system

Pesquisar no site:

Instituto Ampesc


INSTITUTO ¬   REALIZAÇÕES ¬  


Curso Novo Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação Latu Senso - Especialização
20/08/2018

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – Ampesc realizou na segunda-feira (21/08) o Curso Novo Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação Latu Senso - Especialização com a Profª. Denise Sawaia Tofik. Estavam inscritos 57 profissionais da área da educação entre gestores, diretores, coordenadores e técnicos em assuntos educacionais.

O evento contou com o apoio institucional do CRA/SC e apoio das empresas BRG Educacional, Delinea Tecnologia Educacional e da Sinal Link Acessibilidade. 

Entre os assuntos abordados no Curso Novo Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação Latu Senso - Especialiação estiveram a Regulação da pós-graduação Lato Sensu no Brasil: legislações vigentes; O conceito de Pós-graduação Lato Sensu Especialização; A oferta pelas IES da Pós-graduação Lato Sensu Especialização presencial e a distância: critérios e condições; Pós-graduação Lato Sensu – marco regulatório atual; O novo marco regulatório dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização; Cadastro Nacional da Pós-Graduação e Elementos para a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização.



VER FOTOS

Apresentação Marco Regulatório Pós

Seminário Ead - Minha IES foi credenciada e agora?
01/08/2018

A Ampesc realizou na quarta-feira (1º/08) o Seminário Ead - Minha IES foi credenciada e agora? com o facilitador Prof. Luiz Filipe Trivelato. Estavam inscritos 54 profissionais da área da educação entre gestores, diretores, coordenadores e técnicos em assuntos educacionais.

O evento contou com o apoio institucional da Sagah Soluções Educacionais e do CRA/SC e patrocínio das empresas Athina Seguros, Bybypaper Gestão Eletrônica de Documentos e Fundacred Crédito Educativo. 

A educação superior a distância cresce no país em ritmo mais acelerado que a educação presencial. Os dados do último Censo da Educação Superior – de 2015 – mostram que enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o EaD teve expansão de 3,9%.

O EAD já representa 26% da educação superior no País. E vai crescer ainda. Estudo realizado pela Sagah, empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD, prevê que, em 2023, o ensino superior a distância já corresponderá a 51% do mercado.

Entre os assuntos abordados no Seminário Ead - Minha IES foi credenciada e agora? Estiveram a Apresentação do Mercado Ead , a Jornada Do Aluno e a Estruturação Polos - Processos e Modelo Comercial



VER FOTOS

Apresentação Prof. Luiz Trivelato
Jornada EaD

Encontro com o NAPI - Formação do Procurador Institucional
07/06/2018

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – Ampesc  - realizou no dia 07 de junho de 2018, na Casa de Eventos Provincialado Coração de Jesus, em Florianópolis, o Encontro com o NAPI - Formação do Procurador Institucional, com o apoio institucional da Faculdade Fean e Instituto de Competências.

No período da manhã houve a palestra com a Coordenadora NAPI/SERES/MEC, Maria Adelaide Santana Chamusca, sobre o Núcleo de Atendimento e suas funcionalidades e a apresentação do Curso de Formação de Pi, pela Professora Maria Helena Krüger.

O Técnico Especialista em regulação, supervisão da educação superior e CEBAS, Tiago Carvalho Ribeiro, também esteve presente.  Durante todo o período, foram realizados 26 atendimentos individuais às instituições.

O Encontro com o NAPI - Formação do Procurador Institucional contou com representantes de sete estados brasileiros: Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.



VER FOTOS

Apresentação Curso de PI
Apresentação NAPI
Decreto nº 9057_2017
Decreto nº 9235_2017
P MEC 330_2018_diploma digital IES_SESU
Portaria MEC nº 11_EAD_2017
Portaria MEC nº 19_INEP_2017
Portaria MEC nº 20_Padrão decisório_2017
Portaria MEC nº 21_emec_2017
Portaria MEC nº 23_Fluxo_2017
Portaria MEC nº 315_Supervisão_2018

Seminário ENADE proativENADE2018 – O Enade e Sistemas de Avaliação das IES
21/05/2018

A Associação de mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – Ampesc realizou na segunda-feira, 21/05, em Florianópolis, o Seminário ENADE proativENADE2018 - O Enade e Sistemas de Avaliação das IES, brilhantemente ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Mendes Nicolini.

O seminário trouxe uma forma de consolidar os instrumentos avaliativos utilizados pelas IES como uma forma de acompanhar o progresso dos estudantes, num sistema alinhado com as políticas do SINAES para não haver surpresas com os egressos.

Estiveram presentes 81 profissionais da área da educação entre dirigentes e diretores; reitores e pró-reitores, coordenadores e supervisores; advogados, assessores e consultores; professores; áreas administrativas, secretárias acadêmicas, PI’s e técnicos em assuntos educacionais, representando por 26 instituições de ensino superior de 22 cidades de 7 estados: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Seminário ENADE proativENADE2018 - O Enade e Sistemas de Avaliação das IES contou com o patrocínio das empresas:  Bibliotheca Soluções, Gennera Plataforma de Gestão, Petter e Tumelero Advogados Associados e Santos Jr. Consultoria. Os patrocinadores estiveram presentes durante todo o período atendendo os participantes e apresentando seus produtos e serviços.

O encontro contou ainda com a fala do Dr. Jair Santos Jr. , que tratou das “Estratégias Institucionais de composição de matrizes curriculares para melhora de desempenho no ENADE” e apresentou o 24º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância.

Acesse a apresentação “Estratégias Institucionais de composição de matrizes curriculares para melhora de desempenho no ENADE” no link: https://prezi.com/7tujgo29scka/210518-estrategias-institucionais-de-desempenho-no-enade/



VER FOTOS

Apresentação - Prof. Dr. Alexandre Nicolini

“Cerimônia de Inauguração da Galeria de Presidentes e Homenagem aos Presidentes Ampesc”
11/05/2018

Ampesc homenageia seus presidentes em evento da Alesc

 

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) realizou na última sexta-feira, 11 de maio de 2018, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a Cerimônia de Inauguração da Galeria de Presidentes com homenagem aos Presidentes da Ampesc.



VER FOTOS

“O Cenário do Ensino Superior Privado no Brasil”,

WORKSHOP AMPESC 09/03/2018 em Florianópolis/SC
09/03/2018

WORKSHOP NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

IMPACTOS NAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS

09 de março de 2018 (sexta-feira) | 09 às 18 horas

Local: Sociedade Divina Providência – Florianópolis/SC




VER FOTOS

09/03 - AUTORIZAÇÃO DE CURSO - NOVO INSTRUMENTO
09/03 - CREDENCIAMENTO DE IES - NOVO INSTRUMENTO
09/03 - RECONHECIMENTO DE CURSO - NOVO INSTRUMENTO
09/03 - RECREDENCIAMENTO DE IES - NOVO INSTRUMENTO
I parte - Apresentação Novos Instrumentos
II parte - Apresentação Novos Instrumentos

WEBCONFERÊNCIA - Esclarecimentos sobre o Fies 2018 - P-Fies (Novo Fies)
24/01/2018

A Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, realizou no dia 18 de janeiro a WEBCONFERÊNCIA - Esclarecimentos sobre o Fies 2018 - P-Fies (Novo Fies).

Ministrantes:

ALEXANDRE MORI: ASSESSOR TÉCNICO PROUNI E FIES DO SEMESP.

