Prova foi dividida em duas etapas e exigiu dos candidatos domínio da escrita, senso crítico e analítico
Domingo (27) foi dia de Vestibular de Verão 2020 no Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg). Os candidatos participaram das provas para concorrerem às vagas dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Pedagogia. Os vestibulandos realizaram as provas sobre uma dinâmica que proporciona criatividade e trabalho em grupo.
A prova foi divida em duas etapas: a primeira com uma dinâmica em grupo de rotação de estações, na qual os candidatos tiveram que avaliar três situações práticas; já a segunda etapa foi individual e escrita, em que cada candidato teve que desenvolver dois posicionamentos críticos.
A aplicação das provas iniciou pela formação de grupos com o objetivo de resolver três problemas que englobassem os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória escolar dos candidatos. Nesta etapa, eles foram estimulados a utilizar diversos meios tecnológicos, entre eles smartphone, computador e microscópio.
O professor mestre Rafael Pandolfi afirma que a prova representa a Instituição. “A dinâmica veio de encontro com a cara que o Cesurg vem dando para a inovação, ou seja, o Cesurg 5.0. Foram propostas situações problemas para que os vestibulandos realizassem na prática. Os alunos podiam utilizar os meios tecnológicos disponíveis, como trabalhamos com inovação no ensino, a proposta manteve o link com as habilidades e competências que eles desenvolveram no Ensino Médio, ou seja, eles tiveram que resolver aquelas questões na prática”, detalhou.
Para o diretor de Ensino mestre Eduardo Toledo Martins, o Cesurg proporcionou um processo de interação. “Por meio desta dinâmica conseguimos estimular os potenciais alunos a desenvolver habilidades para o trabalho em grupo, criatividade e a resolução de problemas complexos. O Cesurg 5.0 apresenta aqui, no momento do vestibular, um pouquinho do que ocorre no processo de formação de nossos acadêmicos”, finaliza o professor.
O Cesurg proporcionou aos vestibulandos como é Ser Cesurg. Por meio de uma dinâmica interativa, diagnosticou o conhecimento de entrada dos alunos e algumas das características pessoais, que passarão a ser potencializadas quando iniciarem a graduação. Para o Centro de Ensino Superior, fazer a diferença é surpreender de forma positiva a comunidade acadêmica em todos os seus contatos com a Instituição.