expedito Michels, também Diretor da Faculdade de Capivari de Baixo (Fucap), representou a Associação no ato de assinatura dos Convênios dos Programas de Bolsas de Estudo e Pesquisa de Santa Catarina.

Comemoração do Ano Internacional do Voluntariado - AIV
01/04/2011
A Amesc esteve presente na reunião de apresentação da proposta da ONU para a comemoração do AIV, em 29 de março, no Sindesp, em Florianópolis/SC.

GEduc 2011
26/03/2011
A Humus Consultoria, parceira institucional da AMPESC, realizou nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011 em São Paulo, o IX Congresso Brasileiro de Gestão Educacional - GEduc 2011. Como a AMPESC foi apoiadora institucional desse importante evento conquistou para seus associados o desconto especial de 10% na inscrição.

Projeto de Intercâmbio
25/03/2011
Dando continuidade ao Projeto de Intercâmbio, que tem como base o acordo celebrado entre a Ampesc e o Crup - Consejo de Rectores Universidades Privadas, a Ampesc recebeu a visita do Professor Miguel Nozar, economista e consultor em Comércio Exterior, Geopolítica e Marketing, para tratar sobre projetos bilaterais.

Encontro com o Secretário de Estado da Fazenda
18/03/2011
Em 15 de março, no Centro Administrativo do Governo, o Secretário de Estado da Fazenda, Prof. Ubiratan Rezende, recebeu o Conselho da Presidência da Ampesc para tratar sobre o repasse dos recursos dos Programas de Bolsas dos arts. 170, FUMDES - 171 e Fundosocial.

Audiência com o Deputado Estadual Jorge Teixeira
18/03/2011
Presidente da Ampesc reune-se com Deputado Estadual Jorge Teixeira para tratar de assuntos relacionados à educação.

Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina – FETI/SC
17/03/2011
Em 15 de março, ocorreu a segunda Assembleia do FETI/SC e a Ampesc esteve presente através da sua Assessora Jurídica Dra. Sandra Marangoni. Na oportunidade realizaram-se discussões de questões relacionadas à erradicação do trabalho infantil e à proteção do adolescente trabalhador.

Seminário sobre “Políticas públicas para a expansão estratégica do Ensino Superior brasileiro – programas de inclusão social”
04/03/2011
No primeiro dia de março, a Ampesc participou, em Brasília, do Seminário da ABMES cujo tema abordado foi “Políticas públicas para a expansão estratégica do Ensino Superior brasileiro – programas de inclusão social”.

Visita Ampesc à ABMES
04/03/2011
Em fevereiro de 2011 ocoreu uma reunião com a ABMES para apresentar o Secretário Executivo da Ampesc a fim de dar continuidade na promoção de ações conjuntas com aquela renomada entidade.

Apresentação Censo da Educação Superior
28/02/2011
Ampesc participa da apresentação do Censo da Educação Superior realizado no último dia 25 de fevereiro, em Brasília, através da presença do Professor Everaldo Silva, e na oportunidade, disponibilizou o material didático e autoexplicativo.

Apresentação Censo
Migração Sistema Censo

Reunião Conselho
15/02/2011
No dia 15 de fevereiro, o Conselho da AMPESC reuniu-se na sede para discutir sobre os Projetos de 2011 e também sobre a aprovação da Chapa do novo Conselho da Associação.

Reunião Secretário de Estado da Educação
15/02/2011
No mesmo dia em que o Conselho da AMPESC se reuniu, à tarde os Conselheiros estiveram em audiência na Secretaria de Estado da Educação com o Diretor Geral - Prof. Eduardo Deschamps, interino do Seecretário Marco Tebaldi.

Reunião CRA/SC
15/02/2011
Também, na tarde de 15 de fevereiro, o Presidente e os Conselheiros da AMPESC estiveram reunidos com o Presidente do CRA/SC - Sr. José Sebastião Nunes.