DR. JOSÉ ROBERTO COVAC: DIRETOR JURÍDICO DO SEMESP E SÓCIO DA COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS.

 

 

 https://youtu.be/9L8k5uEftlg

 

 



Curso Prático de Formação de Operadores de FIES
11/12/2017

Florianópolis recebeu na última segunda-feira (11/12), Alexandre Mori, Assessor Técnico Prouni e Fies do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), para o Curso de Formação de Operadores de Fies 2017. 
O evento contou com a presença de 45 participantes de sete estados brasileiros, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O evento teve como foco principal o Novo Fies, Lei nº 13.530, de 07/12/2017.



VER FOTOS

Apresentação - FORMAÇÃO DE OPERADORES DO FIES

Curso Laboratório Avaliação Institucional Interna: AutoAvaliação e CPA e PI: Práticas nos Processos Regulatórios e Avaliativos
16/11/2017

A Ampesc , Associação de mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, realizou nos dias 16 e 17 de novembro, o Curso Laboratório Avaliação Institucional Interna: AutoAvaliação e CPA e PI: Práticas nos Processos Regulatórios e Avaliativos.

O treinamento foi conduzido pelos professores Maria Helena Krüger e Vladimir Bernardi e contou com representantes de 26 Instituições de Ensino Superior, sendo 80% associadas Ampesc.  Estiveram presentes 34 profissionais da área da educação entre dirigentes e diretores; coordenadores; procuradores e pesquisadores institucionais, analistas institucionais, professores, secretárias acadêmicas, presidente de CPA e técnicos em assuntos educacionais.



VER FOTOS

APRESENTAÇÃO PROF. MARIA HELENA
DEC 5.773_2006 - Regulação, Supervisão e Avaliação de IES e
DEC 5.786_2006 - Centros Universitários
Dec 9.057_2017 - Regulamenta EAD na LDB
e-MEC - Cadastro e Gerenciamento de Auxiliar Institucional
e-MEC - Funcionalidade de Vinculação de Cursos EAD e Polos
IN 1_2014 - Prazo de Cadastro de Pós-Graduação Lato Sensu
IN 1_2015 - Regularidade Pós-Graduação Lato Sensu
IN 1_2017 - Autorização de Direito
IN 2_2014 - Padrão Decisório em Reconhecimento de Cursos
IN 3_2014 - Padrão Decisório em Renovação de Reconhecimento
IN 4_2013 - Dispensa de Visita em Autorização de Curso
IN 4_2014 - Altera Prazo de Cadastro de Pós-Graduação Lato S
Laboratório Acadêmico - PI - Ampesc - Novembro 2017
LEI 10.861_2004 - SINAES
LEI 9.394_1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional - L
NT 12_2017 - Procedimento de Calculo da Nota Final do ENADE
NT 13_2017 - Procedimentos e Prazos para CPC 2015
NT 62_2014 - Estrutura do Relato Institucional
NT 65_2014 - Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institu
NT 793_2015 - Matriz Curricular
PN 10_2016 - Aumento de Vagas
PN 10_2017 - Altera Inciso IV do Art. 57 da PN 40-2007
PN 11_2017 - Estabelece normas Cred. de IES e Aut. Cursos EA
PN 19_2016 - Transferência de Mantença
PN 1_2017 - Prazo de Validade de Atos Regulatórios de IES
PN 20_2016 - Redução de Vagas e altera PN 10-2016
PN 24_2013 - Prazo para solicitar Reconhecimento de Curso
PN 26_2016 - Calendário Anual e-MEC
PN 40_2007 - Institui o e-MEC e consolida os Indicadores de
POR 1.382_2017 - Aprova em extratos os indicadores dos Instr
POR 1.383_2017 - Aprova em extratos os indicadores dos Instr
POR 10_2009 - Critérios para Dispensa de Visita
POR 1442_2016 - Apuração de Irregularidades de IES no ENADE
POR 550_2017 - Procedimentos sobre Insumos do Cálculo e de D
POR 624_2016 - Procedimentos de Dispensa de Participação no
RES 1_2010 - Normas e Procedimentos para Centro Univeristári
RES 2_2014 - Cadastro Nacional de Pós-Graduação Lato Sensu
RES 3_2010 - Normas e Procedimentos para Universidade
RES 5_2017 - Altera normas Cred. e Recred. Universidades

SEMINÁRIO AMPESC SOBRE REFORMA TRABALHISTA
27/10/2017

Florianópolis recebeu na última sexta-feira (27/10), os advogados Drs. Carlos Magno e José Roberto Covac para o Seminário Ampesc sobre reforma trabalhista. O evento contou com a presença de 64 participantes de cinco estados brasileiros, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

 

O evento iniciou com a palestra “Novo FIES e principais alterações EaD” com o Dr. José Roberto Covac - Diretor Jurídico Do Semesp e Sócio da Covac Sociedade de Advogados, que Também tratou da Reforma Trabalhista voltada para o ensino superior.

O Dr. Carlos Magno aprofundou temas como: Dano extrapatrimonial; A composição das perdas e danos; Benefício da justiça gratuita; Honorários de sucumbência; e Responsabilidade por Dano Processual e litigância de má fé.

 

O seminário finalizou com o sorteio do E-Book Reforma Trabalhista - Legislação Comparada de Aristeu de Oliveira, da Editora Atlas – Grupo Gen, aos participantes presentes no final evento. A ganhadora do e-book foi Marli Aparecida Boesing Variani, coordenadora de RH da FADEP -Associação Patobranquense de Ensino Superior S/C Ltda. – Pato Branco / PR



VER FOTOS

Apresentação Dr. Carlos Magno
Apresentação Dr. Covac FIES
Apresentação Dr. Covac Reforma Trabalhista
Material Extra-A Reforma Trabalhista Comentada-BortolottoAdv
Material Extra-Reforma Trabalhista e o Reflexo nas IES

SEMINÁRIO: Como melhorar a nota do ENADE e CPC e Novo Marco Regulatório do EAD
26/09/2017

A Associação de Mantenedora Particulares de Educação de Santa Catarina – Ampesc realizou na última terça-feira (26), em Florianópolis, o Seminário: Como melhorar a nota do ENADE e CPC e Novo Marco Regulatório do EAD, com os Profs. Drs. Cosme Massi, João Vianney e Malcon Anderson Tafner.

 

 

O Evento, uma parceria entre Ampesc e Hoper, contou com representantes de 23 Instituições de Ensino Superior (IES), de 14 cidades de quatro estados brasileiros, Ceará, Pará, Paraná e Santa Catarina. 

 

 

Representando o Presidente Hermínio Kloch, o Conselheiro Everaldo José Tiscoski foi o intermediador das palestras. O seminário iniciou com o tema Mercado e o Novo Marco Regulatório da EAD, ministrada pelo Prof. Dr. João Vianney. Em seguida o Prof. Dr. Cosme Massi tratou dos temas: O que o CPC mede?, O novo CPC e suas implicações na proposta pedagógica dos cursos, É possível uma nota 5? e Estratégias de gestão e novas metodologias para a melhoria da nota do CPC.

 

 

No período da tarde, com os Profs. Drs. Cosme Massi e Malcon Anderson Tafner, o assunto foi o Enade, Como melhorar a Nota e como utilizar métodos de Learning Analytics para isso. 

