Com a publicação da Portaria nº 609, no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 03 de junho, a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – AMPESC, deu um passo importante na esfera nacional. A associação é uma das entidades que poderão fazer a indicação para a escolha de conselheiros do Conselho Nacional de Educação – CNE.
As entidades deverão protocolizar, no Gabinete do Ministro de Estado de Educação, até 7 de julho de 2024, a lista tríplice com o nome e currículo dos indicados, que devem ser brasileiros de reputação ilibada, que tenham prestado serviços relevantes à educação, à ciência e à cultura.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Educação do Brasil (MEC), que atua na formulação e avaliação da política nacional de educação. Tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.