O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC) já beneficiou mais de 16 mil estudantes desde que entrou em vigor no segundo semestre de 2023. Com o objetivo de esclarecer pontos fundamentais sobre a operacionalização do programa nas faculdades, universidades e centros de ensino particulares, representantes da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) e da Secretaria de Estado da Educação (SED) reuniram-se na última semana, em Florianópolis.
Participaram do encontro, pela AMPESC, o presidente em exercício, professor Everaldo Tiscoski e o conselheiro, professor Sandro Albano. Representando a Secretaria de Educação estiveram presentes o diretor de planejamento Marcus Tomasi, a diretora de planejamento e gestão Celma Ramos, além da equipe técnica da SED e da Associação.
Durante a reunião foram abordados detalhes da Lei nº 18.672, de 31 de julho de 2023 que regulamenta o FUMDESC, a Lei Complementar 866 (15/1/2025), a Portaria 570 (27/2/2025) e o Decreto 893 (14/3/2025), destacando procedimentos essenciais para a correta oferta dos benefícios aos estudantes. Diversas dúvidas foram esclarecidas de maneira colaborativa. “A integração das instituições de ensino superior com a SED é fundamental para o sucesso do FUMDESC, garantindo mais estudantes beneficiados em todas as regiões do Estado”, destacou o presidente em exercício Everaldo Tiscoski. O diretor Marcus Tomasi reforçou que a secretaria está com “portas abertas” para colaborar com as instituições, visando ampliar e otimizar o programa.
Desde que entrou em vigor, no segundo semestre de 2023, o FUMDESC já beneficiou 16.444 estudantes catarinenses, investindo aproximadamente R$ 126 milhões em bolsas integrais ou parciais para custear mensalidades em cursos de primeira graduação. A AMPESC reúne 42 Instituições de Ensino Superior – IES ( Faculdades, Universidades, Centros de Ensino) em Santa Catarina, com presença em todas as regiões do Estado.
Foto: Everaldo Tiscoski (AMPESC), Marcus Tomasi (SED) e Sandro Albano (AMPESC)
Foto: Everaldo Tiscoski e Sandro Albano da AMPESC recebem os diretores da SED, Marcus Tomasi e Celma Ramos junto com a equipe técnica da Secretaria