 

 

O dia finalizou com a apresentação de cases de sucesso das IES associadas da Ampesc. A Professora Gabriella Depiné Poffo, Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Avantis, de Balneário Camboriú, apresentou o case “Enade? Nunca ouvi falar”. Já o Diretor Geral da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, Flávio Balbinot, apresentou o case “Resultados do Enade”.



VER FOTOS

Apresentação EaD - Professor Vianney
Apresentação Enade Analytics - Profs. Cosme e Malcon
Apresentação Enade: nunca ouvi falar - Case Avantis
Estrategias para melhoria do CPC - Prof. Cosme

Workshop GESTÃO ACADÊMICA: qualidade e inovação
16/08/2017

Nos dias 16 e 17 de agosto, quarta e quinta-feira, a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina - Ampesc trouxe a Florianópolis o Workshop GESTÃO ACADÊMICA: qualidade e inovação, ministrado com brilhantismo pela Profª Drª APARECIDA DO CARMO FRIGERI BERCHIOR. O workshop organizou-se em três eixos de abordagem, tendo em vista a qualidade da ação educacional: coordenadoria de curso, projeto pedagógico de curso e metodologias, que envolvem os diagnósticos e estratégias de aprendizagem.

O evento contou com mais de 120 participantes inscritos, atendendo grande parte das Instituições de Ensino Superior associadas, além de não associadas de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Este encontro também foi marcado pela Edição em SC da SERES EM AÇÃO. Estavam presentes o Secretário, Henrique Sartori de Almeida Prado, que palestrou sobra as perspectivas para a Educação Superior, e equipe da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), que falou das Novas Diretrizes do EaD e atenderam as Instituições de Ensino Superior sobre os Processos Regulatórios e EaD. Várias IES trouxeram seus questionamentos e pendencias que puderam ser esclarecidas e resolvidas.



VER FOTOS

Apresentação - Projeto Pedagógico de Curso
Apresentação - Coordenador/Gestor
Apresentação - Diagnósticos e Estratégias de Aprendizagem
Apresentação EAD - Capacitação SERES
Apresentação SERES
CC - Controle De Evasão
CC - Controle de Retirada de Livros da Biblioteca
CC - Metas e Ações do Curso
CC - Prática 1
Cenário de Desempenho de um Curso no Enade
Decreto nº 9.057_2017_regulamenta artigo 80 da LDB_republica
Portaria Normativa nº 11_2017_EaD_republicada
PP - Portaria Inep nº 220 - Ciências Contábeis
PP - Análise De Uma Questão Discursiva - Relatório Inep
PP - Atendimento a Requisitos Legais
PP - Planejamento Processo Ensino Aprendizagem
PP - Portaria Enade
PP - Relatório de Autoavaliação de Curso
Prática: Tipologia - Múltipla Conceitos-Chave Modelo
Questionário Do Estudante
Textos Referenciais

Seminário "Financiamento Universitário Privado: Desafios & Estratégias"
10/05/2017

A Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, realizou 10 de maio de 2017, em parceria com a CM Consultoria, o Seminário "Financiamento Universitário Privado: Desafios & Estratégias",  ministrado com brilhantismo pelo Professor Carlos Monteiro.

O evento contou com a presença de 35 profissionais entre professores, gestores e dirigentes, coordenadores, assessores pedagógicos, pesquisadores institucionais e secretárias acadêmicas de 15 cidades de 5 Estados: Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na abertura, o presidente da Ampesc, Prof. Expedito Michels, proferiu algumas palavras, apresentou Prof. Carlos Monteiro, primeiro palestrante do dia, e deu início ao evento .

No período da tarde, após pausa para um Brunch, tivemos a participação das empresas convidadas: Instituto Educar, com a Profa. Lígia Pimenta apresentando a plataforma Creduc.  E Vórtx, com  e Juliano Cornacchia, apresentando as Antecipações de Recebíbeis. 

O dia finalizou com nova apresentação de Prof. Carlos Monteiro, sobre Crédito Próprio, marketing, reputação e força da marca, captação e retenção de alunos, dentre outros assuntos de grande importância.

Prof. Everaldo Tiscoski, conselheiro Ampesc, encerrou o evento agradecendo a presença de todos. 

Até nosso próximo evento!



VER FOTOS

Apresentação Prof. Monteiro-manhã
Apresentação Sra. Lígia Pimenta - Creduc
Apresentação Vortx
Prof. Carlos Monteiro (tarde)- Credito Próprio

Painéis: "Eficácia Econômica e Acadêmica do Projeto Pedagógico de Curso" e "Questões relevantes para o novo cenário da Educação Superior"
30/11/2016

A Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, realizou na última quarta-feira (30/11), em parceria com Hoper Educação e Somos Educação, o Painel "Eficácia Econômica e Acadêmica do Projeto Pedagógico de Curso", ministrado com brilhantismo pelo Professor Urias Barbosa.

O evento contou com a presença de 54 profissionais entre professores, gestores e dirigentes, coordenadores, assessores pedagógicos, advogados, bibliotecários, pesquisadores institucionais e secretárias acadêmicas de 18 cidades de 6 Estados: Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Na abertura, o presidente da Ampesc, Prof. Expedito Michels, proferiu algumas palavras e pediu um minuto de silêncio em homenagem e respeito às vítimas do trágico acidente aéreo, que vitimou os atletas da Chapecoense, convidados e jornalistas.

Após o encerramento deste primeiro painel, da parte da manhã, os participantes associados foram convidados para o almoço de confraternização de fim de ano da Ampesc.

No período da tarde, o Prof. Expedito Michels fez uma breve apresentação e o Prof. José Tafner, idealizador da Ampesc, também discorreu algumas palavras sobre a implantação e a história da Associação.  

Na sequência, as Instituições Associadas foram presenteadas com o livro "503 dúvidas que você tem sobre o ensino superior brasileiro", de autoria do Prof. Mário César Barreto Moraes (Prof. Marinho), que falou sobre a obra e autografou os exemplares.

O dia finalizou com o Painel "Questões relevantes para o novo cenário da Educação Superior", em que o Dr. Ricardo Luiz Salvador, falou sobre o Fies, o ProUni e do Panorama Geral sobre mudanças de MEC e Convergências da Regulação. 



VER FOTOS

Apresentação Dr. Ricardo Luiz Salvador

Seminário Sala de Aula Invertida - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
04/10/2016

A Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, realizou na última terça-feira (04/10), em parceria com o Grupo A Educação, o Seminário Sala de Aula Invertida - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. E evento contou com 128 participantes de 10 Estados brasileiros. 

Ministrado com brilhantismo pelos professores Paulo Eduardo de Oliveira e Prof. Gustavo Hoffmann, o seminário superiou as expectativas e contou com o diferencial de ser filmado, o que propiciará aos inscritos a revisão dos conteúdos abordados.  



VER FOTOS

Apresentação A Nova Sala de Aula - Prof. Gustavo
Apresentação Metodologias Ativas - Prof. Paulo
Filmagem Palestras Profs. Paulo Oliveira e Gustavo Hoffmann

WORKSHOP INSTRUMENTOS VIGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES, INDICADORES E IMPACTOS NAS IES
11/07/2016

A Ampesc realizou nas últimas segunda e terça-feira (11 e 12 de julho) e  WORKSHOP INSTRUMENTOS VIGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES, INDICADORES E IMPACTOS NAS IES. O Evento foi ministrado com blilhantismo pela Profa. Dra. Aparecida do Carmo Frigeri Berchior. 

