Os estudantes desenvolvem jogos educativos e os de séries mais avançadas produziram materiais informativos, infográficos, catálogos de produtos para projetos pré-incubados no Cocreation Lab – Centro Sapiens e projetos de animação (curtas metragens) para empresas, entre elas a Empresa Soulvenir
Cada vez mais instituição de ensino superior tem apresentado projetos de cursos que potencializem a formação de competências e habilidades dos futuros profissionais, tão necessárias às exigências do mercado de trabalho.
O desenvolvimento de Projetos Integradores tem sido uma estratégia para favorecer a interdisciplinaridade, a promoção de competência e habilidade necessárias à formação profissional e cidadã do estudante e uma metodologia voltada para a participação ativa do aluno, como protagonista do processo de ensino aprendizagem.
O Projeto Integrador propicia o trabalho colaborativo de equipes, trabalhar a teoria aplicando-a na prática, trazer inovação pedagógica; melhorar a aprendizagem, contribuir para a aquisição de novas habilidade e competências, favorecer a inclusão social e a responsabilidade social e ambiental.
A Faculdade Energia, de Florianópolis, adota nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Projeto Integrador – PIM e de 15 a 20 de julho promove a MOSTRA DO PIM, no Museu da Escola Catarinense – MESC, onde os estudantes do Curso de Design, Coordenado pelo Professor Tiago Mattozo e orientados pelo corpo docente, apresentarão para a comunidade acadêmica e ao público em geral o resultado das produções realizadas no Projeto Integrador do 1º semestre de 2019.
Os estudantes das séries iniciais desenvolveram jogos educativos, e os de séries mais avançadas produziram materiais informativos, infográficos, catálogos de produtos para projetos pré-incubados no Cocreation Lab – Centro Sapiens e projetos de animação (curtas metragens) para empresas, entre elas a Empresa Soulvenir.
Fazem parte da mostra quatro turmas:
1.Projeto Experimental (Módulo 1): desenvolvido em parceria com o Colégio Energia, os calouros do curso criaram 9 jogos educativos com temas diversos sugeridos pelas professoras do ensino fundamental;
2.Projeto de Design da Informação (Módulo 3): desenvolvido em parceria com o CoCreation Lab (pré-incubadora do Centro Sapiens), os alunos criaram materiais informativos (infográfico, catálogo e material para mídias sociais) para os 8 projetos pré-incubados, os quais atuavam nas mais diversas áreas: formação de competências comportamentais, nanotecnologia para cães, game design, educação infantil, etc;
3.Projeto de Embalagem (Módulo 4): as 7 equipes criaram novas embalagens para clientes diversos, com destaque para a Portugaria, empresa que oferece produtos típicos da gastronomia portuguesa, a qual foi atendida por 4 equipes;
4.Projeto de Animação (Módulo 5): tendo como cliente a empresa de artigos manézinhos Soulvenir, as 6 equipes do projeto criaram curtas-metragens que contavam “causos” sobre aspectos culturais ou históricos da cidade de Florianopolis.