Registro de Diplomas
01/02/2011
Tendo em vista o Parecer CNE/CES Nº 165/2007, que foi homologado no dia 06 de dezembro de 2007 no DOU Nº 235, que simplifica o processo onde basta ser Universidade para poder realizar o registro de diplomas de uma instituição não-universitária, independentemente da autorização do Conselho Nacional de Educação - CNE, a Ampesc formalizou consulta com todas Universidades Federais do Sul do Brasil no que diz respeito à possibilidade de registro de diplomas das instituições de nosso Sistema.

Bolsa Art. 170
01/02/2011
Recentemente a AMPESC recebeu uma sugestão de pauta parlamentar vinda do aluno Gean Carlos em busca de bolsa para início de sua gradução em uma Instituição de Ensino catarinense.

Editais 001 e 002/SED
30/01/2011
No final do mês de janeiro, a Secretaria de Estado da Educação - SED lançou os editais 001/SED e 002/SED para que as IES confirmassem seu credenciamento ou se habilitassem nos ProgramaS de Bolsas de Estudo e de Bolsa de Pesquisa do Art. 170 da CE/SC; do Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES; do Programa de Aquisição de Vagas Remanescentes em Curso de Nivel Superior e de Concessão de Bolsas de Estudos Integrais com Recursos do Fundo de Desenvolvimento Social - FUNDOSOCIAL.

Redes Sociais
01/01/2011
A Ampesc está trabalhando na sua inserção nas redes e mídias sociais com objetivo de ficar mais próxima das associadas, professores, alunos, parceiros, entidades e do setor da educação como um todo.

Prêmio Top Of Quality - 2011
01/01/2011
A Ordem dos Parlamentares do Brasil (O.P.B.) comunicou a AMPESC que, através de indicação de empresas associadas, empresários e membros do conselho, foi indicada ao Conselho Federal de Honrarias e Méritos para receber o Prêmio “Top of Quality – 2011”.

10 Anos de Autonomia do CIEE Catarinense
13/12/2010
A AMPESC foi convidada pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE para a Solenidade de Homenagem aos 10 Anos de Autonomia do CIEE Catarinense.

Bolsa Universitária
13/12/2010
A Ampesc, a partir do convênio firmado com a empresa Projeto Um Consultoria Educacional, através do produto “Programa BOLSA UNIVERSITÁRIA”, apresentou as suas associadas o site www.bolsauniversitaria.com.br, e também as ações de marketing que ocorreram no mês de dezembro de 2010.

Convênio Plano de Saúde UNIMED – AMPESC
13/12/2010
A AMPESC, a partir do convênio firmado com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, para oferta de benefícios do Plano de Saúde Unimed, informa que a parceria já está sendo positiva.

Dia do Voluntário
06/12/2010
A Ampesc, que tem um convênio de cooperação com Instituto Voluntários em Ação – IVA, quer registrar que o IVA e seus parceiros realizaram uma série de ações, em Florianópolis, para marcar o Dia Internacional do Voluntário, que teve a presença de oficiais e voluntários da ONU, celebrado em 5 de dezembro.

17º Congresso Internacional de Educação a Distância
01/12/2010
A Ampesc, que é parceira da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, socializou com suas Instituições filiadas a divulgação da Chamada de Trabalhos para o “17º Congresso Internacional de Educação a Distância – CIAED”, que acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro de 2011.

Seminário ABMES
01/12/2010
Representada pelo Conselheiro Fiscal - Sr. Prof. Leocádio Arnoldo Grillo Cúneo - a AMPESC participou do Seminário “Gestão Estratégica para as IES Particulares – Tomada de Decisões sobre o Futuro de sua Instituição”.

Projeto Agência de Inserção do CCEA
29/11/2010
Em 29 de novembro, o Sr. Alan Ribeiro, contatou a AMPESC para passar informações sobre o Projeto Agência de Inserção do Centro Cultural Escrava Anastácia - CCEA.

Seminário Desafios do Mercado de Trabalho - A empregabilidade em Joinville e Região
10/11/2010
Em 9 de novembro de 2010, o Presidente da Ampesc participou do Seminário Desafios do Mercado de Trabalho - A empregabilidade em Joinville e Região.

IV Ciclo de Palestras on-line sobre Ensino a Distância
05/11/2010
No início de novembro a empresa Electra Informática, de Santo André - SP, convidou a Ampesc para participar do IV Ciclo de Palestras on-line sobre EaD.