Foram dois dias em que os 92 participantes puderam conhecer mais sobre o novo instrumento de avaliação de cursos e o recredenciamento das IES.

 



VER FOTOS

1 - Apresentação Novo instrumento de avaliação de cursos
2 - Prática 1- competências
3 - Modelo - relatório de autoavaliação de curso
4 - Modelo - atendimento a requisitos legai
5 - Modelo - sugestão de documentos visita in loco
6 - Apresentação Avaliação Externa
7 - Prática 2 - síntese notas técnicas nº 62 e 65
8 - Listagem de documentos - avaliação
9 - Apresentação Pearson

SEMINÁRIO: “A SUSTENTABILIDADE E A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA IES”
10/05/2016

Na terça-feira , 10/05/2016,  a Ampesc promoveu o SEMINÁRIO: “A SUSTENTABILIDADE E A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA IES”. O evento foi realizado na Sociedade Divina Providência (SDP), em Florianópolis/SC, e contou com a presença de aproximadamente 50 participantes.

 

Assuntos abordados:

Workshop 1 - O papel da iniciativa privada no fortalecimento da educação brasileira: Sustentabilidade e Atuação das PMIES.

Facilitadores: Profs. Débora C. Brettas Andrade Guerra; Gustavo Hoffmann e Luiz Filipe Trivelato.

 

Workshop 2 - O CENSUP e a inteligência competitiva na IES: como utilizar as informações oficiais a favor da instituição, monitorando os macros e microambientes.

Facilitadores: Leonardo Alves Labres; Guilherme Lemos Santos e Fádua Andrade.



VER FOTOS

1 -Gestão de Instituições de Ensino Superior - Débora Guerra
2 -Modelo acadêmico Alis - Sr. Gustavo Hoffmann
3 -Apresentação - Grupo A - Luiz Filipe Trivelato
4 -O CENSUP e a inteligência competitiva na IES
5 -APP O CENSUP e a inteligência competitiva na IES
6 -Apresentação NIC- Fádua Andrade

Seminário proativENADE2016
18/04/2016

REGRAS - ESTRATÉGIAS DE PREPARAÇÃO - SUCESSO ENADE 2016

 

Florianópolis recebeu na última segunda-feira (18/04) o Seminário proativENADE2016: NOVAS REGRAS - ESTRATÉGIAS DE PREPARAÇÃO - SUCESSO ENADE 2016”. Os Profs. Drs. Alexandre Mendes Nicolini e Rui Otavio Bernardes de Andrade trataram do impacto do Enade para o desenvolvimento global das IES, a Taxonomia de Bloom como modelo, análise e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, as novidades da portaria do Enade 2016 e lições das anteriores e os relatórios de curso e IES do Enade como fonte de informação gerencial para aumentar a nota.

No final do seminário houve o Lançamento em SC do livro “PADRÃO ENADE: Análise, Reflexões e Proposições à Luz da Taxonomia de Bloom”, organizado pelos palestrantes.  



VER FOTOS

Elaboração de Questões e Itens de Múltipla Escolha
Oficina de Dimensões de Aprendizagem Café com Bloom
Padrão Enade
ProativEnade2016

Seminário: “Construindo um Modelo de Financiamento de Crédito Estudantil para o Ensino Superior”
16/03/2016

Foi realizado no dia 16/03 num ambiente acolhedor, a Casa de Eventos Provincialado Coração de Jesus, o Seminário: “Construindo um Modelo de Financiamento de Crédito Estudantil para o Ensino Superior”. 

 A Ampesc trouxe mais uma vez a Santa Catarina, por meio de uma parceria, o Prof. Dr. Carlos Monteiro, pesquisador e especialista na área da educação.

Foi uma oportunidade de conhecer um novo modelo de Financiamento Estudantil para o Ensino Superior. O conteúdo programático foi cuidadosamente elaborado para atender as necessidades atuais dos Gestores, Coordenadores, Dirigentes, Professores e envolvidos com a educação superior.



VER FOTOS

Apresentação - Financiamento Estudantil
CENSO 2014 X REALIDADE 2016

Seminário: Contrato de Prestação de Serviço Educacional, Composição da Anuidade Escolar para 2016 e Gestão do Fies
18/09/2015

ALEXANDRE HABBIB MORI, JOSÉ ROBERTO COVAC e RODRIGO CAPELATTO vieram a Florianópolis para tratar sobre o Contrato de Prestação de Serviço Educacional; a composição da Anuidade Escolar para 2016 e a Gestão do Fies considerando as recentes alterações nas normas, otimizando as vantagens do programa e minimizando os seus riscos.



VER FOTOS

Apresentação Dr. José Roberto Covac - Alterações no FIES
Apresentação Dr. José Roberto Covac - Prestação de Serviços
Apresentação Dr. Rodrigo Capelato - Anuidades
Apresentação Dr. Rodrigo Capelato - Distribuição de Vagas
Apresentação Sr. Alexandre Mori - Contrato
Lei de Inclusão
Planilha de custos

SEMINÁRIO AMPESC – CHANCELA HOPER EDUCAÇÃO: “GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM E COMO AMPLIAR O DESEMPENHO DA IES NO ENADE”
07/08/2015

Um evento especial destinado aos educadores. Foi esse objetivo do Seminário “Gestão do Ensino e da Aprendizagem e Como Ampliar a Performance no ENADE”, que foi promovido pela Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) no dia 7 de agosto, em Florianópolis. 

Com oito horas de duração, o seminário teve a assinatura da Hoper Educação, empresa paranaense que ao longo de 17 anos apoiou mais de 1.300 Instituições de Educação, no Brasil e no exterior, a melhorar a gestão. O seminário teve oito horas de aprendizado com especialistas que acompanham as tendências mundiais: os profs. Drs. Ryon Braga e Cosme Massi.

O participante pode conhecer as novas tecnologias de aprendizagem que estão colaborando com os líderes das instituições para a tomada de decisões estratégicas, com informações relevantes para uma educação diferenciada. Conheceu, também, o motivo das mudanças que estão ocorrendo nos processos de ensino e aprendizagem nas IES em todo o mundo e as tecnologias do EaD que se aplicam no cotidiano da sala de aula presencial, além das novas soluções de aprendizagem que estão auxiliando as Instituições de Educação Superior a elevar o conceito de curso.



VER FOTOS

Apresentação Prof. Dr. Cosme Massi
Apresentação Prof. Dr. Ryon Braga

Seminário para Bibliotecários do Ensino Superior
30/06/2015

Na tarde de ontem, 30 de junho, a AMPESC, Associação de Faculdades Particulares de Santa Catarina, realizou o Seminário para Bibliotecários do ensino superior. O evento, que contou com a presença de 60 participantes de vários estados brasileiros, abordou a importância da Biblioteca Universitária para as IES: desafios e perspectivas, tecnologia RFID: como salvar tempo e dinheiro em bibliotecas, a biblioteca universitária no processo de avaliação do MEC: formando parcerias, livros digitais (Ebooks): aplicações em bibliotecas e Infraestrutura física de bibliotecas: novas demandas.



