Os acadêmicos do curso de Pedagogia, nível VI, do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Passo Fundo – Faculdades IDEAU, sob a orientação das professoras Maria Dinorá Baccin de Lima e Carla Luisa Vicenzi, promoveram o ‘1º Seminário Acadêmico sobre a Gestão Escolar’, onde a proposta faz parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) do Módulo de Política e Gestão em Educação do curso de pedagogia. Realizado no dia 03 de Outubro de 2024, às 19h30min, na referida Instituição. O Seminário de Gestão foi idealizado com a intenção de promover um diálogo construtivo sobre as práticas atreladas às políticas educacionais e às mudanças na estrutura e organização educacional nas escolas, possibilitando a troca de saberes.
O seminário efetivou uma discussão enriquecedora entre os acadêmicos das licenciaturas e gestores de três escolas de Ensino Médio, todos sendo membros da Rede Pública Estadual de Ensino, vinculados à 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Passo Fundo. Entre os convidados estavam Vanderlei Lopes, diretor da Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro (Ensino Técnico), Salete BoldoriVassoler, diretora do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde (Ensino Médio Integral), e Thélli Faria Arsand, diretora da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (Curso Normal/Magistério). O objetivo central do evento foi compartilhar experiências, discutir desafios e apresentar práticas bem-sucedidas na gestão escolar, promovendo um diálogo construtivo. O evento contou com as ilustres presenças de além das direções das escolas e equipes diretivas, o Diretor da IDEAU-PF, Prof°. Me. Juliano Bavaresco, a coordenadora Profª. Dra.Emanuelly Casal Bortoluzzi, Coordenadora do Curso de Pedagogia e acadêmicos dos cursos de Licenciaturas da Instituição.
O seminário destacou o protagonismo dos acadêmicos de Pedagogia do nível VI, com o apoio essencial das professoras Maria Dinorá e Carla. O evento foi estruturado como uma roda de conversa, em que os diretores das três escolas participantes responderam às questões norteadoras sobre a gestão escolar e as reformas no Ensino.
Foram exploradas abordagens sobre os princípios da gestão, os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos gestores, as experiências de superação de obstáculos, como também, as práticas inovadoras nas escolas, com foco em suas contribuições para a melhoria do ambiente educacional.
Outro tema relevante foi a análise das mudanças estruturais e pedagógicas nas escolas, incluindo a avaliação do suporte oferecido pela mantenedora e autoridades educacionais para a implementação dessas transformações.Um dos pontos-chave do debate, foi a discussão sobre possíveis ações para reverter o quadro de baixa procura por cursos de licenciatura. O estímulo à escolha dessa trajetória dos alunos do terceiro ano do ensino médio emerge como um desafio contemporâneo, evidenciando a necessidade de estratégias para promover maior interesse e engajamento nessa formação essencial para a educação
O evento destacou-se, por sua importância ao promover um espaço de diálogo aberto entre acadêmicos e gestores escolares, enriquecendo a formação dos futuros educadores. Ao abordar questões centrais como os desafios da gestão escolar e a necessidade de estímulo à escolha de cursos de licenciatura, o seminário ofereceu uma oportunidade única para a troca de experiências. Essa interação direta com os gestores permitiu que os acadêmicos compreendessem, de maneira prática, as realidades e as demandas do ambiente educacional, preparando os futuros docentes para os desafios da gestão escolar e para a implementação de ações voltadas à inovação pedagógica, e à promoção de uma educação mais inclusiva e democrática.