O Prof. Cesar Lunkes juntamente com o Prof. Hermínio Kloch, da Diretoria da Ampesc, finalizaram a participação, juntamente com outras associações representativas do ensino superior, na reunião com o presidente do INEP – Danilo Dupas, sobre a virtualização das visitas de avaliação in loco.
As visitas de credenciamento, recredenciamento, autorização de cursos e reconhecimentos de cursos passam a ser virtuais.
⠀
Alguns pontos a destacar:
– Todas as visitas utilizarão o TEAMS para o momento das avaliações com visitas virtuais.
– As IES receberão os requisitos de tecnologia que deverão utilizar para apresentar os ambientes a serem visitados pelo celular ou câmeras.
– A avaliação virtual abrangerá também a disponibilização dos documentos digitalizados pela IES e as reuniões com os colaboradores (docentes, técnicos, CPA, tutores, alunos, etc..)
– Uma sugestão é que as câmeras sejam acopladas em uma cadeira de rodas para circular pela IES (sugestão da descomplica) no momento da visita virtual na IES.
– O projeto piloto aconteceu nas dependências da DESCOMPLICA e foi sucesso.
– A visita virtual ou presencial será um alinhamento com a IES. As agendas já marcadas e FE já preenchidos permanecem e podem ter parecer da IES antes de ocorrer, mas no formato virtual acontecerá mais rápido.
– Para os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia continuam as visitas SOMENTE presenciais.
– Afirmou que até o momento nenhuma visita de Direito EAD está com o INEP – todas estão ainda nos processos e trâmites com a SERES no MEC, mas acontecerão de forma virtual também.