VER FOTOS

Apresentação 1 Sigrid Karin Weiss Dutra
Apresentação 2 James Douglas Webler
Apresentação 3 Marta Pião 1
Apresentação 4 Liliana Giusti Serra
Apresentação 5 Marta Pião 2

Seminário Situação do Fies e Compliance como boa prática de gestão no ensino superior privado
22/06/2015

Na última segunda-feira, 22 de junho, a AMPESC realizou o Seminário Situação do Fies e o lançamento do livro “Compliance como boa prática de gestão no ensino superior privado”.

O evento teve como palestrantes os Doutores José Roberto Covac e Daniel Cavalcante, autores do livro e advogados especializados na área de educação.



VER FOTOS

Apresentação Compliance
Apresentação Dr. Covac - FIES

“Caminho do Sucesso para a IES”: Comparativo Brasil e Santa Catarina
20/05/2015

Na última quarta-feira (20), a AMPESC, em parceria com a CM Consultoria, realizou o seminário: “Caminho do Sucesso para a IES”: Comparativo Brasil e Santa Catarina.

Ministrado pelo Doutor Carlos A. Monteiro, o curso trouxe uma análise quantitativa e tratou dos cenários e tendências da educação superior. Entre os assuntos que Monteiro abordou, também estiveram os desafios da captação e retenção de alunos e a melhoria dos indicadores de qualidade.

Carlos Monteiro é advogado, administrador e sociólogo. Tem aperfeiçoamento em planejamento e gestão universitária pela Michigan University, MBA em marketing e especialização em administração estratégica.

Fundador e Presidente da CM Consultoria, que atua no cenário das IES há mais de 25 anos. Conselheiro do CRA do estado de São Paulo e Presidente do Sindicato dos Administradores de Marília. É coautor do livro Planejamento Estratégico para Instituições de Ensino.

Além de membros das instituições associadas, estiveram presentes representantes de outras IES de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia.

O INSTITUTO AMPESC de Capacitação Continuada, ao longo desses 15 anos, vem cumprindo o seu papel de  aperfeiçoar a performance organizacional das Instituições de Ensino Superior Particulares do Sistema Federal de Ensino e já se tornou uma referência pela qualidade dos eventos oferecidos, principalmente em relação aos temas atuais e voltados às reais necessidades e aos renomados palestrantes que são trazidos a Santa Catarina.

 

 



VER FOTOS

Apresentação Paletra Dr. Carlos Monteiro

SEMINÁRIO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EDUCACIONAIS – EDIÇÃO SANTA CATARINA
26/03/2015

Realizado no último dia 26/03/2015, o evento que a AMPESC trouxe com exclusividade a Santa Catarina, em parceria com a Santos Jr. Consultoria Educacional, foi um sucesso!

Estiveram presentes mais de 50 participantes que puderam assistir as palestras sobre o “Censo da Educação Superior 2001 – 2013: cenários e tendências”; “ENADE e FIES: impacto e resultados sobre a expansão do ensino superior particular” ; “O ciclo da supervisão da educação superior: planejamento estratégico x legislação educacional” e a “Explosão do ENEM X Estagnação do Ensino Superior” .

Os palestrantes: Prof. João Vianney, Prof. Jair Santos Junior e a Profa. Elizabeth Guedes - por meio de uma webconferência -  foram brilhantes com suas apresentações e trouxeram atualizações do setor.

Ao final, o Dr. Jair presenteou todos os participantes com um mimo de Páscoa, da Cacau Show.

As apresentações encontram-se abaixo, vale a pena conferir!

 



[ VER FOTOS ]

Apresentação Prof. Dr. Jair - Avaliação
Apresentação Prof. Dr. Jair - Ciclo
Apresentação Prof. Dr. Vianney

SEMINÁRIO DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
26/11/2014

O Seminário de Pequenas e Médias IES, realizado no dia 26 de novembro de 2014, contou com a participação de instituições do estado catarinense. 

O principal objetivo do seminário foi analisar as dificuldades, fraquezas, ameaças e oportunidades das PMIES; EaD, docentes, indicadores de avaliação, pós-graduação e Fies para as PMIES; propostas de melhoria e competitividade e o mapeamento de indicadores financeiros e perfil econômico-financeiro.

O Seminário foi proferido pelo brilhantismo dos palestrantes Dr. José Roberto Covac e a Dra. Priscila Simões.



VER FOTOS

APRESENTAÇÃO - DR. JOSÉ ROBERTO COVAC E DRA. PRISCILA SIMÕES
DIAGNÓSTICO DAS PEQUENAS E MÉDIAS IES

SEMINÁRIO: GESTÃO DE FIES E PROUNI
17/10/2014

O Seminário Gestão de Fies e Prouni foi realizado no dia 17 de outubro de 2014, em Florianópolis/SC.

Tivemos a participação de 90 pessoas, onde foram recebidas instituições dos estados de RS, SC, PR, SP, MG, PI e PA; além das IES associadas participaram do evento também, a convite da AMPESC, representantes do Conselho Estadual de Educação - CEE/SC e da Secretaria de Estado da Educação - SED.

O Seminário foi proferido pelo brilhantismo dos palestrantes: Sr. Alexandre Habbib Mori, Dr. José Roberto Covac e Dr. Rodrigo Capelato.



VER FOTOS

APRESENTAÇÃO - ALEXANDRE HABBIB MORI
APRESENTAÇÃO - DR. JOSÉ ROBERTO COVAC
APRESENTAÇÃO - DR. RODRIGO CAPELATO
MANUAL FIES

SEMINÁRIO PEDAGÓGICO PARA COORDENADORES DE CURSO
22/08/2014

"A abordagem irá contemplar tanto a dimensão cognitiva como a atitudinal,
envolvendo aspectos conceituais, técnicos e comportamentais".

Foram realizadas duas edições do evento, no dia 29 de agosto em Chapecó, prestigiando as IES do Oeste do Estado e apoiado pela UCEFF Faculdades, e no dia 01 de setembro em Florianópolis, realizado no CentroSul.



VER FOTOS

APRESENTAÇÃO - PROF. MAURO KREUZ

CAPACITAÇÃO LABORATÓRIO: PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL - PI
17/07/2014

Capacitação, Atualização e Instrumentalização para o exercício da função do PI.

"O objetivo do Laboratório é desenvolver competências para a qualificação do desempenho da função de Procurador Educacional Institucional, nas Instituições de Ensino Superior”.

Foram realizadas duas edições do evento, nos dias 17 e 18 de julho em Xaxim, prestigiando as IES do Oeste do Estado e apoiado pela CELER Faculdades, e nos dias 21 e 22 de julho em Florianópolis, com apoio institucional da ESAG/UDESC.