Chapa 3 "Orgulho de Ser Administrador”
22/10/2010
No dia 20 de outubro ocorreram as eleições, com vistas ao preenchimento de vaga do Conselho Federal de Administração (CFA) e de renovação do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC).

Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social
22/10/2010
A Ampesc, que tem um convênio de cooperação com Instituto Voluntários em Ação – IVA, apoiou institucionalmente e o ajudou na divulgação do “Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social - Juntos é Melhor - Together is Better – TIB”, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro em Florianópolis.

Novo Fies – Dificuldades para a disponibilização do financiamento aos alunos
06/10/2010
A Ampesc esteve presente, através da assessora jurídica Dra. Sandra Marangoni, no seminário que teve como tema o “Novo Fies – dificuldades para a disponibilização do financiamento aos alunos”, foi realizado no dia 5 de outubro, na sede da ABMES em Brasília no Distrito Federal.

AMPESC participa de Convenção com Jim Cunningham e James Hunter
30/09/2010
Por ser afiliada da CDL Florianópolis, a Ampesc, por meio de uma parceria, conquistou inscrições com descontos especiais para participação de seus sócios na convenção que trouxe renomados palestrantes a Capital do Estado.

Paternidade Responsável
17/09/2010
Em 16 de setembro a AMPESC recebeu, in loco, uma caixa com kits elaborados pelo Instituto Paternidade Responsável, remetidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Apresentação do Relatório OCDE
03/09/2010
A AMPESC foi convidada pela Secretaria da Educação para o evento que apresentou o Relatório da OCDE: Análise do Sistema Educacional de Santa Catarina.

Café com Ideias – Programa CIEE
01/09/2010
No último dia de agosto, o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE realizou, nas suas dependências, oficina de capacitação para supervisores de estágios.

Assembleia Geral da Ampesc
09/08/2010
Realizou-se no dia 04 de agosto, no auditório da Faculdade Senac Florianópolis, a Assembleia Geral Ordinária da Ampesc.

Artigo 170
14/07/2010
No dia 13 de julho realizou a Audiência Pública para discutir o tema “a situação dos convênios e repasses financeiros referente aos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual”, de ordem do Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Deputado Pedro Uczai.

AMPESC apoiadora da 3º Feira Catarinense do Livro
03/06/2010
Uma agenda repleta de atrações fez parte da 3º Feira Catarinense do Livro 2010, realizada entre 21 de maio a 2 de junho no largo da alfândega em Florianópolis.

Reunião Comissão AD HOC do Artigo 171
07/05/2010
Realizou-se no dia 06 de maio, conforme combinado pelos membros na reunião da Comissão AD HOC do Artigo 171, a Audiência com o Sr. Secretário de Estado da Educação, Professor Silvestre Heerdt.

Ampesc apoiou Seminário da Educação promovido pelo CIEE/SC
26/04/2010
Realizou-se no dia 23 de abril o Seminário sobre a atual situação da educação brasileira, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Nacional) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC), com apoio de diversas entidades, entre elas a Ampesc.

Carta de Florianópolis - Conclusões do III Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular
19/04/2010
O III Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que aconteceu no Costão do Santinho, em Florianópolis, nos dias 15, 16 e 17 de abril reuniu as principais lideranças do setor privado educacional do País.

Vice-presidente da Ampesc concede entrevista sobre a “Importância do ProUni para os estudantes nas IES Particulares”
23/02/2010
O Professor Ary Oliveira Filho, Diretor da Faculdade Estácio de Sá de São José/SC e Vice-presidente da Ampesc, participou de uma entrevista que foi veiculada no dia 22 de fevereiro pelo Jornal Diário Catarinense, do Grupo RBS, sobre a “Importância do ProUni para os estudantes nas IES Particulares”.

Reunião do CAEP
23/02/2010
Ampesc participa da primeira reunião de 2010 do Colégio dos Advogados - CAEP.

