system

Pesquisar no site:

NOTICIAS ¬

Inep/MEC divulga os novos indicadores de qualidade das IES.

Diante desse “cenário”, a AMPESC comunica que realizará no dia 24/09, em Fpolis, o Mini-Curso Normativas e Diretrizes do ENADE 2009.


O facilitador convidado, renomado na área, Professor Doutor Mário César Barreto Moraes (Integrante Comissões SESu/MEC e INEP; Coordenador da Comissão Técnica do ENADE em Administração, Vice-Presidente Membro Comissões Institucionais do MEC, Líder do Grupo de Pesquisa Strategos, Pesquisador na área de Educação, Ensino de Administração e Avaliação Institucional, Foi Dirigente, Chefe de Departamento e Coordenador de Mestrado da ESAG/UDESC) tratará sobre os temas:


• O que é e quais os objetivos do ENADE
• Procedimentos metodológicos de cálculo
• O Conceito Preliminar de Curso na Avaliação da Educação Superior
• Portaria 821/09: Nova forma de calcular o CPC
• Dispensa e Justificativa de Ausência
• Componentes que integram desempenho da IES
• A importância da Avaliação Discente (Questionário socioeconômico)
• Novos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras


Os maiores custos do evento serão subsidiados pela AMPESC, ficando às associadas uma taxa.


Vagas limitadas. Reserve já a sua institutoampesc@ampesc.com.br !


_____________________________________________________________


Ministério divulga indicadores de qualidade das instituições
Fonte: MEC   
Os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), referentes a todas as universidades, centros universitários e faculdades do país foram divulgados nesta segunda-feira, 31, no Ministério da Educação. O IGC 2008 torna públicos os indicadores de qualidade de 2 mil instituições. A maioria – 884 – obteve nota 3, numa escala de 1 a 5 , o que 3 é considerado satisfatório. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3.
O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o IGC está cumprindo a função de diminuir as distâncias entre instrumentos de avaliação objetivos e as visitas in loco de especialistas às instituições. “As avaliações in loco vem confirmando os indicadores apontados pelo IGC”, disse. Segundo o ministro, o indicador permite aos avaliadores in loco aferir as deficiências apontadas na avaliação objetiva. “Antes da criação do IGC, os resultados eram muito diferentes”.
Caso as visitas dos especialistas confirmem o resultado do IGC, as instituições com notas inferiores a 3 têm prazo para recorrer desse resultado. Mantida a nota baixa, a instituição não poderá abrir novos campi, cursos ou ampliar vagas em cursos existentes até resolver os problemas indicados, mediante termo de saneamento firmado com a Secretaria de Educação Superior.
“Cada caso é avaliado de perto e, nos casos mais graves, pode haver suspensão dos processos seletivos e até o descredenciamento da instituição”, informa a secretária de educação superior do MEC, Maria Paula.
Cálculo do IGC – Para a graduação, o cálculo do IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de indicadores de corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade da pós-graduação numa escala de 1 a 5.
O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez em 2008, a partir da dos resultados do CPC 2007, compreendendo todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008, divulgado hoje, atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.
Assessoria de Comunicação Social 

Av. Pref. Osmar Cunha, 183 | Ceisa Center - Bloco B - Sala 410 | 88015-100 | Centro | Florianópolis/SC | Fone: (48) 3225-2445