VER FOTOS

01 - CONCEITOS DE REF. BASES DE DADOS DO MEC
02 - CREDENCIAMENTO DE POLO DE APOIO PRESENCIAL
03 - DECRETO N° 5773 DE 9 DE MAIO DE 2006
04 - DECRETO N° 8142 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013
05 - INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 3 DE 23 DE JANEIRO DE 2013
06 - INSTRUÇÃO NORMATIVA N°1 DE 16 DE MAIO DE 2014
07 - LEI N° 10861 DE 14 DE ABRIL DE 2004
08 - MANUAIS DE ORIENTAÇÃO DE USO DE NAVEGAÇÃO E-MEC
09 - NOTA METODOLÓGICA MEC/INEP/DAES
10 - NOTA TÉCNICA N° 932/2012 - DIREG/SERES/MEC
11 - NOTA TÉCNICA N° 386/2013 - CGLNRS/DPR/SERES/MEC
12 - NOTA TÉCNICA N° 388/2013 - CGLNRS/DPR/SERES/MEC
13 - NOTA TÉCNICA N° 389/2013 - CGLNRS/DPR/SERES/MEC
14 - NOTA TÉCNICA N° 14 /2014 - CGACGIES/DAES/INEP/MEC
15 - ORIENTAÇÕES: SOBRE MEDIDAS CAUTELARES
16 - PORTARIA INEP-MEC N° 18 DE 23 DE MARÇO DE 2000
17 - PORTARIA MEC N° 2051 DE 09 DE JULHO DE 2004
18 - PORTARIA N° 1027 DE 15 DE MAIO DE 2006
19 - PORTARIA N° 18 DE 1 DE AGOSTO DE 2013
20 - PORTARIA N° 794 DE 23 DE AGOSTO DE 2013
21 - PORTARIA NORMATIVA N°40 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007
22 - PORTARIA N° 1224 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013
23 - PORTARIA N° 1261 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2013
24 - PORTARIA NORMATIVA N° 24 DE 25 NOVEMBRO DE 2013
25 - PORTARIA NORMATIVA N° 1 DE 2 DE JANEIRO DE 2014
26 - PORTARIA N° 92 DE 31 DE JANEIRO DE 2014
27 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA ARCU-SUL
28 - RESOLUÇÃO N° 2 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014
29 - Portaria Normativa n° 7-2014

A PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU: Aporte legal e informacional e o Cadastro Nacional
09/06/2014

Realizou-se nos dias 09 e 10 de junho de 2014, nas instalações do CRA/SC, o curso + capacitação para normatizar a oferta dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e atender o cadastro nacional de cursos de especialização do sistema e-MEC, os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) oferecidos a partir do ano de 2012, que tem prazo de 90 (noventa) dias a partir de 02/07/2014.
O objetivo deste curso foi orientar as IES para o atendimento da legislação que norteia a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu e elaborar proposta (escopo) da regulamentação interna que contemple os atos legais externos, bem como a proposição de soluções por meio de alternativas viáveis para implementação de medidas que atualizem as IES e deixem-nas aptas para o preenchimento do Cadastro Nacional.
O Pré-requisito (desejável para uma bom desempenho no Curso) foi que o participante, para trabalhar adequadamente o tema, devesse conhecer ou de preferência ter um recorte de documentos institucionais que fazem referência aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Regimento da IES, PDI, Projeto Político ou Pedagógico Institucional - PPI; PPC: projeto e grade/matriz curricular, Regulamento dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu.



VER FOTOS

Apostila
Apresentação Profa. Maria Helena Krüger
Decreto 5771
Instrução Normativa Nº 01
Nota Técnica
Regulamento
Resolução Nº 01
Resolução Nº 02

Atualização: Secretaria Acadêmica com foco no prazo 17/06/2014 da Portaria MEC Nº 1224
08/05/2014

Nos dias 08 e 09 de maio de 2014, aconteceu no Hotel Castelmar, em Florianópolis a CAPACITAÇÃO INTENSIVA AMPESC:

CURSO I (1º dia) - SECRETARIA ACADÊMICA: temas específicos
CURSO II (2º dia) - PORTARIA Nº 1.224 DE 18/12/2013: orientações sobre as normas de manutenção e guarda do Acervo Acadêmico das Instituições de Educação Superior.

O evento contou com a presença de praticamente todas as IES filiadas e também de instituições que acreditam no trabalho sério e responsável do INSTITUTO AMPESC.

As Profas. Simone Uzuelli Legutcke e Maria Helena Krüger, ministraram, respectivamente, seus cursos 1 e 2, com maestria, dinamismo, técnica e muita competência!



VER FOTOS

Portaria 1224 - Profa. Maria Helena Krüger (Apresentação)
Portaria 1224 1 - Profa. Maria Helena Krüger
Portaria 1224 2 - Profa. Maria Helena TABELA TEMPORALIDADE
Portaria 1224 3 - Artigo - Analisando as providências
Secretaria Acadêmica 1 - Profa. Simone Legutcke
Secretaria Acadêmica 2 - Profa. Simone Legutcke
Secretaria Acadêmica 3 - Profa. Simone Legutcke

Oficina CPA - A INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
29/11/2013

Realizou-se nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, em Florianópolis a Oficina AMPESC
A INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INSAES, AVALIAÇÃO EXTERNA E A AUTOAVALIAÇÃO – CPA.

 

Realizou-se nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, em Florianópolis a Oficina AMPESC
A INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
INSAES, AVALIAÇÃO EXTERNA E A AUTOAVALIAÇÃO – CPA.


VER FOTOS

Apresentação Profa. Maria Helena Krüger
Atividade 1
Atividade 2
O Panorama da Internacionalização no Mercosul
Plano Anual de Avaliação

Workshop "Contrato de Ensino e Semestralidade"
09/10/2013

O evento teve o intuito de prestar esclarecimentos relacionados às novas normas do Direito Educacional, com orientações quanto à rotina do ensino superior e enfoque na legislação vigente.



VER FOTOS

Contrato e Semestralidade – Apresentação
Contrato e Semestralidade – Legislação
Contrato e Semestralidade – Parecer

Seminário Gestão Estratégica de Empresas Educacionais
25/06/2013

No dia 25/06/2013 foi realizado, em Florianópolis, o Seminário Gestão Estratégica de Empresas Educacionais "O novo papel do CPC e IGC na vida econômica das IES Privadas.



[ VER FOTOS ]

[ ENADE e CPC: compreender desempenho e estratégias de melhor ]
[ Impactos do IGC e CPC na vida econômica das IES Privadas ]

Cenários da Educação a Distância (EaD) e os Critérios de Qualidade na sua Implantação
13/12/2012
O Instituto Ampesc realizou no dia 13 de dezembro de 2012, no Golden Executive Hotel em São José/SC, o Curso “Cenários da Educação a Distância (EaD) e os Critérios de Qualidade na sua Implantação”, ministrado pela Profª Margarete Lazzaris Kleis.

[ VER FOTOS ]

Apresentação EaD - Profª Margarete
Novo Instrumento de Avaliação

Seminário “Preparação para o ENADE 2012 – Resultados Positivos
24/08/2012
Desde composição CPC, avaliação da infraestrutura e projeto pedagógico, como calcular o IDD e CPC até como preparar no semestre da prova do ENADE com estímulos, motivação, revisão de conteúdos, envolvimento do professor e a importância da prova para a carreira profissional; foram amplamente discutidos no evento "Gestão dos Indicadores de Avaliação com ênfase no ENADE, CPC, IGC".

VER FOTOS

Apresentação Rodrigo Capelato I - Gestão dos Indicadores 23
Apresentação Rodrigo Capelato II - Gestão dos Indicadores 29
Cálculo item 3.6 formulário avaliação "BIBLIOGRAFIA BÁSICA"
Exercícios IGC
Melhores Índices
Questionário Estudante 2011
Vídeo Campanha ENADE
Vídeo UniCeub: http://www.youtube.com/watch?v=4lXMWYXrbrA

Oficinas de Avaliação Institucional
27/04/2012
Nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no Mercure Florianópolis Covention, na cidade de Florianópolis/SC, realizaram-se as “Oficinas de Avaliação Institucional” ministradas pela Profª. Maria Helena Krüger. O evento foi dividido em duas partes: Oficina I, voltada para a teoria; Oficina II, complementação da I e mais voltada para a prática.