Ampesc viabiliza inscrição gratuita no URBVERDE 2010
23/02/2010
O Segundo Seminário Brasileiro de Urbanismo, Paisagismo, Arborização Urbana e Turismo Sustentável (URBVERDE 2010) transcorreu no Centro de Eventos do Hotel Itapema Plaza Resort, em Itapema, no período de 7 a 9 de abril de 2010 e teve como objetivo apresentar e discutir o estado-da-arte do desenvolvimento brasileiro nas áreas de urbanismo, paisagismo, arborização urbana e turismo sustentável, com atenção especial aos avanços alcançados no âmbito dos municípios brasileiros.

Reunião do Conselho da Ampesc
22/02/2010
O Conselho da Ampesc aprovou, no mês de fevereiro, durante a primeira reunião do ano, o Balanço 2009 e o plano de ação da entidade para 2010.

Superintendente da Abames visita a Ampesc
22/02/2010
Em 19 de fevereiro a Ampesc teve a satisfação em receber na sua sede o Professor Mauricio Barbosa Schmall, Superintendente da Abames - entidade similar a Ampesc no estado da Bahia.

FAPAG de Porto Belo é a mais nova associada
04/01/2010
A Faculdade Porto das Águas - FAPAG é uma instituição de ensino superior mantida pela Sociedade Educacional Porto das Águas, fundada em 20 de agosto de 2005.

Criciúma foi a primeira cidade a receber a Assembleia Regionalizada
04/01/2010
Indo ao encontro de aproximar-se das suas associadas, a Ampesc realizou no final do ano passado a primeira reunião da série regionalizada, fora da sua sede.

Bolsas de Estudo do Jorginho Mello
04/01/2010
No dia 15 de outubro passado foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei Nº 14.876 que "altera dispositivos da Lei nº 13.334, de 2005, que institui o FUNDOSOCIAL, destinado a financiar programas de apoio à inclusão social na forma do art. 204 da Constituição Federal".

Revista Ampesc
01/01/2010
Com lições de cidadania e compromisso social, o segundo número da Revista Ampesc apresenta à comunidade a essência da missão institucional das faculdades particulares do Estado de Santa Catarina associadas à Ampesc e destaca o eixo norteador da proposta educacional responsável e inovadora.

Faculdades Ação/Energia
01/12/2009
Desde final de novembro de 2009, a faculdade FCTVale de Rio do Sul passou a se chamar Faculdades Ação/Energia e o novo diretor é o Sr. Prof. Ms. Marcos Roberto Cardoso.

Encontro de Estudantes em EaD
30/11/2009
Ocorreu em Lages nos dias 28 e 29 de novembro de 2009 o Encontro de Estudantes em EaD.

Seminário Catarinense de Educação a Distância
25/11/2009
A Ampesc tomou conhecimento do “Seminário Catarinense de Educação a Distância”, que foi realizado no dia 23 de novembro, promovido pela Assembleia Legislativa através da Comissão de Educação Cultura e Desporto e solicitou, formalmente, a inclusão do Sistema Privado.

VI Seminário para o Dirigente e Pesquisadores Institucional
23/11/2009
A Ampesc foi convidada a compor a mesa de abertura, através da ASSESC, no VI Seminário - Projeto Fortalece destinado a Dirigentes e Pesquisadores Institucionais das IES de natureza privada.

Fórum de Estágio do IEL
16/11/2009
No dia 9 de setembro e 12 de novembro de 2009 a assessora jurídica da Ampesc, Dra. Sandra Marangoni, participou das reuniões do Fórum de Estágio, promovidas pelo Instituto Euvaldo Lodi do Sistema Fiesc.

Ampesc participa do Seminário “1º Ano da Nova Lei do Estágio”
04/11/2009
A advogada da Ampesc, Dra. Sandra Marangoni, representou a associação no Seminário “1º Ano da Nova Lei do Estágio”, que foi promovido pelo CIEE e ABRH.

I Encontro Estadual de Estudantes do Ensino Privado
02/11/2009
No dia 31 de outubro de 2009 na Uniasselvi/Fameblu, acadêmicos das IES privadas do Estado participaram do I Encontro Estadual de Estudantes do Ensino Privado promovido pela ARTE (Articulação Estudantil).

