Experimentos dos acadêmicos de Engenharia Química conseguiram reduzir a temperatura dos ambientes em 10ºC
As embalagens “Longa Vida”, utilizadas para garantir a durabilidade e a qualidade dos produtos, foram reaproveitadas pelos acadêmicos de Engenharia Química da Satc e usadas como isolantes térmicos. Para se ter uma ideia, essas caixas são capazes de refletir até 95% da irradiação infravermelha do sol e, com isso, reduzir aproximadamente 9ºC de temperatura no interior de um ambiente.
Pensando em aliar teoria e a prática diária, a professora da disciplina de Fenômenos de Transferência II propôs a produção de um isolante térmico feito com caixas de leite recicladas. “Dentro da metodologia Satc 2030, a gente criou um Sistema de Isolamento Térmico com embalagem Tetra Pak. Foi uma forma de cuidar do meio ambiente e também auxiliar famílias que receberam as mantas térmicas”, destacou a professora Débora De Pellegrin Campos.
As formas de transmissão de calor são estudadas na disciplina de Fenômenos de Transferência II, por isso a confecção e a realização de testes para verificar se o material utilizado conseguiria ser eficiente para a redução da temperatura no interior das casas atendidas.
Famílias de Caravaggio, Criciúma, Nova Veneza e Urussanga tiveram a manta térmica instalada pelos alunos da disciplina em cômodos das suas residências onde puderam obter a comprovação da eficiência. Nas fotos é possível perceber um pirômetro, equipamento para medir a temperatura do telhado de uma casa sem e com o isolante, onde obteve-se uma redução de aproximadamente 10ºC.