Quando você pensa em fila, o que vem à sua cabeça?
Banco, supermercado, aeroporto, cinema… quem frequenta esses locais sabe bem o transtorno que é se ver preso em uma fila para atendimento, perdendo tempo precioso que poderia ser utilizado em outras atividades.
No entanto todos estes locais, e muitos outros setores do comércio e serviços, já contam com soluções de autoatendimento que otimizam processos, reduzem filas e conquistam cada vez mais clientes.
Além de ser uma ótima solução para eliminar de vez as longas filas, o autoatendimento é também uma forma de aumentar a eficiência do trabalho das equipes.
Com as bibliotecas, não poderia ser diferente. Você com certeza sabe quais são os horários de pico de movimento em sua instituição, e como é difícil remanejar funcionários para realizar o atendimento de balcão. Por isso, é cada vez mais comum utilizar soluções de autoatendimento em bibliotecas, como tótens para consulta, retirada e devolução de materiais, entre outros equipamentos e processos de última geração.
A Bibliotheca está sempre pensando em maneiras de construir a biblioteca do futuro, e sabemos que para isso acontecer, é necessário otimizar o tempo do usuário e do staff. Vamos saber mais sobre como nossas tecnologias podem se tornar aliadas das bibliotecas na busca por um atendimento ainda mais agradável, eficiente e com mais autonomia para o usuário?
Como utilizar o autoatendimento nas bibliotecas
Em primeiro lugar, é importante reforçar que implantar o autoatendimento em uma biblioteca não substitui o valioso trabalho do bibliotecário e da equipe de atendimento.
É verdade que, com a popularização de smartphones, plataformas online, ferramentas de busca e redes sociais, os usuários estão cada vez mais habituados com a tecnologia. No entanto, é preciso ter em mente que diferentes perfis de usuários necessitam de diferentes graus de auxílio na hora do atendimento.
Enquanto algumas pessoas podem estar mais acostumadas com terminais de autoatendimento, outras podem precisar de suporte para aprender como utilizar a tecnologia. O staff de sua biblioteca, além de poder focar em atividades gerenciais, também será a referência dentro da biblioteca, auxiliando o usuário perante o uso da nova tecnologia.
Além disso, adotar plataformas de autoatendimento significa mais tempo para sua equipe se envolver em atividades de processamento técnico, promoção da leitura e difusão da informação. Com o autoatendimento, todos saem ganhando!
Autoatendimento traz maior autonomia para o usuário
Quem trabalha em bibliotecas escolares sabe que, durante o intervalo, a demanda de atendimento e circulação aumenta substancialmente. Em outros tipos de bibliotecas especializadas, diferentes momentos do dia ou mesmo demandas pontuais causadas por fatores externos podem acarretar transtornos à equipe e ao usuário.
A retirada em autoatendimento é uma das soluções para resolver este problema. O usuário pode realizar a retirada do material de forma autônoma, utilizando uma plataforma rápida e intuitiva de última geração.
Além disso, o usuário pode também contar com a facilidade extra do cloudLibrary, que fornece recibos interativos, lembretes, listas de leitura, entre outros recursos personalizáveis de acordo com as necessidades de sua instituição.
O cloudLibrary também minimiza o contato entre usuário, materiais e equipe: basta escanear o código de barras do item utilizando a câmera do celular, e em seguida passar o item por uma estação de empréstimos para desativar a segurança, e pronto! O usuário pode sair da biblioteca com o empréstimo realizado com muito mais rapidez.
Além disso, a tecnologia smartShelf para otimizar o tempo do usuário e da equipe nos processos de devolução: o material é devolvido diretamente em um armário de coleta inteligente, que realiza o registro no sistema e ativa a segurança do item, que pode ser prontamente recolocado nas estantes.
Mãe e filho utilizando smartShelf na biblioteca de Brisbane na Austrália
Todas estas soluções são integradas aos demais sistemas da biblioteca, permitindo gerar relatórios atualizados em tempo real!
Mais segurança para equipe e usuários
Utilizar soluções de autoatendimento é uma das maneiras de reduzir o número de pessoas que circulam simultaneamente na biblioteca, algo extremamente importante no período de reabertura das bibliotecas em tempos de COVID-19.
Além de eliminar etapas na retirada e devolução de materiais, permitindo uma circulação mais rápida pela biblioteca, o autoatendimento é uma maneira de aumentar a produtividade da equipe presencial da instituição, deixando os funcionários livres para outras tarefas importantes que, porventura, tenham sido deixadas para depois durante a pandemia.
Bibliotecas do Brasil inteiro já contam com autoatendimento
As soluções da Bibliotheca estão mudando o panorama do atendimento em instituições do mundo inteiro, incluindo o Brasil!
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já automatizou seu atendimento, utilizando a tecnologia RFID de radiofrequência para controle do acervo, inventário e segurança de acesso, com circulação dinâmica e ágil, diminuindo o tempo de espera do usuário.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é outra instituição que adquiriu máquinas de autoatendimento para otimizar os processos de circulação de seus mais de 126 mil títulos!
E a sua instituição, já conta com autoatendimento? Entre em contato com a equipe da Bibliotheca no Brasil e saiba mais sobre como a Bibliotheca pode ajudar sua instituição a economizar tempo e recursos!
Autoatendimento Bibliotheca na Universidade de Viena