Curso tem o intuito de instruir professores sobre como utilizar ferramentas digitais a fim de otimizar o contato com os alunos
Ensino à Distância (EaD) da Satc está realizando um curso aos professores da rede municipal de Turvo sobre as novas ferramentas necessárias para promover aulas online. O intuito é capacitar os docentes em como otimizar o contato com os alunos, através do Ambiente Virtual de Ensino (Aves). A plataforma, que segue a mesma metodologia da utilizada pela instituição, foi disponibilizada para as escolas municipais de Turvo e Jacinto Machado logo no início da quarentena.
Em torno de 50 educadores da rede municipal de Turvo participam do curso. A iniciativa é por conta da dificuldade encontrada por eles para manter o calendário escolar de forma remota. “Nós montamos uma proposta para os professores, onde nós os capacitamos à aulas com slides, uso do celular, edição de vídeos e outras ferramentas necessárias neste momento”, explica a coordenadora do EaD da Satc, Jaqueline de Godoi.
O curso, que vai até a próxima semana, é liderado pelo EaD da Satc, em parceria com os setores de Tecnologia da Informação (TI), coordenado pelo Fabiano Fernandes e de Tecnologias Aplicadas, coordenado pela Andreia Scarduelli. Segundo a coordenadora do EaD, a proposta é um novo diferencial que a Satc pretende colocar no mercado. “A Satc tem esse potencial da parte tecnológica, então o curso é produto novo que pretendemos fortalecer de agora em diante”, conta Jaqueline.
Ambiente Virtual de Ensino da Satc é referência
O Ambiente Virtual de Ensino da Satc foi disponibilizado para os dois munícipios do Extremo Sul Catarinense em abril deste ano, logo após o decreto de suspensão às aulas presenciais por conta da pandemia. As prefeituras pediram o apoio da instituição após saberem, através da recomendação do pai de um aluno do Colégio Satc de Turvo, da funcionalidade e dos benefícios do Aves.
A plataforma é baseada no Ava (Ambiente Virtual de Aprendizagem) utilizado na Satc, usando recursos direcionados para as aulas virtuais, com um novo banco de dados construído para atender as necessidades de cada instituição. Com o projeto, os municípios retomaram as atividades escolares, que haviam sido paralisadas no início da quarentena.
O diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, destaca que foi um projeto desafiador, mas que é gratificante saber que a instituição está contribuindo ainda mais para a educação de crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes em saber que nossos métodos adaptados de ensino online estão trazendo bons resultados. Nosso negócio é educar, e sabemos que isso inclui ajudar ao próximo”, pontua.