1º de junho
Das 14h às 16h
EMENTA
Há uma oportunidade perdida em cada Enade que fazemos, pois as IES se concentram nas notas que tiram ao invés das fragilidades que elas revelam. Um estudante que erra uma questão no Enade ? e na OAB, CFC, Testes de Progresso e Exames de Residência ? certamente vai demonstrar a não-aprendizagem no atendimento ao paciente, ao cliente e ao cidadão. Assim, os resultados nestes Exames Padronizados de Suficiência Profissional precisam ser analisados pela ótima da Avaliação por Competências: afinal, o que precisa ser modificado na formação dos estudantes?
CONTEÚDO
– Avaliação do Enade por Competências
– Avaliação Multinível do Curso por Competências
– Criação do Ciclo da Aprendizagem Contínua do Curso
– Formação de professores e coordenadores por Competências
Prof. Dr. Alexandre Nicolini
Presidente da CIÊNCIA e AÇÃO Consultoria em Aprendizagem é Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine (Paris IX). É também Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV) e Administrador de Empresas pela Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Preside atualmente a Ciência e Ação, consultoria especializada no Ensino Superior, sendo especialista em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e Treinamento Docente para Aprendizagem e Avaliação por Competências, saberes reunidos ao longo de oito anos de investigação científica na Direção do Integra (Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária). Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão intimamente ligadas às inter-relações da aprendizagem individual e social, teórica e prática, bem como metodologias, protocolos e instrumentos de ensino e avaliação da aprendizagem, e decorrem da sua experiência como pesquisador em programa stricto sensu, orientador de doutorado e mestrado, professor universitário de graduação e pós-graduação, gestor do ensino superior (inclusive como Reitor), avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de vários temas na Divisão de Ensino e Pesquisa da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação (ANPAD). Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se mais de sessenta publicações que discutem a formação superior no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área. Seu artigo intitulado “Qual será o futuro das fábricas de administradores?” é o 26º paper mais citado na área de Administração no país.
Investimento:
- Associado Ampesc – R$ 50,00 (valor por IES – número de participantes ilimitado))
- IES não associada – Até 5 participantes – R$ 100,00 (valor por IES)
- IES não associada – De 6 a 10 participantes – R$ 200,00 (valor por IES)
- IES não associada – Mais de 10 participantes – R$ 300,00 (valor por IES)