VER FOTOS

Apresentação Avaliação Institucional
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 1
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 2
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 3
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 4
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 5
Exercício Avaliação de Curso - Quadro 6
Exercício GT 1 Oficina
Exercício Individual Oficina
Mapa de Acompanhamento de Avaliação Externa

Gestão de Secretaria e Registro Acadêmico
30/03/2012
Nos dias 30 e 31 de março de 2012, no Cecomtur Hotel, em Florianópolis, realizou-se o Curso Intensivo de “Gestão de Secretaria e Registro Acadêmico”, ministrado pela Profª. Simone Uzuelli Legutcke, com chancela do SINEPE/PR e da Humus Consultoria Educacional.

VER FOTOS

Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4

II Seminário Catarinense de Educação Superior
01/11/2011
A Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC), através do Instituto Ampesc, realizou nos dias 28 e 29 de outubro, no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis, o II Seminário Catarinense de Educação Superior. O evento, contou com a presença de mais de 100 participantes, dentre eles gestores e profissionais da Educação Superior, abordou assuntos ligados ao desenvolvimento e ao crescimento do setor em Santa Catarina e no Brasil.

[ VER FOTOS ]

28/10 - Palestra de Abertura - Profa. Paula Branco de Mello
29/10 - 1ª Palestra - Dr. José Roberto Covac
29/10 - 2ª Palestra - Dr. Carlos Monteiro
29/10 - 3ª Palestra - Dr. Ryon Braga
29/10 - 4ª Palestra - Prof. Fernando Trevisan

Gestão de IES com ênfase no Enade, CPC e IGC
27/07/2011
Realizou-se no dia 23 de julho de 2011 no SESC CACUPÉ em Florianópolis o evento “Gestão de Instituição de Ensino Superior com ênfase no Enade, CPC e IGC” ministrado pelo Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes e pelo Sr. Dr. Rodrigo Capelato.

[ VER FOTOS ]

Apresentação CPC
Apresentação Mercado Educacional e Tendências
Educação Superior & Avaliação - Prof. Mário César

Capacitação Bolsas de Estudo e Pesquisa
04/04/2011
A Diretoria de Educação Superior – DIES, da Secretaria de Estado da Educação – SED, promoveu no dia 04 de abril, com apoio operacional da AMPESC, no auditório da UNICA/SOCIESC, reunião com os Coordenadores dos Programas de Bolsas de Estudo e de Pesquisa oferecidos aos estudantes universitários do Sistema AMPESC, Particular e ACAFE, por meio de convênios firmados com a Secretaria de Estado da Educação.

[ VER FOTOS ]

[ Bolsa 170 ]
[ Bolsa FUMDES ]
[ Bolsa Fundosocial ]
[ Fluxograma DIES ]
[ Prestação de Contas ]

A Republicação da Portaria nº 40/2007 – Processos
26/03/2011
Realizou-se no dia 26 de março 2011 na UNICA/SOCIESC em Florianópolis/SC o evento “A Republicação da Portaria nº 40/2007 – Processos e Avaliação” ministrado pelo Sr. Prof. Giancarlo Moser, mestre e doutor em Planejamento e Gestão e pela Sra. Dra. Sandra Marangoni, assessora jurídica da AMPESC.

[ VER FOTOS ]

Proc. Regulação, Avaliação, Instr. e Imp. Discip.
03/12/2010
O evento promovido pelo INSTITUTO AMPESC “Processo de Regulação, Avaliação, Instrumentos e Implantação de Disciplinas Semi-Presencias”, realizou-se na última sexta-feira, 3 de dezembro de 2010, no Hotel Golden Executive em São José/SC.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Disciplinas Semi-Presenciais
Apresentação Processos Regulatórios

Oratória! Perca o Medo de Falar em Público!
16/10/2010
Realizou-se no dia 16 de outubro de 2010 no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC em Florianópolis/SC o evento “Oratória! Perca o Medo de Falar em Público!” ministrado e realizado pelo Sr. José Henrique de Souza, com apoio institucional da AMPESC e do CESUSC.

[ VER FOTOS ]

O Coordenador de Curso como Gestor de Resultados
11/09/2010
Realizou-se no dia 11 de setembro de 2010 na Faculdade Barddal em Florianópolis/SC o evento “O Coordenador de Curso como Gestor de Resultados” ministrado pelo Sr. Edman Altheman, contratado através da Humus, empresa de consultoria e assessoria especializada nas áreas de Educação e de Saúde.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Sr. Edman Alteman

Gestão Integrada e Marketing Estratégico para IES
11/08/2010
A CM Consultoria realizou com o apoio institucional da AMPESC o Seminário com o tema “Gestão Integrada e Marketing Estratégico para IES” no dia 11 de agosto de 2010 no hotel Sofitel em Florianópolis/SC.

Curso sobre Gestão Financeira nas IES
28/05/2010
Realizou-se no dia 28 de maio de 2010 na Faculdade Estácio de Sá em São José/SC o Curso “Gestão Financeira nas Instituições de Ensino Superior” ministrado pelo Sr. Rodrigo Capelato, diretor executivo e assessor para assuntos econômicos do SEMESP.

VER FOTOS

Apresentação Gestão Financeira I
Apresentação Gestão Financeira II

III Congresso Brasileiro Educação Sup. Particular
18/04/2010
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular realizou com o apoio institucional da AMPESC o III Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, entre os dias 15 e 17 de abril de 2010 no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC.

[ VER FOTOS ]

[ Carta de Florianópolis ]

Treinamento: Captação de Alunos 2010
17/10/2009
Realizou-se no dia 17 de outubro de 2009 na Faculdade Avantis em Balneário Camboriú/SC o Treinamento: Captação de Alunos 2010 – Atendimento ao Cliente como mecanismo Alavancador ministrado pelo Prof. Dorival dos Santos Machado.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Treinamento Captação de Alunos 2010

Minicurso: Normativas e Diretrizes do ENADE 2009
24/09/2009
Realizou-se no dia 24 de setembro de 2009 no Hotel Slaviero em Florianópolis/SC o Minicurso: Normativas e Diretrizes do ENADE 2009 ministrado pelo Prof. Dr. Mário César de Barreto Moraes.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Relacionamento com Clientes
ENADE 2009
ENADE 2009 Prof. Mário César
Otimização Processo de Compras

Seminário: O Futuro da Universidade Brasileira.
05/08/2009
A CM Consultoria, em parceria com a AMPESC, realizou o Seminário: O Futuro da Universidade Brasileira: Cenário, Tendências e Desafios - O Período de 2009 - 2025.

[ VER FOTOS ]

Recredenciamento de IES
27/06/2009
Realizou-se durante o dia de sábado, 27/06 na Faculdade ASSESC em Florianópolis, o evento abordou todo o processo de preparação para a recepção da Comissão Externa de Avaliação.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Recredenciamento de IES

Curso de Gestão Estratégica de IES - CM Consultoria
25/11/2008
A AMPESC fez parceria com a CM Consultoria, que trouxe à Florianópolis em 25 de novembro, o Curso de Gestão Estratégica de IES. Este curso ocorre em diversas cidades e tem um conteúdo referência. A CM promete realizar no 1º Semestre de 2009 novamente.

