Encontro foi realizado para discutir melhorias para a nova regulação da educação superior
A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – Ampesc participou na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, representada por seu Presidente Professor Cesar Augusto Lunkes e o Vice-presidente Professor Hermínio Kloch, da reunião com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (SERES/MEC) para discutir a nova regulação da educação superior.
A SERES destaca que “para essa discussão, é fundamental a participação das entidades representativas do setor educacional no processo de construção e aprimoramento da regulação da educação superior brasileira.”
Os encontros que vêm sendo realizados frequentemente pelo MEC têm sido de grande importância para as discussões relativas ao ensino superior. A Ampesc, por meio do Presidente Professor Cesar Lunkes, requereu a participação e exposição das demandas das IES associadas à Ampesc, bem como a inclusão da Ampesc nas reuniões e negociações e foi atendida. Afinal, representa mais de 60% do alunado do Estado de Santa Catarina e a possui 85% de IES associadas em SC, além de estar presente no PR e RS.
O Prof. Cesar cumprimentou os participantes e parabenizou o Secretário da Seres Dr. Paulo Almeida de Araújo, sua equipe e também ao Inep por estar oportunizando este diálogo com as entidades representativas. Destacou e reconheceu o empenho das autoridades em aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem dar celeridade a conclusão dos processos, especialmente em função do grande impacto que tem sobre as IES sem prerrogativa de autonomia universitária e a importância que a agilização nos processos autorizativos tem frente as demandas do mercado, especialmente para as pequenas faculdades que representam mais de 70% das IES credenciadas. Também destacou o espírito de aperfeiçoamento do modelo de avaliação considerando a boa fé e interesse da maioria das IES em contribuir com a execução das políticas públicas relacionadas ao ensino superior.
Elogiou a iniciativa das avaliações on line, seu aperfeiçoamento, continuidade e ampliação e demonstrou a preocupação com o gargalo que agora saiu do âmbito do INEP e está no MEC.
Reconheceu a dedicação em empenho de toda equipe da SERES em dar andamento aos processos.
Considerando que muitas das sugestões já haviam sido apresentadas pelos participantes que o antecederam, a Ampesc propôs a unificação dos processos avaliativos institucionais como credenciamento e recredenciamento contemplando as modalidades presencias e a distância num único ato. Proposição bem recebida pelo grupo e que foi complementada por um dos participantes que se envidasse esforços para que já os próximos recredenciamentos contemplassem essa junção.
Segundo o Vice-Presidente da Ampesc, Professor Hermínio Kloch, “ a Regulação e Supervisão dos cursos superiores tem recebido atenção especial por parte do presidente da república que retrata na estratégia do ministro da educação Milton Ribeiro em que todas as IES que prezam pelo desenvolvimento econômico através da educação e possuem excelentes conceitos institucionais devem ser consideradas de boa fé e tratadas sem muita burocracia para que possamos avançar cada vez mais com qualidade e responsabilidade.”
Nesse sentido, também reiterou, o que a SERES proporcionou a sociedade, envolvendo as representações de classes do Ensino Superior num formato colaborativo através da pessoa do Secretário da Seres Dr. Paulo Almeida de Araújo, tem sinalizado que queremos juntos construir um Brasil melhor. Finalizou sua fala dizendo que “todas as sugestões encaminhadas pela Ampesc e discutidas com essa frente irão permitir, sem dúvida nenhuma, que avancemos cada vez mais com celeridade e qualidade num único propósito que é levar o ensino superior a milhares de brasileiros”.
O Secretário Paulo encerrou a reunião informando para 24/09/2021 a reunião com o segundo grupo de entidades representativas e convocando todos para os próximos encontros, que poderão ser individualmente com cada associação.
A Presidência da Ampesc convida as associadas e enviarem sugestões que serão apresentadas nos próximos encontros. Solicita-se que sejam apresentadas a situação vigente e a sugestão de alteração. As mensagens devem ser enviadas para presidencia@ampesc.org.br e serão compiladas para apresentação à SERES/MEC.