O Centro de Saúde Animal Prof. Guilherme – CSA do CESURG – Sarandi, realizou os primeiros atendimentos veterinários em um animal silvestre, sendo um cervo (conhecido popularmente como um veado mateiro).
O animal foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal nas margens da rodovia, de acordo com nota emitida nos canais de informações da PRF, conforme o comunicado o cervo havia sido atropelado e estava com ferimentos próximo a BR 386.
Os policiais fizeram o resgate e trouxeram o animal para o Centro de Saúde Animal – CSA, para a realização dos primeiros socorros. Segundo a médica veterinária Andriele da Costa Poerschke o cervo tinha várias feridas pelo corpo: “Pelas lesões possivelmente pode ser ataque de outros animais parecia dentes as lesões, fizemos medicação para dor e colocamos em local escuro e coberto, como é um animal silvestre ele se estressa muito fácil, fizemos curativos na ferida maior, medicamos para dor e foi encaminhado para Passo Fundo”.
De acordo com o diretor do Centro de Saúde Animal, o médico veterinário Rafael Pandolfi, “Apesar de ainda não realizarmos a internação de animais silvestres no CSA, possuímos uma estrutura completa que permite o recebimento e estabilização destes pacientes, garantindo um encaminhamento seguro até os centros de tratamento de animais silvestres”.
Após o atendimento de primeiros socorros pelo Centro de Saúde Animal Prof. Guilherme, o animal silvestre foi levado para Passo Fundo. Depois da realização do tratamento e recuperação ele será devolvido ao seu habitat natural.