A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – AMPESC, representada por seu Presidente Professor Cesar Augusto Lunkes, esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), participando da palestra “O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE”, que se consolidou como referência nacional em educação. O evento ocorreu por meio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a partir de requerimento do deputado Mário Motta (PSD).
O município de Sobral, no Ceará, ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes do Ministério da Educação. Sobral (CE) e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5.º e 9.º anos se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.
“Ações como esta da Comissão de Educação Alesc para compartilhar e aproximar Santa Catarina de cases que estão dando certo são importante para revermos e aprimorarmos nossas ações seja qual for o nível de ensino. Santa Catarina tem muito potencial e temos tudo para estar entre os melhores estados”, afirma o Presidente da AMPESC Professor Cesar Augusto Lunkes.
Na palestra o secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos compartilhou as experiências educacionais bem-sucedidas que fizeram o município se tornar referência nacional em educação. O Secretário destacou que há quase 30 anos a prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores.
Foto: Prof. Eduardo Savaris Gutierres, Secretário Municipal de Educação de Florianópolis; Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação de Sobral; Prof. João Vianney; Dep. Mário Motta; e Prof. Cersar Lunkes, presidente da Ampesc.