Metodologias Ativas, Educação 4.0, Educação e Tecnologia, Inteligência Artificial e as Transformações Digitais foram alguns dos temas abordados no Seminário de Inteligência e Inovação na Educação Superior, que ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2019 (sexta-feira e sábado). Com uma turma de 80 participantes, o evento promovido pela Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, foi realizado estrategicamente na Associação Catarinense de Tecnologia – Acate.
O seminário contou com momentos de interação entre os participantes e patrocinadores, que ajudaram a oportunizar o curso para as 21 Instituições de Ensino Superior presentes. Foram apoiadores a Acate Vertical Educação, Cartório de Protesto de Santa Catarina – Recuperação de Crédito, Educação 4.0 – Professor Cassiano, Edusoft – Software De Gestão Educacional, Eng Multimidia – Mix De Serviços e Produtods em Tecnologia na Educação, Prof. Paulo Eduardo de Oliveira – Consultoria Educacional e Formação de Professores, Totvs – Soluções em Gestão e Unimestre – Software de Gestão de Instituições de Ensino.
O tema “Metodologias Ativas” foi abordado pelo Professor Dr. Paulo Eduardo de Oliveira, que destacou a importância de buscar a autonomia do aluno, a aprendizagem colaborativa e o conhecimento como realidade complexa e sistêmica. O foco foi que professor deve se inserir como tutor e mediador estimulando uma visão integral das funcionalidades da mente.
As atividades guiadas pelo do Prof. Paulo contemplaram as principais modalidades de metodologias ativas, que são a Sala de Aula Invertida (flipped classroom), Aprendizagem em Pares (peer learning), Ensino Híbrido (blended learning), Pedagogia de Problema (problem based learning) e Pedagogia de Projeto (project based learning).
O seminário finalizou com música, dinâmicas e muito aprendizado em “Educação 4.0” com o Professor Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto. Entre os assuntos abordados estavam: as mudanças na produção (Indústria 4.0), no trabalho e no emprego e os novos desafios da gestão e docência para as instituições da Educação Superior e Básica; as mudanças geracionais e seus impactos para o currículo e modelos de ensinoaprendizagem na educação superior, tecnológica, básica e corporativa; e a Inovação continuada nas instituições educacionais: concepção, execução e avaliação de um Programa Estratégico de Gestão da Inovação (PEGI).