Enade ADM 2009
12/10/2009
A Ampesc, através do Prof. Hubert Chamone Gesser, foi representada no Encontro "Enade ADM 2009", promovido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina - CRA/SC, em parceria com o Conselho Federal de Administração - CFA, que aconteceu em 09 de outubro de 2009.

Ampesc participa da reunião do Colégio dos Advogados
12/10/2009
Em 9 de outubro de 2009, em Fortaleza/Ceará, a Dra. Sandra Marangoni, assessora jurídica da Ampesc, representou o Sistema Privado de IES no Colégio dos Advogados sob os auspícios do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará – Sinepe/CE.

Eleição Sinepe/SC
09/10/2009
No dia 07 de outubro de 2009 ocorreu as eleições, com vistas ao preenchimento de vaga, da Diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino de Sanata Catarina - Sinepe/SC.

11º FNESP - Fórum Nacional de Ensino Superior Particular Brasileiro
25/09/2009
O Presidente da Ampesc, Prof. Dr. Marlon Jackson Tafner, participou do 11º FNESP - Fórum Nacional de Ensino Superior Particular Brasileiro, em São Paulo no dia 24 de setembro. A abertura foi marcada por críticas ao direcionamento dos investimentos públicos em Ensino Superior.

Boas-vindas à FAP
23/09/2009
Credenciada pelo MEC recentemente, a FAP viu a necessidade de filiar-se à AMPESC para ter o amparo nas ações conjuntas realizadas em prol dos interesses do Sistema Privado.

Nova Colaboradora Ampesc
21/09/2009
Fernanda Cristina Hatz Betiollo Damasco é a nova funcionária da Ampesc. Com muito prazer damos às boas-vindas à colaboradora que chegou para coordenar as ações do Instituto Ampesc.

Registro de diplomas UFSC
17/09/2009
No início de agosto de 2009 o Professor Alvaro Toubes Prata recepcionou o Presidente da Ampesc de forma acolhedora, prontificando-se em dar pessoalmente o encaminhamento ao pedido de revisão do valor reajustado para registro de diplomas e também da admissão dos que haviam sido protocolados durante a divulgação da Resolução n. 057/CC, que trata do reajuste da taxa cobrada pela UFSC às instituições não universitárias.

Convênio com o Portal O Meu Futuro
17/09/2009
No segundo semestre de 2009 a AMPESC firmou uma parceria com o Portal O Meu Futuro, que está no ar desde agosto com abordagem inovadora nos universos docente, corporativo, pré-acadêmico e pós-universitário.

Assinatura Convênio Artigo 171
11/09/2009
No último dia 11 de agosto de 2009, às 10h30min, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis, aconteceu a cerimônia com a presença do Governador Luiz Henrique da Silveira, Secretário da Educação Paulo Bauer e Mariléia Gastaldi Diretora de Educação Superior, para tratar de assuntos sobre a “Educação” e também a Assinatura dos Convênios do Artigo 171 das IES que participam neste ano de 2009.

Presidente participa de Plenária com Palocci
07/09/2009
Palocci, ex- Ministro da Fazenda esteve em Blumenau, na noite de 06 de agosto onde palestrou para cerca de 500 lideranças políticas, empresariais e comunitárias, na plenária dos mandatos da Senadora Ideli Salvati e do Deputado Federal Vignatti.

Ministro da educação assina convênio com BNDES
06/09/2009
O Ministério da Educação (MEC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram no dia 05 de agosto, o protocolo de atuação conjunta que viabiliza a concessão de financiamento para Instituições de Educação Superior.

Diretoria da Ampesc reúne-se com seus Conselheiros
17/06/2009
O Presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, Dr. Marlon Jackson Tafner, reuniu-se em 16 de junho com o Conselho da Presidência e Fiscal na sede da Ampesc.

30 Anos de Criação do Semesp
08/06/2009
A Profa. Ioli Rossatto, associada Conselheira e Diretora da Celer Faculdades de Xaxim, Chapecó e Itapiranga, representou a Presidência da Ampesc no convite recebido à comemoração aos 30 anos de criação do Semesp.

