system

Pesquisar no site:

NOTICIAS ¬

AMPESC apoia institucionalmente V COLÓQUIO DE ARTE


No período de 6 a 8 de julho de 2009 ocorrerá em Florianópolis/SC, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC o V Colóquio Sobre Ensino de Arte, juntamente com o I Encontro Regional FAEB/Sul 2009 o que tem por objetivos:

Socializar a produção acadêmica na área da arte e seu ensino na região sul;
Articular os arte-educadores em torno de questões que alimentem a prática docente em artes;
- Disseminar as pesquisas de referência na região sul;
- Estimular a escrita, a produção de registro sobre a prática, a pesquisa e a extensão no âmbito da rede escolar e da academia;
- Estabelecer redes de troca entre os pesquisadores e os professores de artes nas redes de ensino;
- Realizar o primeiro encontro de coordenadores de artes nos municípios com a intenção de debater as propostas curriculares das redes;
- Ampliar o referencial teórico prático dos participantes.

Programação:
Confira abaixo o programa preliminar do evento: 
Dia 06 de julho de 2009 - Segunda-feira
09h00 Recepção
10h00 Mesa 1
Desafios da Política e da Prática Docente em Arte
14h00 Comunicações
17h00 Mesa 2
Prática Pedagógica: os diferenciais da arte-educação
20h30 Evento Cultural 
Dia 07 de julho de 2009 - Terça-feira
08h30 Mesa 3
O Campo das Artes na Atualidade
10h30 Mesa 4
Tecnologias, Mídias e Arte
14h00 Comunicações
18h00 Assembléias das Associações Estaduais de Arte Educadores da Região Sul
(AGA - AAESC - Comissão provisória do Paraná) 
Dia 08 de julho de 2009 - Quarta-feira
10h00 Mesa 5
Olhares sobre o ensino de arte: a ética e a estética
14h00 Mesa 6
Arte, Diversidade e Formação de Professores
17h30 Encerramento 
*Programação sujeita a alterações  


Convidados
Palestrantes do Arteducação: 
-  Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
Violinista e violista e possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do setor de Educação e aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, musicalização, formação de professores, resgate da música popular e construção de instrumentos.
Na área musical sua experiência se concentra em orquestras sinfônicas, música de câmara, recitais e gravações de CD.

- Ida Mara Freire
Possui graduação em Pegagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984), Especialização em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989), Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado em Topicos Especificos da Educação pela University of Nottingham (2001).
Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina, É membro do conselho editorial dos periódicos NUPEART, Revista Ponto de Vista e Research in Dance Education.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação - Comunicação e Processos Inclusivos, atua principalmente no estudo e na pesquisa sobre os temas: diferença, cegueira, corpo, dança e formação de professores.
Lider do Alteritas grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Diretora, coreógrafa e dançarina do Potlach Grupo de Dança.  
- Ivone Mendes Richter
Possui graduação em Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Master In Art Education pela Concordia University (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000).
Atualmente é professora pesquisadora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, ensino de arte, multiculturalismo, ensino intercultural.  
-  Luciana Gruppelli Loponte
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).
Atualmente é pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.
É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, arte e educação, gênero e artes visuais. 
-  Marcia Pompeo Nogueira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Drama - University Of Exeter (2002).
Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro na Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidade, teatro para o desenvolvimento. 

Submissão de Trabalhos:
Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pela Internet impreterivelmente até as 23:59 horas (horário oficial de Brasília) do dia 30 de maio de 2009, pelo e-mail: trabarteducacao@masterprom.com

Antes de enviar os trabalhos, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados com vírus, examinando-os cuidadosamente, com antivírus atualizado. Trabalhos que não atendam a esta exigência serão excluídos.

Grupos de Trabalho (GTs):

a) Formação de Professores de arte
b) Arte nas escolas e interdisciplinaridade
c) Ensino de arte e a educação ambiental
d) Ensino de arte: transdisciplinaridade, cidadania e inclusão
e) Currículo e avaliação no ensino de arte
f) Ensino de arte: antigas e novas tecnologias
g) História do ensino de arte no Brasil
h) Ensino de arte na EJA
i) Arte, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Os trabalhos deverão ser submetidos nas especificações expostas no site http://www.masterprom.com/arteducacao/, assim como informações das inscrições.
Av. Pref. Osmar Cunha, 183 | Ceisa Center - Bloco B - Sala 410 | 88015-100 | Centro | Florianópolis/SC | Fone: (48) 3225-2445