A evolução tecnológica permitiu avanços também no campo da educação, especialmente na ampliação de ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. A indicação e usabilidade das ferramentas é um ponto de atenção, uma vez que, o impacto positivo nos processos de ensino e aprendizagem dependem também da fluência digital dos professores, que ao se apropriarem dos recursos tecnológicos, conseguem transpor seu capital de conhecimento pedagógico, reorganizando e criando experiências de aprendizagem mais ativas, dialógicas, desafiadoras e consequentemente mais representativas e conectadas às demandas da vida real. A revolução digital tem impactado muitas profissões e a do professor.
Neste encontro discutiremos os impactos do mundo digital na docência e as oportunidades de ressignificação profissional a partir dos recursos digitais de aprendizagens sem esquecer a condição humana na relação professor e aluno.
Betina von Staa
Doutora em Linguística Aplicada, é fundadora da empresa Betina von Staa Consultoria com a qual contribui para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, voltadas para as demandas de um mundo em franca transformação. É gestora de relações B2B para a RoboGarden, Brasil; Está liderando o projeto para trazer o programa Star Lessons, da Finlândia, como pós-graduação para o Brasil. É coordenadora do CensoEAD.BR da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, e foi responsável por trazer a D2L, empresa canadense de plataformas de aprendizagem, para o Brasil. Coordena a elaboração de conteúdos digitais ou impressos para a Educação Básica e ensino superior, sempre com foco em inovação. Entre suas obras, constam: Tecnológica Mente, da Pearson (agora ARCO), o programa Digital Mindset, da Wizard. o programa de criatividade e inovação com versões em português e inglês, TransFor.Me, da EXP e MacMillan e das seções de leitura, produção de textos e projeto interdisciplinar na coleção de inglês da Richmond, English And More, aprovada no PNLD.
Karina Nones Tomelin
Educadora, psicóloga, pedagoga, Mestre em educação. Professora desde os 19 anos de idade. Atuou da educação básica à pós-graduação na docência e em cargos de gestão em diferentes instituições. Desenvolveu projetos voltados à formação de professores e apoio ao estudante. Autora do livro: “100 ideias inspiradoras para usas aulas” (2021) e coautora de Aprendizagem Digital (2021) e Mentores e suas histórias inspiradoras (2021). Idealizadora do Educabox, um App gratuito de microaprendizagens para docentes. Atualmente é palestrante, sócia da B42, uma startup de tecnologia e design educacional e Conselheira na Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).