Na segunda-feira (16) o Prof. Dr. Sandro Albino Albano, Conselheiro da AMPESC e Diretor-Presidente do Grupo Educacional Censupeg participou da Mesa Redonda: O impacto das políticas públicas no acesso à educação superior a distância, no 29° CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Brasília. A participação na mesa foi um convite do Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Professor João Mattar. A AMPESC é parceira e apoiadora do CIAED.
Na sua apresentação, abordou pontos críticos do Ensino Superior, seguindo uma trajetória a partir da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB). Foram abordados temas como a lei do SINAES, PROUNI e FIES e o maior destaque de sua fala esteve concentrada no cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). Faltando pouco mais de um ano para o prazo expirar, mais de 90% das metas não foram cumpridas, especialmente, a Meta 12 que pretendia elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para cinquenta por cento e a taxa líquida da trinta e três por cento da população de dezoito a vinte e quatro anos. Hoje, o Brasil, tem pouco mais de 20% de pessoas nessa faixa etária.
“Políticas públicas para a democratização e o acesso ao ensino superior elevam o nível de escolarização, melhorando o desenvolvimento econômico e social, aumentando o capital intelectual, possibilitando melhorias no mercado de trabalho, impactando qualidade de vida e potencializado a democracia e a cidadania por meio da educação.”
O evento reúne até esta quarta-feira, 18 de setembro, educadores, tutores, gestores, alunos, designers instrucionais, membros dos setores governamentais, políticos, empresários e outros profissionais, nacionais e estrangeiros, em um ambiente para discussões e deliberações sobre questões relacionadas à EaD.