Aconteceu durante os dias 25 a 28 de abril de 2025, o evento internacional chamado “Desafio da Natureza Urbana (DNU 2025)”, que está em sua 10ª edição. Ele é organizado pelas equipes de Ciência Comunitária da Academia de Ciências da Califórnia e do Museu de História Natural de Los Angeles (NHM). Segundo os organizadores, trata-se do maior encontro de ciência cidadã e ambiental do planeta, reunindo durante 4 dias cidadã(o)s e cientistas para registrar, com fotos e gravações de sons, a vida silvestre das localidades onde moram e suas redondezas (plantas, animais, fungos, insetos etc.). A partir das observações feitas pelos cidadãos, os especialistas nas diversas áreas da biologia identificam as espécies e os gêneros em determinadas regiões, contribuindo para a compreensão da vida no planeta, descoberta de novas espécies e seu aumento ou diminuição, programas de preservação etc.
Os estudantes do 3º e do 5º período do curso de Filosofia, bacharelado, da Faculdade São Luiz, se envolveram ativamente no evento, no dia 28/04, das 8h às 11h30, na “Reserva Particular do Patrimônio Natural Chácara Edith”.
Segundo o prof. Eduardo Dalabeneta, a participação no evento oferece aos estudantes diversas oportunidades. “Para nós estudantes de filosofia este exercício une-nos a uma tradição que remonta ao nascimento da própria filosofia, onde os filósofos/as eram comprometidos com a observação da natureza. Além disso, aprimora nossa capacidade de observação de tudo que existe, ajuda a entender a natureza vegetal e animal e a compreender a relação entre natureza e cultura, o uso das terminologias linguísticas etc. Ao mesmo tempo, nos ajuda a perceber que a maior parte dos verbetes usados por essas ciências naturais nascem ou têm fundamento filosófico sem falar que até hoje todas as espécies são nomeadas em latim. Portanto, o envolvimento com a atividade Desafio da Natureza urbana 2025 possibilita que cultivemos a educação ambiental e que compreendamos a unidade dos saberes e como essa conexão possibilita os avanços de todas as áreas do conhecimento em vista do desenvolvimento humano”.