As enchentes que recentemente aconteceram no estado do Rio Grande do Sul deixaram suas marcas nas cidades atingidas, marcas de grandes dimensões e que ainda afetam as pessoas que lá vivem. Com o objetivo de dar auxílio na reorganização de algumas das tantas comunidades afetadas, o Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba promoveu, pela segunda vez, nos dias 22 e 23 de junho, uma missão em favor da Paróquia Sagrado Coração, localizada em Canoas/RS.
Cerca de 30 jovens inseridos em diferentes paróquias de Curitiba – dentre eles sete seminaristas Scalabrinianos (Congregação dos Missionários de São Carlos) estudantes nos cursos de Filosofia e Propedêutico da Faculdade Vicentina – reuniram esforços para realizar a limpeza das capelas e salões de três comunidades da paróquia em questão.
Apesar da dificuldade presente nesse momento em que é necessário recomeçar a vida das famílias e comunidades, a experiência vivida foi profundamente marcante. Além de demonstrar a unidade e atenção da Igreja, que se preocupa com a dor de cada pessoa mesmo que ela esteja distante, a missão promovida pelo Setor Juventude foi uma oportunidade para aprender a colocar em prática a compaixão vivida por Jesus nos Evangelhos, que sempre quis estar ao lado daqueles que passavam por alguma situação delicada mas que estavam dispostos a reconstruir suas vidas.
O Setor Juventude, através de suas redes sociais, acolhe todos aqueles que têm interesse em ajudar nas próximas missões ou que, através de doações, querem contribuir para a continuidade desta ação que não é somente humanitária, mas também inspirada e sustentada pela fé.
O texto é de autoria do aluno João Vitor Tonello, do Curso de Filosofia da Faculdade Vicentina.