Mais uma importante Instituição de Ensino Superior
18/05/2009
Logo após conhecer o trabalho da Ampesc, a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Vale - FCTVale, localizada no Alto Vale do Itajaí, no município de Rio do Sul, que tem como missão "promover atividade educacional formando profissionais competentes capazes de interagir efetivamente no desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária"; visão "ser referencial de excelência em Educação Superior para a sociedade" e o seu objetivo é "promover o desenvolvimento educacional visando a formação de um cidadão comprometido intelectual, técnica e eticamente com os anseios da sociedade", filiou-se à Ampesc.

Reunião Secretário da Fazenda
09/04/2009
Em 08 de abril de 2009, o Prof. Roque Antônio Mattei representou a Presidência da Ampesc na Audiência com o Secretário da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni, para apoiar a aplicação do Artigo 171.

Fórum Catarinense de Política da Educação Superior
27/03/2009
O Presidente da Ampesc, Prof. Marlon Jackson Tafner, convidado pelo Exmo. Sr. Paulo Roberto Bauer para participar da 10ª Reunião do Fórum Catarinense de Política da Educação Superior, esteve presente compondo a mesa como representante oficial do Sistema Ampesc, realizado no dia 26 de março de 2009, em Rio do Sul.

Audiência com Secretário Paulo Bauer
12/03/2009
Presidência da Ampesc se reúne com SEcretário de Estado da Educação, Paulo Roberto Bauer, para tratar de assuntos relacionados as Bolsas do Artigo 170 e 171 e, na oportunidade, conhecer a nova Diretoria.

Eleita e empossada a Nova Diretoria da Ampesc
02/03/2009
Ao final do mês de fevereiro de 2009 foi realizada a eleição, que teve uma única chapa registrada, e posse da nova Diretoria da Ampesc.

Estagiária que fez seu TCC na Ampesc se forma
09/02/2009
Joice Ferraro, que elaborou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC junto à Ampesc durante o ano de 2008 colou grau no dia 06 de fevereiro no curso de Administração pela Faculdade Decisão e recebeu o mérito acadêmico por seu excelente desempenho, destacando-se como melhor aluna do curso superior de administração, conferido pelo Presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina – CRA/SC.

Ampesc tem representante no Colégio de Advogados
02/02/2009
Em 30 de janeiro de 2009, a assessora Jurídica da Ampesc foi convidada a unir-se ao Colégio dos Advogados para troca de informações e como representante do Sistema de Santa Catarina.

Cartilha sobre Estágio
12/01/2009
A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como Lei do Estágio, normatizou as condições de trabalho dos estudantes e definiu o caráter educativo da atividade. As dúvidas de estagiários, professores e profissionais sobre o cotidiano das atividades, como o direito a férias remuneradas e vínculo empregatício, foram reunidas em cartilha e distribuídas gratuitamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Sistema de Cadastro online do Artigo 170
12/01/2009
A Ampesc disponibilizou, ao final do ano de 2008, às IES associadas o "Novo Sistema de Cadastro Online do Artigo 170".

Ampesc participa no 2º Portal do Estudante
05/11/2008
Nos dias 05 e 06 de novembro de 2008 a Ampesc esteve em Lages participando do 2º Portal do Estudante, divulgando as Instituições de Ensino Superior Privadas associadas.

Valorização do Educador/Remuneração Condigna
18/07/2008
Aconteceu em 18/07/2008 em Mafra o Seminário XIV QUALIEDUC, onde a Ampesc foi representada pela assessora jurídica Dra. Sandra Marangoni.

Atual Conjuntura do Ensino Superior no Brasil
15/07/2008
O Presidente da Ampesc esteve em Xaxim no dia 15/07/2008 palestrando sobre as Tendências e Cenários do Ensino Superior.

Apresentação - Profº Roque Antônio Mattei

Encontro de Diretores das IES Privadas SC
23/05/2007
Realizou-se no dia 23/05/2007 no Auditório da Fecomércio, o Encontro de Diretores das Instituições Privadas de Educação Superior do Estado de Santa Catarina.

