A Mão Amiga é uma Organização Não Governamental (ONG) que presta atendimento e apoio a mulheres que estão em tratamento contra o câncer. A instituição organiza várias campanhas e ações, além de ter um local de acolhida para essas pessoas fazerem refeições e até pernoitarem durante seus tratamentos no Centro de Oncologia (Ceonc), em Francisco Beltrão.
O projeto de panificação é uma das ações que contribuem para a instituição se manter financeiramente. Para isso, o Cesul, através dos cursos de Administração e Marketing, executará um projeto de extensão coordenado pelo professor Nezio José da Silva. Além de auxiliar no desenvolvimento e na implantação da gestão e marketing na produção de pães, o projeto ajudará a entidade em todos os processos e também proporcionará experiência prática para os alunos em diversas áreas.
O professor Nezio salienta o quanto essas ações são importantes para o desenvolvimento acadêmico. “O projeto de extensão é uma forma de integrar o conhecimento adquirido durante a formação com a prática. Vamos juntos com os acadêmicos levar as melhores práticas de gestão financeira, desenvolver cálculos de preço das vendas, custos e elaborar uma campanha de marketing para a entidade. É uma oportunidade de servir e também aproximar os acadêmicos das necessidades de uma ONG como o projeto Mão Amiga”, salienta o docente.
Entre as principais ações da parceria estão: elaborar proposta de estágio para um aluno de Administração; elaborar um diagnóstico da situação atual na área de controles internos e administrativos; apresentar um plano de gestão de controles administrativos, econômicos e financeiros como levantamento de ficha técnica de produtos, estratégias comerciais, código de barras nos produtos, embalagem adequada e boa apresentação com etiqueta de valor nutricional, definição de processos e manutenções em equipamentos, entre outros.
Mão Amiga
Kátia Vaz Carneiro, uma das integrantes que auxilia na administração da ONG Mão Amiga, comenta que essa parceria será um grande auxílio. Ela explica que a instituição está com a panificadora quase pronta, a qual foi obtida com recursos próprios e também do Rotary Club de Francisco Beltrão Marrecas e Cresol. “Esse projeto vem para nos auxiliar em todas as etapas, desde o funcionamento das máquinas, até o valor final das mercadorias. Os discentes e docentes nos orientarão e mostrarão o melhor caminho para que o empreendimento se torne rentável e autossustentável”, conta Carneiro. Ela acrescenta, ainda, que “Tudo na Mão Amiga é pensado para uma melhor qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Precisamos de muitos recursos e, com essa parceria com o Cesul, temos certeza que estamos impulsionando nossos projetos”, finaliza.