HISTÓRICO
DA AMPESC

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) é a entidade que representa mais de 89% do Sistema Privado de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina e que conta com uma capilaridade permitindo que milhares de cidadãos catarinenses estudem no seu curso de graduação, presencial e a distância, ou na pós-graduação e mestrado. São mais de 670 cursos das mais diversas áreas de conhecimento, ministrados por docentes altamente qualificados que atuam nas 70 instituições de ensino superior, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

A AMPESC foi criada em 27 de junho de 2000, em Florianópolis.

A ata de criação, seu Estatuto e o Código de Ética estão registrados no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Florianópolis (nº 006194 às fls 194, livro A-33 em 01/08/2000).

No Ensino Superior, até a Constituição Estadual de 1989, existiam Instituições Públicas (UFSC, UDESC e Fundacionais) e apenas uma Instituição Particular: a Associação Catarinense de Ensino – ACE de Joinville.

Em 1995 surgiu a segunda Instituição particular em Santa Catarina;  em agosto de 1998 surgiram três Instituições; em 1999 mais algumas, e, a grande maioria, surgiu após o ano de 2000.

Atualmente, quarenta e duas mantenedoras, das 51 existentes credenciadas pelo MEC no Estado, são associadas e beneficiadas com as ações que visam a defesa dos interesses nos processos administrativos, jurídicos e educacionais, além da articulação e mediação com os órgãos representativos do governo e de entidades de classes.

A AMPESC tem por finalidade:

1. Colaborar com os poderes públicos, visando o aprimoramento da Cultura, da Educação, da Ciência, da Tecnologia, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

2. Proporcionar assessoramento pedagógico, administrativo, técnico e jurídico às instituições associadas.

3. Postular pelos Direitos e interesses das associadas e de seus acadêmicos, professores e funcionários.

4. Promover estudos e propor soluções para os problemas relativos ao desenvolvimento e à qualificação do Ensino Superior.

5. Organizar e promover eventos de caráter científico e cultural.

6. Organizar, manter e desenvolver o Instituto Catarinense de Capacitação do Ensino Superior – INSTITUTO AMPESC, visando a melhoria da qualidade de ensino das instituições associadas.

Através da sinergia de suas associadas, a missão da AMPESC também é contribuir com a sociedade através do ensino, pesquisa e extensão; promovendo o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico da comunidade.

Entre tantas atuações, a AMPESC destaca a inclusão de acadêmicos carentes provindos de IES particulares no Programa Estadual de Bolsas de Estudo e de Pesquisa do Artigo 170. Através de um trabalho perseverante de união entre as filiadas, e empenho por parte dos acadêmicos, o movimento teve início em 1999 e após 5 anos de incessante aplicação de forças a Assembleia Legislativa aprovou a distribuição de 10% (dez por cento) dos recursos financeiros aos alunos economicamente carentes das Instituições de Ensino Superior Privadas, legalmente habilitadas a funcionar em Santa Catarina, não mantidas com recursos públicos.

Por essa influência, a AMPESC elaborou um sistema genuíno e eficiente para selecionar os estudantes carentes das suas associadas no Programa. Trata-se de um diferencial da AMPESC oferecido às suas filiadas afirmando a transparência e seriedade na gestão dos recursos públicos.

Para ganhar maior visibilidade, como entidade representativa e com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor de ensino e à legitimidade das ações em prol das filiadas; o Sistema AMPESC também é associado à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Visando tornar as ações mais efetivas para a permanente melhoria da qualidade dos serviços educacionais oferecidos, a conquista da AMPESC, em 2006, foi a implantação da sede na cidade em Florianópolis. A localização foi estrategicamente escolhida pela proximidade com as demais regiões, já que a AMPESC abrange todo o território Catarinense.

O propósito do Sistema Particular AMPESC, como propulsor da cidadania, é socializar o compromisso das suas instituições associadas na efetivação de práticas que buscam o equilíbrio econômico, ambiental e social, potencializando uma contribuição mais eficaz para o avanço científico e tecnológico.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento do associado em prol da valorização do ensino superior catarinense.

VISÃO

Ser referência na sociedade como uma entidade que promove a educação superior de qualidade em Santa Catarina.

VALORES

Representatividade

Valorização dos associados

Credibilidade

Ética em todos os valores

Excelência

Inovação

DISTRIBUIÇÃO ATUAL
DAS BOLSAS UNIEDU