Apresentação - AMPESC
Apresentação - DIES
Apresentação - FUNCITEC

Encontros com Candidatos ao Governo do Estado SC
05/09/2006
05/09/2006 LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA na Piazza Itália em Joinville 14/09/2006 ESPERIDIÃO AMIN HELOU FILHO na Softville em Joinville Em função das agendas, não houve tempo hábil para os demais candaditos.

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Assinatura dos Convênios do Programa de Bolsas
05/05/2006
Aconteceu na última sexta-feira (05/05), com a presença de todos os Dirigente e/ou representantes das 34 Instituições contempladas no Programa de Bolsas de Estudo e de Pesquisa do Artigo 170, a assinatura dos Convênios para este ano (2006).

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Reunião com a Nova Secretária da Educação
11/04/2006
O Conselho da Presidência da Ampesc, juntamente com o seu Presidente, reuniu-se no último dia 11 de abril para dar as boas-vindas e apresentar a Ampesc à nova Secretária da Educação Sra. Elisabete Anderle.

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Oficina de Apoio à Auto-Avaliação
13/03/2006
Considerando a importância da Ampesc para a melhoria da qualidade da Educação Superior, o Conaes, juntamente com o CEE/SC, realizou nos dias 13 e 14 de março a Oficina de Apoio à Auto-Avaliação na Universidade Regional de Blumenau/FURB.

Treinamento Artigo 170
03/05/2005
Mini-curso para instruções referente o Artigo 170, com a presença do Tribunal de Contas, da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e da Profa. Luordes.

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Convocação Reunião Assembléia Geral
21/01/2005
Convocação Reunião Assembléia Geral

Reunião Conselho da Presidência
22/12/2004
Convocação Reunião do Conselho da Presidência

Treinamento sobre Negociação
15/10/2004
Aconteceu em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de outubro de 2004, o Treinamento “A Arte de Cobrar, Negociar e Recuperar Dívidas de Alunos”.

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Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Ampesc
17/09/2004
A solenidade ocorrerá no dia 17 de setembro de 2004, com início às 18h30min, na Sala de Eventos do Parthenon Lindacap, na Rua Felipe Schmidt, nº 1.102, Centro, em Florianópolis.

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XV Enangrad (29,30,31/08 e 1º/09 de 2004)
29/08/2004
Evento realizado pela Associação Nacional dos Curso de Graduação em Administração - Angrad, com parceria da Ampesc, entre outros.

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Reunião Assembléia Geral
27/08/2004
Convocação dos dirigentes das IES Associadas para uma Assembléia Geral, a realizar–se no dia 27/08/2004, com início às 14:00h, na Sociedade Energia de Ensino Superior S/C Ltda.

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Workshop sobre Gestão de Secretaria e Registro Acadêmico
04/05/2004
PERÍODO: 04/06/2004 (sexta-feira) 08:30 às 12:00h - 13:00 às 17:30h - 18:00 às 21:00h 05/06/2004 (sábado) 08:30 às 12:00h

Revista Ampesc
31/12/1999
A Revista Ampesc nº 3 estará pronta para ser distribuída no 2º semestre deste ano e seus 12.000 exemplares serão destinados ao público do segmento da educação.


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O Conselho Nacional de Educação irá realizar, no dia 7 de novembro de 2014, das 9h às 13h, no Plenário Anísio Teixeira, Edifício Sede do CNE, em Brasília-DF, Audiência Pública sobre as diretrizes para EAD na educação superior.

A confirmação de presença deve ser feita pelo endereço eletrônico: cnese@mec.gov.br.

Confira o texto referência que será objeto da referida Audiência Pública; o convite oficial e o formulário de contribuições.

 

 

 

 

o Conselho Nacional de Educação irá realizar, no dia 7 de novembro de 2014, das 9h às 13h, no Plenário Anísio Teixeira, Edifício Sede do CNE, em Brasília-DF, Audiência Pública sobre as diretrizes para EAD na educação superior. A confirmação de presença deve ser feita pelo endereço eletrônico cnese@mec.gov.br.
Confira o texto referência que será objeto da referida Audiência Pública; o convite oficial e o formulário de contribuições.


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