Janes Fidélis Tomelin apresenta o tema Identidade pedagógica e modelagens do EAD
Com o objetivo de dar primeiro passo na construção de um ecossistema internacional de formação de docentes voltados para a construção da escola do futuro, a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, sedia esta semana o evento Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica | 1ª primeira delegação internacional de docentes. Nele, o Reitor da UNIASSELVI, Janes Fidélis Tomelin realiza o workshop Identidade pedagógica e modelagens de ensino a distância (EAD).
O propósito do encontro é responder a seguinte pergunta: Como compreender e preparar as transformações no modo de ensinar e aprender, hoje e no futuro? Para isso, de segunda (9) a quarta-feira (11), acontecerão mais de 10 ações, como palestras e mesas redondas, com a participação de 17 oradores. Tomelin apresenta as ações estruturas e aplicadas na UNIASSELI, na tarde desta terça-feira (10).
Ao todo, estão presentes cerca de 70 instituições de ensino brasileiras, públicas e privadas. A inciativa foi idealizada pelo desejo de melhorar a educação por meio de um convênio entre a UC, Semesp (representante das mantenedoras de ensino superior do Brasil), STHEM (em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), Instituto Tecnológico de Monterrey (México) e da Arizona State University (EUA).
Foco da delegação
Com isso, é esperada a formação de uma aliança estrutural internacional e de diferentes níveis de ensino, capaz de esclarecer e adequar de maneira consistente e refletida os modelos de ensino-aprendizagem aos desafios das sociedades atuais e de um novo perfil de estudantes. Além do envolvimento das Escolas Projeto-piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
Para que as práticas sejam colocadas em ação, será cumprida uma agenda de trabalho anual, integrando formação, mobilidade, investigação e construção conjunta de referenciais, entre as entidades.
Sobre o primeiro dia, em resumo Tomelin disse que apesar de cada participante ter suas peculiaridades, todos possuem questões e desafios comuns:
“Onde nós perdemos o gosto em aprender? Como vamos levar para a sala de aula os desafios da vida real? Dentre as respostas: promover aprendizagem baseada em desafios. A educação em massa deve dar espaço a personalização em massa; as práticas tradicionais são menos inclusivas. Esses foram apenas alguns dos aspectos identificado somente no primeiro dia do evento. O que prova que essa realização é grande importância para docentes e alunos de todas as regiões”.
Por Redação UNIASSELVI