A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) é a entidade que representa o Sistema Privado de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina e que conta com uma capilaridade permitindo que milhares de cidadãos catarinenses estudem no seu curso de graduação, presencial e a distância, ou na pós-graduação. São centenas de cursos das mais diversas áreas de conhecimento, ministrados por docentes altamente qualificados que atuam nas 52 instituições de ensino superior, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
A AMPESC foi criada em 27 de junho de 2000, em Florianópolis.
A ata de criação, seu Estatuto e o Código de Ética estão registrados no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Florianópolis (nº 006194 às fls 194, livro A-33 em 01/08/2000).
A AMPESC tem por finalidade:
1. Colaborar com os poderes públicos, visando o aprimoramento da Cultura, da Educação, da Ciência, da Tecnologia, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
2. Proporcionar assessoramento pedagógico, administrativo, técnico e jurídico às instituições associadas.
3. Postular pelos Direitos e interesses das associadas e de seus acadêmicos, professores e funcionários.
4. Promover estudos e propor soluções para os problemas relativos ao desenvolvimento e à qualificação do Ensino Superior.
5. Organizar e promover eventos de caráter científico e cultural.
6. Organizar, manter e desenvolver o Instituto Catarinense de Capacitação do Ensino Superior – INSTITUTO AMPESC, visando a melhoria da qualidade de ensino das instituições associadas.
Através da sinergia de suas associadas, a missão da AMPESC também é contribuir com a sociedade através do ensino, pesquisa e extensão; promovendo o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico da comunidade.
Entre tantas atuações, a AMPESC destaca a inclusão de acadêmicos carentes provindos de IES particulares no Programa Estadual de Bolsas de Estudo e de Pesquisa do Artigo 170. Através de um trabalho perseverante de união entre as filiadas, e empenho por parte dos acadêmicos, o movimento teve início em 1999 e após 5 anos de incessante aplicação de forças a Assembleia Legislativa aprovou a distribuição de 10% (dez por cento) dos recursos financeiros aos alunos economicamente carentes das Instituições de Ensino Superior Privadas, legalmente habilitadas a funcionar em Santa Catarina, não mantidas com recursos públicos.
Por essa influência, a AMPESC elaborou um sistema genuíno e eficiente para selecionar os estudantes carentes das suas associadas no Programa. Trata-se de um diferencial da AMPESC oferecido às suas filiadas afirmando a transparência e seriedade na gestão dos recursos públicos.
Para ganhar maior visibilidade, como entidade representativa e com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor de ensino e à legitimidade das ações em prol das filiadas; o Sistema AMPESC também é associado à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
Visando tornar as ações mais efetivas para a permanente melhoria da qualidade dos serviços educacionais oferecidos, a conquista da AMPESC, em 2006, foi a implantação da sede na cidade em Florianópolis. A localização foi estrategicamente escolhida pela proximidade com as demais regiões, já que a AMPESC abrange todo o território Catarinense.
O propósito do Sistema Particular AMPESC, como propulsor da cidadania, é socializar o compromisso das suas instituições associadas na efetivação de práticas que buscam o equilíbrio econômico, ambiental e social, potencializando uma contribuição mais eficaz para o avanço científico e tecnológico.
Promover o desenvolvimento do associado em prol da valorização do ensino superior catarinense.
Ser referência na sociedade como uma entidade que promove a educação superior de qualidade em Santa Catarina.
Representatividade
Valorização dos associados
Credibilidade
Ética em todos os valores
Excelência
Inovação