As IES que compõem o Sistema Ampesc, Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina, estão entre as melhores do Estado, de acordo com os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC).
Das 15 IES particulares com conceitos 4 e 5, os mais elevados, 10 são instituições associadas à Ampesc. Dentre elas, a filiada Unisociesc Florianópolis se destacou como a única privada a receber nota 5, nota que foi alcançada apenas por ela e pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Entre instituições públicas e particulares, 85 instituições foram avaliadas, sendo que 42 fazem parte do Sistema Ampesc.
No ranking geral das 20 IES no topo (com nota 4 e 5); 12 são privadas e dessas doze, 10 são associadas à Ampesc.
18 IES alcançaram o conceito 4, sendo que 50% são associadas à Ampesc. São elas: o Centro Universitário Sociesc, Faculdade Cesusc, Faculdade Sociesc de Blumenau, Faculdade Luterana de Teologia, Faculdade Avantis, Faculdade Metropolitana de Blumenau, Faculdade São Luiz, Faculdade Sociesc de Balneário Camboriú e Faculdade Católica de Santa Catarina.
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, do Ministério da Educação – MEC.
O cálculo do IGC considera: média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso), do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018) relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes, na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD, CPC e o IGC, constituem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Os cursos melhor avaliados, com conceito 5 no Enade, foram os de Administração da Faculdade São Luiz, de Brusque, e Unisociesc, de Florianópolis, Tecnologia em Processos Gerenciais das Unisociesc Joinville e Blumenau e Tecnologia em Gastronomia da Unisociesc Joinville.
A Associada Especial Cesul, de Francisco Beltrão – PR, também se destacou com IGC 4 e conceito 5 no curso de direito.
“Os índices comprovam que a Instituições de Ensino Superior Particulares conquistaram seus espaços e estão consolidadas como referencia no ensino de qualidade. Vamos continuar lutando pelo ensino superior em Santa Catarina, pois e caminho é longo e temos orgulho do trabalho e resultado entregues à comunidade. Resta ainda o reconhecimento das autoridades estaduais no que se refere ao direito de nossos alunos terem acesso a recursos de bolsas de estudos de forma mais justa. Parabéns às associadas da Ampesc que fazem a diferença na qualidade do ensino superior catarinense!”, enfatiza o Presidente da Ampesc, Professor Cesar Augusto Lunkes.