[ VER FOTOS ]

Curso sobre Controle e Registro Acadêmico - Consae
12/11/2008
A CONSAE realizou, com parceria da AMPESC, o 56º Curso sobre controle e Registro Acadêmico de IES em Florianópolis nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2008. O curso foi bem completo, com carga horária de 28 horas e ocorreu como esperado.

[ VER FOTOS ]

Seminário: Nova Lei do Estágio
13/10/2008
O evento que ocorreu no Hotel Valerim Plaza em Florianópolis, trouxe a nova estrutura operacional do estágio com a orientação da legalidade e ajustes de documentos.

[ VER FOTOS ]

Seminário: Enade e a Atuação do Administrador
04/09/2008
Evento realizado em 04/09/08 no IBES SOCIESC em Blumenau e em 05/09/08 no IESVILLE/ANHANGUERA em Joinville. O Seminário trouxe medidas de como lidar com ENADE, normativa 40 e desempenho profissional nesta conjuntura atual.

[ VER FOTOS ]

Apresentação - Prof. Giancarlo Moser
Apresentação - Prof. Mário César B Moraes (Marinho)
Apresentação - Prof. Sebastião Nunes e Tiscoski

Apresentação de Ferramentas de Gestão
17/07/2008
Evento realizado em Florianópolis com apresentação de ferramentas de gestão para as Faculdades. Assuntos como Programa de Crédito Educativo, Registro de diplomas, portal de empregabilidade e cenário do Ensino Superior em SC.

[ VER FOTOS ]

Apresentação Anhanguera - Prof. Dr. José Manente
Apresentação Doutorado - Prof. Dr. Paulo Esteves
Apresentação Instituto Educar - Sra. Andréia T. Marques
Apresentação Portal ABRE - Sr. Fernando Linschoten

Programa de Capacitação do Sinaes
07/07/2008
Foi um evento realizado em Florianópolis que teve como objetivo capacitar os membros de CPA’s e profissionais do Ensino Superior como: coordenadores de curso e gestores em relação às exigências do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior SINAES.

[ VER FOTOS ]

Apresentação - Profª Elza Giostri

Seminário ANGRAD/ AMPESC/ CRA/SC
30/05/2008
O evento abordou os "Novos Cenários do Ensino Superior" e ocorreu no Campus ÚNICA da SOCIESC em Florianópolis pelo dia todo. Palestrantes renomados se fizeram presentes e palestraram com temas importantes do Ensino Superior.

[ VER FOTOS ]

Apresentação - Profº Carlos Roberto F. Araújo
Apresentação - Profº Dilvo Ristoff
Apresentação - Profº Mário César B. Moraes
Apresentação - Profº Rui Otávio B. Andrade

Cerimonial e Protocolo nas Universidades
23/04/2008
Realizou nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Curso: CERIMONIAL E PROTOCOLO NAS UNIVERSIDADES.

[ VER FOTOS ]

ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS DO ESTÁGIO
17/12/2007
O objetivo deste curso é informar sobre aspectos legais e operacionais do estágio nas Instituições de Ensino Superior, inclusive as alterações decorrentes do projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional.

[ VER FOTOS ]

Apresentação - Dra. Sandra Marangoni
Apresentação - Profº Luis Schlichting

O Poder do Atendimento na Conquista e Manutenção
20/10/2007
O evento teve como objetivos principais: sensibilizar os participantes quanto à importância do atendimento pessoal e telefônico; conscientizar as pessoas que o trabalho em equipe é a chave para a excelência no atendimento; promover sensibilização nos participantes quanto às mudanças de atitude perante os novos parâmetros do mercado.

[ VER FOTOS ]

A Gestão do Coordenador Pedagógico
20/07/2007
Realizou-se em Florianópolis, nas instalações da Faculdade do Saber, nos dias 20 e 21 de julho, a capacitação para Coordenadores: " A Gestão do Coordenador Pedagógico nos Tempos de Mudança: Uma Visão Sistêmica".

Apresentação - Profº Giancarlo Moser
Apresentação - Profº Mário C. B. Moraes

Seminário: Futuro do Ensino a Distância no Brasil
02/06/2007
Discutir e aprofundar os conceitos e as melhores práticas relacionadas com a implantação e execução de projetos de Ensino a Distância. Estratégia, processos, tecnologia, desenvolvimento de pessoas, marketing, questões legais.

A Universidade Empreendedora: Devemos copiá-la?
11/05/2007
O INSTITUTO AMPESC trouxe a Florianópolis no dia 11 de maio o Prof. Robert Cowen, da Universidade de Londres, para proferir a palestra "A Universidade Empreendedora: Devemos copiá-la? Podemos copiá-la?".

Apresentação - Profº Robert Cowen

Aspectos Legais e Tributários nas IES
19/04/2007
Chapecó foi a cidade escolhida para prestigiar as IES do Oeste.

30/03/2007 Oficina para Treinamento do Artigo 170
30/03/2007
Aconteceu no último dia 30/03/2007, na Faculdade CESUSC, em Florianópolis, a Oficina para Treinamento do Artigo 170 com a presença de mais de 50 participantes.

26/02/07 Dinâmica Recebimento Avaliação Externa
26/02/2007
Realizou-se no último dia 26 de fevereiro na Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Joinville, em parceria com a ACE, o evento DINÂMICA DE PREPARAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO EXTERNA.

Apresentação - Profª Roberta - Avaliação Institucional
Apresentação - Profª Roberta - Legislação para Dinâmica

Aspectos Legais relacionados ao Gerenciamento da IES
27/10/2006
Realizou-se no dia 27/10/2006, na Faculdade Energia de Administração e Negócios FEAN, o Treinamento ASPECTOS LEGAIS RELACIONADOS AO GERENCIAMENTO DAS IES.

[ VER FOTOS ]

Workshop: Responsabilidade Social nas IES
25/08/2006
A Responsabilidade Social é um tema que de forma ética e responsável apresenta todas as ações políticas, práticas e atitudes; tanto com a comunidade quanto com o corpo funcional da Instituição.

[ VER FOTOS ]

07/07/06 Curso Coordenador
07/07/2006
A AMPESC, a partir da análise da pesquisa realizada em fevereiro sobre as áreas de interesse de capacitação na Instituição, evidenciou que 80% dos entrevistados possui interesse no curso de coordenador como gestor do negócio, em função dos novos cenários...

Apresentação (1) - Profº Mário Moraes
Apresentação (2) - Profº Mário Moraes
Apresentação (3) - Profº Mário Moraes
Apresentação - Profº José Maria Melim
Apresentação - Profº Ralf Collete

Ciclo de Palestras na Assembleia Geral
24/05/2006
A Ampesc aproveitou a vinda dos Dirigentes a Florianópolis, para participarem da Assembléia Geral, e programou algumas palestras.

20/04/06 MINI-CURSO ARTIGO 170
20/04/2006
O evento aconteceu no último dia 20 de abril, contou com mais de 50 participantes e foi ministrado pelas Profas. Edir, Maria Isabel, Marlene, Ida e Ivone.

[ VER FOTOS ]

Curso de Controle e Registro Acadêmico
17/04/2006
O INSTITUTO AMPESC trouxe com exclusivamente a Santa Catarina o Curso Sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior, em parceria com a CONSAE de Belo Horizonte - MG.

[ VER FOTOS ]

Av. Pref. Osmar Cunha, 183 | Ceisa Center - Bloco B - Sala 410 | 88015-100 | Centro | Florianópolis/SC | Fone: (48) 3225-2445