A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) esteve presente na recondução da reitora da Unesc à presidência da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta e seu vice, reitor da Uniplac, Kaio Coelho Amarante. O evento realizado na noite da última terça-feira (10/12) em Florianópolis, empossou também os membros do Conselho Fiscal e Deliberativo para o próximo biênio (2024/2026).
Representando o presidente da AMPESC, Cesar Lunkes — ausente devido a compromissos profissionais — participaram os conselheiros Expedito Michels (Centro Universitário Univinte) e Leandro Sorgatto (UCEFF Educacional). O evento, que ocorreu na sede da Associação Catarinense de Medicina, reuniu reitores, gestores universitários, parlamentares, prefeitos e outras autoridades, incluindo o governador do Estado, Jorginho Mello.
Em seu discurso, a presidente Ceretta agradeceu a presença da AMPESC, lembrando momentos em que as entidades tiveram posicionamentos distintos, na defesa de suas frentes de ação. Ela ressaltou que, em essência, ambos buscavam o mesmo objetivo que foi o de defender os estudantes e garantir a qualidade da educação catarinense.
Tanto a Acafe (composta por universidades comunitárias) quanto a AMPESC (formada por instituições particulares) desempenham papéis fundamentais no fortalecimento do ensino superior em Santa Catarina. Desde o segundo semestre do ano passado, com a aprovação das Lei Complementar 831 e da Lei 18.672 (ambas de 31/7/ 2023), a Acafe e AMPESC passaram a operacionalizar, distintamente, os programas do Governo do Estado que oferecem bolsas integrais (Programa Universidade Gratuita) e bolsas parciais de estudo (Programa FUMDES). Até agora, os dois novos programas atenderam cerca de 55 mil estudantes catarinenses, reforçando o papel estratégico das instituições privadas e comunitárias de ensino superior no desenvolvimento social, econômico e cultural.