A concessão de aeroportos tem como objetivo atrair investimentos para ampliar, aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira e, consequentemente, promover melhorias no atendimento aos usuários do transporte aéreo no Brasil. Os níveis de qualidade dos serviços determinados para esses aeroportos, baseados em padrões internacionais, estão previstos nos contratos de concessão, que são geridos e fiscalizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Nas quatro primeiras rodadas, os aeroportos foram concedidos individualmente e, na 5ª Rodada, as concessões foram realizadas por meio de blocos regionais.
No dia 18 de agosto de 2022 aconteceu a 7ª rodada de concessões de aeroportos que oferta à iniciativa privada 15 aeroportos agrupados em 3 blocos regionais, como aconteceu nos processos licitatórios da 5ª e 6ª rodadas, com a seguinte configuração:
Bloco Aviação Geral
Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP)
Aeroporto de Jacarepaguá – Roberto Marinho, no Rio de Janeiro (RJ)
Bloco Norte II
Aeroporto Internacional Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, em Belém (PA)
Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP)
Bloco SP/MS/PA/MG
Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP)
Aeroporto de Campo Grande (MS)
Aeroporto de Corumbá (MS)
Aeroporto Internacional de Ponta Porã (MS)
Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém (PA)
Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá (PA)
Aeroporto Carajás, em Parauapebas (PA)
Aeroporto de Altamira (PA)
Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em Uberlândia (MG)
Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros (MG)
Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba (MG)
Juntos, os 15 aeroportos da 7ª rodada respondem por 15,8% dos passageiros pagos movimentados no mercado brasileiro de transporte aéreo. Lembrando que em 2019, foram mais de 30 milhões de embarques e desembarques.
Para as IES que trabalham com o setor aéreo, essa é uma grande oportunidade de aproveitar esse período de privatizações, de concessões de aeroportos para se capacitar ainda mais os profissionais que já atuam e inserir os novos que desejam ingressar nesse mercado que está em expansão, que está crescendo muito e captando profissionais capacitados.
Desde 2011 o governo está privatizando os aeroportos que eram da INFRAERO, os grandes aeroportos estão passando da iniciativa privada e sendo encarados como uma empresa, as concessionárias precisam fazer com que o investimento desses aeroportos deem retorno e eles irão procurar profissionais que tenham uma visão empresarial, além da visão técnica pra fazer com que esse negócio de certo, então o profissional capacitado vai ficar melhor posicionado para ocupar essas vagas.
Não existem hoje profissionais que tenham essa capacitação dupla, que tenham uma visão técnica bem ampla das operações do aeroporto, aliado ao fato de que agora o aeroporto agora é uma empresa,
existem até profissionais capacitados na parte técnica, mas que falta essa pegada de gestão, da mesma forma que existem muitos gestores muito experientes no mercado, mas que não tem a visão operacional e a
visão técnica de como o aeroporto funciona, e a boa notícia é que já existem no Brasil pós-graduações que irão unir essas duas competências que são importantes para o profissional que essas empresas e concessionárias estão buscando.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela segunda vez consecutiva o melhor aeroporto do país. Essa é a premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério da Infra Estrutura (MInfra).
O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros entre os 20 aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2021, alcançando a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5.
Também se destaca o Aeroporto de Vitória, que ficou em terceiro lugar, com a nota 4,59. Em 2020.
“A premiação reconhece os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros, de acordo com a pesquisa de satisfação. Ao todo, 44.588 usuários foram ouvidos.
O principal objetivo é transformar os aeroportos em lugares agradáveis e confortáveis, onde as pessoas gostam de estar. Somos desenvolvedores e não apenas operadores aeroportuários, então é um orgulho para nós ver o reconhecimento dos brasileiros aos aeroportos de Florianópolis e de Vitória” reforça Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America.
A grande novidade é que já temos também na cidade de Florinópolis uma Pós-graduação desenhada justamente para capacitar esse perfil profissional.
A pós-graduação tem em sua grade curricular, disciplinas que são muito fortes e orientadas na parte de gestão de aeroportos e também disciplinas com fundamentos bastante técnicos para dar uma visão operacional para os alunos,
para que consigam unir, tanto a parte de gestão quanto a parte técnica, justamente para capacitar o profissional que essas empresas estão procurando.
Para todos aqueles que desejam saber um pouco mais sobre como aproveitar essas novas oportunidades a AMPESC está disponibilizando este link:
https://aerotd.com.br/curso-de-pos-graduacao-em-gestao-e-infraestrutura-aeroportuaria/
Fontes:
gov.br
FloripaAirport